Opinião

Empreender com alma, no interior

Sónia Jerónimo, cofundadora da GO IT Concept*

Hoje escrevo sobre empreender no interior. Descobri o nosso interior, mais concretamente a cidade de Seia, que me acolheu há cerca de 1 ano, para viver e trabalhar. Venha descobrir comigo, esta cidade maravilhosa!

Seia é uma cidade da Beira Alta, pertencente à chamada região das Beiras. Por mera curiosidade histórica, Seia, foi fundada há 2400 anos pelos Túrdulos, povo pré-romano. Curiosamente moro numa aldeia perto de Seia, a poucos metros de uma ponte romana sobre o rio Seia, em que, segundo as pessoas daqui, passava a comitiva de Júlio César. De fundação muito remota, esta aprazível cidade fica localizada na vertente ocidental da Serra da Estrela. A escassos quilómetros temos a única estância de ski em Portugal, que faz as delícias de esquiadores e dos que apreciam o manto branco que nos presenteia todos os invernos.

A enriquecer todo este vasto panorama histórico, falta salientar o que de mais genuíno tem esta região: fértil em água, terra de pastos, de primaveras amenas, paisagens deslumbrantes, que muito contribuem para o seu notável património natural e cultural. Os povos fixaram-se rapidamente e a pastorícia vem do princípio dos tempos. A resiliência humana é simplesmente admirável. Uma terra de tradições, com história na indústria têxtil, na gastronomia, com o seu único e saboroso Queijo Serra da Estrela.

Tudo isto captou a minha atenção, não só com lentes de empreendedora, mas também com as lentes de uma apetecida e já muito desejada vida mais saudável, equilibrada, em total sintonia e conexão com a natureza. Por isso, empreender num local extraordinário como Seia, só o podemos fazer de coração e alma bem cheios. Porque os negócios são a alma do seu empreendedor, do seu criador, dos seus valores de vida, recheados de um propósito que vai muito além da dinâmica empresarial “per si”.

A minha mudança, foi talvez o meu maior “salto de fé” e, acreditem, já fiz muitos. Este incluiu uma mudança total de geografia para viver e acreditar que poderia trazer contributos totalmente impensáveis para este local do nosso país.

Em todas as minhas iniciativas de empreendedorismo e de vida pessoal, fui sempre guiada por uma missão de deixar um mundo melhor, sobretudo para quem está à minha volta. Encontrei no empreendedorismo o caminho para uma certa “espiritualidade”. O empreendedorismo em que a cocriação é como trazer à vida, ideias, conceitos, negócios que permitirão melhorar a vida das pessoas, que, genuinamente, só pode ser feito com verdadeira alma e até algum altruísmo.

Seia começa a dar os primeiros passos para se transformar nos próximos 10 anos, na cidade da inovação, do digital e onde a tecnologia é exportada para qualquer parte do mundo. O projeto das aldeias de montanha com a abertura dos seus coworks de montanha em várias aldeias históricas é apenas a ponta do iceberg.

É num destes coworks, espaço cooperativa da Lapa dos Dinheiros, que se iniciou a implementação da primeira start-up tecnológica, a Go IT Concept, da qual sou cofundadora. A Go IT Concept é um novo conceito para fazer tecnologia assente em três pilares fundamentais do futuro do trabalho e de vida, a meu ver:  #remotefirst #worklifeintegrators e #backtonatureapproach. Ajudamos as empresas que escolham esta cidade magnífica para criar extensões das suas equipas tecnológicas ou criar novas, para endereçar novos serviços ou produtos e nós, trazemos o talento tecnológico necessário.

O cliente atual mudou de uma consciência meramente material para uma intangível, onde o emocional em que o ato de comprar tem ou deve ter propósito ou objetivos emocionais e intrínsecos. O que a Go IT incorpora?

Concretiza a ideia de localizar a empresa numa geografia do interior, sem qualquer tradição ou história de empresas de base tecnológica; concretiza a ideia de diversidade e inclusão (recrutamos em todo o mundo, seja qual for a cultura, raça, etnia, sexo, orientação ou género – o novo paradigma de  talenship); concretiza a multiculturalidade nas tradições e vivências do povo serrano; concretiza a ideia de os novos povoadores contribuírem para reduzir a desertificação da região; concretiza a ideia de como a tecnologia será o elo condutor para concretizar todas estas ideias, permitindo maior taxas de retenção, redução de turnover e agilidade e qualidade de entrega.

Queremos que a marca GO IT ressoe esta nova consciência intangível, numa indústria tão descaracterizada e desumanizada e assim resulte numa satisfação integral para clientes e colaboradores a nível, material, mental e emocional.

O legado transformador na região será indiscutível, nomeadamente, com impacto no desenvolvimento local e regional, respeitando a diversidade de culturas, tradições e saberes fazeres, promovendo a inclusão e igualdade de oportunidades, com autenticidade e genuíno sentido de pertença para todo o ecossistema que se tornará a cidade de Seia.

Sejam bem-vindos a Seia!

*E Ambassador na Fábric@ Empreendedorismo Município de Seia

Comentários
Sónia Jerónimo

Sónia Jerónimo

Sónia Jerónimo é atualmente Startup Builder EmpowHER®. Anteriormente foi cofundadora da GO IT Concept & Ambassador na Fábric@ Empreendedorismo do Município de Seia, foi Entrepreneur & Board Advisor e passou pela Winning, como COO e Board Advisory. Tem mais de 20 de experiência na área da gestão e liderança de empresas ligadas às tecnologias de informação. Após a licenciatura em Economia, iniciou a sua carreira no mundo académico como professora nas áreas de Economia e Gestão, na Universidade da Beira... Ler Mais..

Artigos Relacionados