12 mulheres nomeadas este ano para cargos de direção em empresas portuguesas

São mulheres, profissionais e líderes em vários setores de atividade, que inspiram outras a progredir na carreira e a acreditarem nas suas capacidades. Conheça as 12 mulheres que foram nomeadas, este ano, para cargos de direção em empresas portuguesas.
8 de março. Este dia é muito mais do que uma homenagem a todas as mulheres. Representa a luta e as conquistas políticas e sociais das mulheres por direitos elementares, como o direito ao voto.
Hoje, comemoramos a importância da luta pelos Direitos das Mulheres e honramos a coragem e a determinação das mulheres que mudaram o curso da história, mas também das que assumem cargos de direção em empresas portuguesas.
Fizemos uma seleção das empresas nacionais que, este ano, contrataram mulheres para cargos de chefia.
Ana Claudia Rui, diretora-geral da Coca-Cola em Portugal
É mexicana a nova diretora-geral da Coca-Cola, em Portugal. Ana Claudia Ruiz é licenciada em Economia pela Universidade Iberoamericana do México e tem um MBA pela “London Business School”.
Desde 2016 trabalhou como Continental Europe Transformation Director e Global Commercial Planning Director, mantendo responsabilidades a nível europeu e mundial.
Ao longo dos últimos três anos integrou a Professional Women’s Network, uma organização com a missão de promover o desenvolvimento profissional feminino, onde tem trabalhado com jovens mulheres em programas de mentorig.
Ana Claudia Ruiz considera “um privilégio fazer parte desta grande empresa que tem valores muito sólidos e com os quais me identifico plenamente, incluindo a preocupação com a sustentabilidade”.
Cláudia Domingues, regional manager da Axians Portugal
Cláudia Domingues é a nova regional manager da Axians Portugal. Depois da abertura de um novo centro de engenharia em Castelo Branco, a profissional vai contribuir para a expansão da marca para outras geografias no interior de Portugal.
“Gosto de fazer acontecer e esta é uma excelente oportunidade para trazer a dimensão empresarial para um contexto que conheço bem, o contexto regional. Junto-me a uma equipa de excelência, com o maior orgulho e entusiasmo, e com foco em ajudar a transformar Portugal. Por um futuro mais digital, mais verde e mais resiliente”, afirma Cláudia Domingues, em comunicado.
Cláudia Domingues é licenciada e mestre em engenharia mecânica e certificada profissionalmente em gestão de incubadoras, aceleradoras e centros de desenvolvimento empreendedor.
Eva Marín, diretora do centro comercial Ubbo
A CBRE e o Eurofund Group nomearam Eva Marín como nova diretora do centro comercial Ubbo, na zona de Lisboa. Eva Marín ocupava anteriormente o cargo de Head of Property Management para os centros comerciais da CBRE em Espanha desde 2019. Fazia parte do departamento de Gestão de Imóveis de Retalho, onde reportava diretamente à administração e era responsável pela coordenação de 15 centros comerciais, supervisionando as áreas corporativa, de imobiliário, property, comercial e marketing.
Antes de se juntar à CBRE Espanha, em 2012, Eva Marín geriu o centro comercial La Vaguada, em Madrid, e o centro Puerto Venecia, em Saragoça, onde fez parte da equipa de gestão. É licenciada em Direito pela Universidade Complutense de Madrid, e tem um Programa Avançado de Gestão na ESADE, em Madrid, incluindo formação na Wharton School – Universidade da Pensilvânia.
A responsável comenta em comunicado que “este é, sem dúvida, um dos maiores desafios da minha carreira, pois é a primeira vez que assumo funções fora do meu país de origem. O centro comercial Ubbo, além de ser o maior do país, com mais de 127 mil metros quadrados, o que aumenta a minha responsabilidade, é um centro que se destaca dos demais. Tem um novo conceito baseado em ‘guest’, onde colocamos os visitantes no centro de tudo, e em momentos únicos”.
Filipa David, diretora de recursos humanos e felicidade da Água de Monchique
Água Monchique entrou em 2022 com um novo departamento na empresa: o departamento de RH e felicidade. Esta nova estrutura é liderada por Filipa David que é responsável pela gestão da felicidade dos atuais 73 colaboradores. O pagamento de 16 ordenados anuais é um dos benefícios que a empresa já tem implementado, como forma de reconhecimento pelo esforço e dedicação das suas pessoas.
“Aceitar este desafio permite-me participar ativamente no desenvolvimento e crescimento de um projeto que prima pela disrupção. Há anos que me identifico com a marca Monchique, da qual sou consumidora habitual, e com os princípios que a mesma preconiza. Quando tive a oportunidade de conhecer melhor o projeto interno da Monchique fiquei completamente apaixonada”, afirma Filipa David, diretora de recursos humanos e felicidade da Sociedade da Água de Monchique, citada em comunicado.
