Os 6 mandamentos da Google para sobreviver ao teletrabalho

Antes da pandemia, grande parte da força de trabalho do Google já realizava a sua atividade remotamente. Por esse motivo, a empresa partilhou com os seus colaboradores um documento no qual se descrevem as boas práticas de teletrabalho que podem pôr em prática até julho de 2021.
Antes que grande parte dos trabalhadores do Google tivessem que realizar as suas atividades remotamente devido à pandemia, a empresa já colocava esta modalidade em prática. Estar em casa não tem sido novidade para alguns dos seus colaboradores, como já aconteceu em outras empresas que, pela primeira vez, foram obrigadas a adotar esta medida.
A tecnológica, sediada em Santa Clara (Califórnia, Estados Unidos), lançou no ano passado um guia de recomendações para quem não esteve presencialmente nos seus escritórios. Este documento agora é usado para orientar aqueles que estão na mesma situação que se prolongará até julho de 2021 – no caso da Google.
As recomendações da empresa baseiam-se num estudo feito a partir das respostas obtidas junto de 5 mil dos seus funcionários, avança o Business Insider.
Para começar, a Google recomenda integrar todos os participantes na conversa. Uma vez que todos estão distantes, pode ser difícil manter um diálogo fluido e equilibrado. Portanto, aqueles que estão mais isolados neste encontro virtual devem ser auxiliados, apelando para que também possam opinar.
Outra recomendação é especificar as normas a toda a equipa. Por não estarem no mesmo local, nem sempre coincidem em termos de organização. É necessário especificar se os emails devem ser respondidos e em que casos, os momentos de descanso, quantas vezes haverá contacto entre os colaboradores e quais os fusos horários dos diferentes membros.
Deve-se ainda, adianta a Google, adaptar os canais às necessidades de comunicação, ou seja, saber em que ocasiões é necessária uma conversa mais longa e, portanto, uma videochamada; ou, inversamente, enviar uma mensagem quando se trata de um assunto simples. As ligações entre a equipa são fundamentais. Por isso, ao optar pela primeira alternativa, é imprescindível antecipar as datas das reuniões, recapitular o que se avançou e cobrir todos os pontos de interesse.
Além disso, é fundamental não deixar nada para depois, sugere o motor de busca. Ou seja, não espere pela próxima reunião virtual para transmitir algo sobre o que relataria se seu colega estivesse na porta ao lado. Não desista de o dizer e, novamente, recorra ao suporte mais eficiente em cada situação.
Por último, deve concentrar-se no seu bem-estar pessoal quando estiver a trabalhar em casa. Procure ocupar um espaço específico, diferente daquele em que dorme ou opte por fazer outras rotinas básicas. Organize a sua mesa e o seu equipamento. Levante-se da cadeira de hora a hora e estabeleça horários, como se estivesse no escritório.