Aquila Capital Transformation Award apoia investigação na área do clima

A 3.ª edição do Aquila Capital Transformation Award quer encontrar soluções que ajudem a resolver o problema das alterações climáticas. O prémio é de 20 mil euros.
“Solucionar a crise climática através da inovação” é o tema da 3.ª edição do prémio de investigação Aquila Capital Transformation Award, uma iniciativa que tem como finalidade reconhecer investigações académicas que contribuam para encontrar soluções não convencionais para combater as alterações climáticas. A Aquila Capital fornece apoio financeiro à investigação e colabora na fase de implementação prática das soluções.
Podem candidatar-se cientistas e investigadores de todo o mundo cujo trabalho esteja diretamente relacionado com a sustentabilidade, as alterações climáticas e a transição energética. As candidaturas decorrem até dia 31 de outubro e o prémio é de 20 mil euros.
À semelhança das edições anteriores, o júri será constituído por Hans-Joachim Schellnhuber, diretor emérito do Instituto Potsdam para a Investigação do Impacto Climático; Eicke R. Weber, antigo diretor do Fraunhofer Institute for Solar Energy Systems ISE; e por Yukari Takamura do University of Tokyo Institute for Future Initiatives. Juntar-se-ão ainda dois profissionais académicos da área da transição energética. Os vencedores serão revelados no final do ano.
“A inovação tecnológica pode ajudar-nos a encontrar soluções que sirvam o bem comum e ofereçam oportunidades interessantes às empresas empenhadas na descarbonização da economia. Para preparar este caminho, é necessária uma maior cooperação entre a ciência, a academia e as empresas. O Prémio Aquila Capital Transformation Award é, assim, uma forma de contribuirmos ativamente para esta causa”, explicou Roman Rosslenbroich, cofundador e CEO da Aquila Capital.