Como tornar um convívio virtual de trabalho divertido

O que faz um convívio virtual de trabalho bom? Como fazer com que uma festa online com os colegas da empresa resulte e seja divertida? Não há receitas milagrosas, mas a Wired dá uma ajuda.
Não raras vezes os eventos online das empresas podem ser fastidiosos e desinteressantes e, como tal, nada melhor que torná-los dinâmicos e atrativos para que os colaboradores consigam sentir-se os protagonistas de um verdadeiro momento de lazer e convívio com os colegas e chefias. A Wired, por exemplo, avança dicas que pode pôr em prática nas próximas iniciativas do género.
Uma dessas ideias é jogar Jeopardy, um jogo que pode ser feito online e em qualquer ponto remoto e que permite a criação livre de quadros dos temas preferidos. É um jogo que promete entreter os participantes e animar os eventos online.
Mas é importante perceber que o jogo não permite mais de 5 a 6 participantes, o que pode deixar muitos colegas de fora e tornar o evento desinteressante para quem não está em jogo. Por isso, quem está no comando do evento deve ter essa situação em consideração e ponderar alternativas de jogos/apps em função do número de pessoas envolvidas. Se foram muitos pode gerar confusão entre os convivas. Aliás, quantas mais pessoas estiverem envolvidas no evento, maiores serão as probabilidades de haver problemas: pessoas a falar por cima umas das outras, ou silêncio total, cortes de internet, má ligação, entre outras situações.
De acordo com um estudo publicado no Journal of Applied Psychology, quanto mais desconetadas as pessoas se sentirem relação às outras numa videoconferência, maior será a sensação de fadiga após a videoconferência. Portanto, um hangout com colegas que não conhece é provável que o deixe mais exausto e com menos vontade de socializar. Neste sentido, as reuniões e convívios presenciais são mais fáceis porque pode “saltar de grupo em grupo”, o que não acontece online porque aí fica “cativo” de quem monopoliza as conversas todas. Na maioria desses eventos online, não há capacidade para fazer as conversas fluírem o que as torna mais maçadoras.
Daí que aplicações de jogos que mobilizem todos sejam uma boa opção para tornar uma reunião mais dinâmica e divertida. Mas também pode experimentar sessões de karaoke, assistir a filmes ou fazer videogames remotos. Lembre-se que a tecnologia pode ser um aliado de peso para o sucesso de um evento online, sugere a Wired.