Com experiência na área do coaching, da formação e na gestão e desenvolvimento de equipas, Filipa David iniciou o seu percurso profissional nos Hotéis Tivoli Lagos e Tivoli Almansor. Fez carreira dentro do Grupo Tivoli, onde desempenhou diversas funções no âmbito da gestão e desenvolvimento de RH nas seis unidades hoteleiras situadas no Algarve. Entre 2018 e 2020 foi diretora de recursos humanos no Vale d’Oliveiras Quinta Resort & Spa.
Filipa Nunes, diretora do Hotel TRYP by Wyndham Leiria
Filipa Nunes é a nova diretora do hotel TRYP by Wyndham Leiria, unidade de 4 estrelas de referência na cidade. Com mais de 20 anos de experiência na indústria hoteleira em Portugal, tanto em cargos diretivos como na área de vendas, Filipa Nunes passou por unidades hoteleiras do grupo Sonae e do grupo CS Hotéis, entre outros.
Para Filipa Nunes, “a principal motivação da minha vida são novos desafios, e por isso abraço esta nova etapa, unindo esforços com uma equipa dinâmica, para atingir sempre o objetivo primordial que é a satisfação dos nossos clientes.”
Helena Freitas, diretora do Parque de Serralves
A professora catedrática Helena Freitas foi nomeada nova diretora do Parque de Serralves. Uma decisão do Conselho de Administração da Fundação de Serralves.
Helena Freitas já exercia o cargo de Coordenadora Geral da equipa diretiva do Parque de Serralves, desde agosto de 2020. Para Helena Freitas “Serralves é uma história de qualidade e de persistência na procura da cumplicidade de saberes, dando primazia ao gosto pela revelação sublime da expressão humana, na sua arte e na sua criatividade”.
É doutorada em Ecologia pela Universidade de Coimbra, em colaboração com a Universidade de Bielefeld, na Alemanha, e tem um pós-doutoramento na Universidade de Stanford, nos EUA. Atualmente, é professora catedrática, na área da Biodiversidade e Ecologia, no Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde desempenhou as funções de vice-reitora, entre 2011 e 2015. É detentora da Cátedra Unesco em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável, pela mesma universidade.
Helena Minhava, chief commercial officer da Aon Portugal
Aon Portugal contratou Helena Minhava para o cargo de chief commercial officer (CCO). A profissional, que transita dos CTT, vai permitir à empresa estabelecer novas oportunidades de negócio, ficando responsável por coordenar a estratégia, planeamento e execução comercial, de forma a impulsionar o crescimento da Aon e alavancar a performance da marca nas suas várias dimensões. Helena Minhava será também membro do comité executivo, com reporte ao CEO da empresa.
“É com enorme satisfação que integro esta equipa, onde pretendo contribuir para que a AON se continue a posicionar de forma diferenciadora junto das empresas e dos seus clientes. Vamos trabalhar de forma próxima, ajudar a detetar oportunidades e a proteger os negócios dos nossos clientes, numa relação de parceria e de longo prazo”, refere a CCO da empresa de serviços profissionais nas áreas do risco, reforma e saúde, citada em comunicado.
Licenciada em sociologia pelo Iscte e tendo realizado o programa de direção de empresas (PDE) na Escola de Direção de Negócios ((AESE, Business School), Helena Minhava conta com mais de 20 anos de experiência profissional no setor financeiro. Recentemente liderou a rede comercial sul dos CTT e as áreas de marketing de retalho e financeiros.
Inês Santos, diretora de Relações Institucionais da Mercadona em Portugal
Inês Santos é a nova diretora de Relações Institucionais da Mercadona em Portugal, passando a assumir responsabilidades nas áreas de relações externas, comunicação, responsabilidade social e relação com a cadeia agroalimentar.
Segundo a informação avançada pela retalhista de origem espanhola, esta nomeação é “fruto da política de promoção interna”, uma vez que a nova porta-voz deste lado da fronteira pertence aos quadros da empresa desde julho de 2018, tendo acompanhado o projeto de internacionalização iniciado dois anos antes.
“Estou muito feliz por agarrar este desafio numa empresa que nos dá a oportunidade de construir uma trajetória de aprendizagem e formação contínua, e faço-o com o objetivo de continuar a trabalhar para que a Mercadona seja uma empresa da qual as pessoas sintam orgulho”, afirma a nova diretora.
Natural de Coimbra, Inês Santos é licenciada em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica e fez uma pós-graduação em Comunicação Estratégica na Nova de Lisboa. Antes de ingressar como gestora de imprensa no departamento de Relações Externas da Mercadona (equipa que desenvolve a relação diária com a sociedade), trabalhou como consultora nas agências de comunicação LPM e IPSIS.
