Portuguesa Alpac Capital entra no capital da Euronews

A Alpac Capital investiu no canal televisivo Euronews. A venture capital portuguesa assinou com a MGN, que detém atualmente 88% do capital da Euronews, uma oferta vinculativa para adquirir a totalidade das ações desta no canal.
Na sequência de um processo de reestruturação acionista e de governança, com Michael Peters, CEO da empresa desde 2011, a assumir a presidência do conselho de administração, a Euronews vai mudar de mãos. A venture capital portuguesa Alpac Capital, fundada por Pedro Vargas David e Luís Santos, anunciou a compra de 88% do capital da Euronews que estava na posse da MGM (Media Globe Networks), detida por uma filial da família Sawiris, e que assumiu uma participação na empresa em 2015, fazendo investimentos financeiros significativos que permitiram ao Grupo crescer, mesmo em tempos económicos desafiantes para a indústria dos media, diz o comunicado emitido pela Euronews.
Reconhecendo o DNA europeu único da Euronews, a relevância dos seus objetivos e o seu potencial existente, a Alpac Capital está determinada a apoiar o plano de negócios atual do Grupo e a investir mais no seu desenvolvimento, em particular na sua transformação digital contínua, acrescenta ainda o referido comunicado.
”Estou profundamente convencido de que o Euronews, pela qualidade das suas equipas e pelo seu potencial, pode ser o lugar onde todas as vozes da Europa se expressam. Nos próximos meses teremos de construir um projeto totalmente digital, para que, com esta transformação, o Euronews possa ocupar o seu devido lugar na Europa”, afirmou Pedro Vargas David, CEO da Alpac Capital.
A compra das ações da MGN pela Alpac Capital representa uma oportunidade para a Euronews, cuja estrutura de capital voltará a ser europeia, para os seus colaboradores e para o seu desenvolvimento. Ao assegurar a continuação da sua missão europeia e ao estreitar as relações com as instituições europeias, garante o futuro da empresa a longo prazo. Todos os mecanismos de controle – em particular da sua independência editorial – implementados quando a MGN adquiriu a participação na empresa em 2015, permanecerão inalterados.
Estima-se que a transação seja finalizada no primeiro trimestre de 2022, condicionada à conclusão bem-sucedida das condições precedentes e aprovações finais.
“O Euronews está num ponto de viragem da sua história. As mudanças implementadas e que virão a ser implementadas são uma prova do sucesso da estratégia de transformação da empresa nos últimos anos, graças ao esforço de todos e ao apoio dos nossos principais acionistas (…). Olhando para o futuro com confiança, a decisão do investidor europeu Alpac Capital de comprar a participação da MGN na Euronews é um voto de confiança na nossa estratégia e na nossa oferta única ao consumidor no panorama atual da media (…)”, afirmou Michael Peters, presidente do Conselho de Administração da Euronews.