Joana Pinto, diretora da Unidade de Negócio de Azure da Microsoft Portugal
A Microsoft Portugal nomeou Joana Pinto Santos como diretora da Unidade de Negócio de Azure. Pela primeira vez, duas unidades de negócio de Cloud da Microsoft em Portugal são lideradas por mulheres – Joana Pinto Santos e Paula Fernandes, Modern Work & Security Business Group Lead da tecnológica – e também a nível internacional, a unidade de Azure na Microsoft Western Europe, por Lillie Harris.
Com mais de 14 anos de experiência, numa carreira iniciada em consultoria de gestão passando pela Deloitte, Joana Pinto Santos ficará responsável por impulsionar o crescimento da plataforma Cloud no mercado nacional. A profissional integrou a Microsoft Central Eastern Europe em 2014, tendo estado baseada em Munique, como Business Planning Manager, antes de se juntar à área de Azure onde liderou diferentes partes do negócio, desde SAP até Small Medium Business. No último ano, mudou-se para a subsidiária portuguesa, onde continuou a trabalhar nesta unidade, e a apoiar as equipas em áreas como ISV, Security e Customer Acquisition.
“É com grande entusiasmo que agarro a oportunidade de liderar o negócio de Azure em Portugal. Tendo já trabalhado com as nossas equipas de vendas, marketing e parceiros, reconheço o incrível talento que temos para capitalizar a enorme oportunidade que a Cloud nos apresenta. Iremos, assim, continuar a consolidar a penetração desta plataforma líder no mercado nacional, fornecendo soluções capazes de responder às necessidades dos nossos clientes, num mundo cada vez mais tecnológico e conectado”, comenta Joana Pinto Santos.
Joana Pinto Santos é licenciada em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico, onde também foi investigadora, e possui um MBA pelo Instituto Europeu de Administração de Empresas (INSEAD).
Joana Teixeira, head of digital learning na Cegoc
A Cegoc anunciou a nomeação de Joana Teixeira para o cargo de head of digital learning da organização. A profissional ingressou na Cegoc em 2006, na então recém-criada equipa de e-learning, com a missão construir um catálogo de módulos multimédia e desenvolver recursos digitais customizados à medida das necessidades de cada cliente. Após 16 anos, assume o novo cargo, num período de grande crescimento ao nível da expansão e consolidação da oferta de digital learning.
É com enorme entusiasmo que abraço a oportunidade de liderar uma área crítica para a estratégia da Cegoc. Assumir este desafio, num cenário em que as soluções digitais de aprendizagem ganharam uma relevância sem precedentes é uma enorme responsabilidade, já que este é um momento determinante para consolidar a nossa presença no mercado do digital learning em Portugal”, refere Joana Teixeira, em comunicado.
Sandra Felgueiras, diretora da revista Sábado
A jornalista Sandra Felgueiras saiu da RTP para a Cofina e assumiu a direção da revista Sábado, em substituição de Nuno Tiago Pinto, que ocupava o cargo interinamente e que se mantém como diretor-executivo da newsmagazine.
Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, Sandra Felgueiras iniciou o seu percurso no Expresso, tendo depois entrado na RTP onde permaneceu até à sua saída para o grupo Cofina. A jornalista apresentava o programa Sexta às 9 na estação pública, e admitiu publicamente que saiu magoada da empresa.
Em comunicado, a Cofina adianta que Sandra Felgeuiras “terá como missão prioritária o crescimento do projeto multiplataforma da “Sábado”, reformulando todo o conceito multimédia da revista, e levando-a a crescer como marca televisiva no âmbito da CMTV”. A jornalista assumirá também o lugar de diretora-geral editorial adjunta, com o pelouro do jornalismo de investigação, transversal às marcas do grupo Cofina.
Susanne Hagglund, diretora geral da Volvo Portugal
Está na Volvo desde 2018, mas conta com mais de 20 anos de experiência nas áreas de gestão, vendas e desenvolvimento de negócio, sendo a nova diretora geral da Volvo em Portugal. Chama-se Susanne Hagglund e chega a Portugal com o objetivo de cimentar a estratégia global da marca rumo à sustentabilidade e à eletrificação. Com ele trouxe a preocupação genuína – e pessoal, diga-se! – com as pessoas.
A nova diretora geral da Volvo Portugal concorda com a célebre frase proferida pelos fundadores da Volvo, Assar Gabrielsson e Gustav Larson “os automóveis são conduzidos por pessoas. Por isso, tudo o que fazemos na Volvo deve contribuir, antes de mais, para a seu segurança.”
Focada em impulsionar a mudança e fomentar a inovação tendo por base decisões corajosas e audazes, Susanne Hagglund declara-se “muito entusiasmada por estar em Portugal e espero, sinceramente, dar continuidade ao caminho que nos trouxe até aqui e, de alguma forma, conduzir uma transformação que julgo necessária nestes tempos tão desafiantes de mudança da indústria, da sociedade e do consumidor.”