Conheça as empresas mais antigas do mundo que ainda estão em atividade

Os CTT – Correios de Portugal, fundados em 1520, são a empresa mais antiga de Portugal que ainda está em funcionamento, segundo site britânico.
O site britânico Business Financing publicou um infográfico, onde mostra as empresas mais antigas de cada país que ainda estão em atividade. O mapa mostra diversas tendências ao longo dos séculos e indica como o colonialismo e a escravidão ainda têm reflexos no cenário do mundo atual.
A empresa mais antiga de Portugal ainda em atividade é os CTT. Criados em 1520, os correios foram escrevendo a sua história ao longo de vários séculos, refletindo o desenvolvimento do país. O que hoje parece óbvio – distritos postais, ruas com casas e prédios organizados e registados, com nome e números – foi uma novidade introduzida pelos Correios em 1802, mas a tarefa revelou-se gigantesca e só em 1821 a distribuição do correio em casa se tornou numa realidade para os lisboetas. Até essa data, os destinatários das cartas eram divulgados em lista afixada publicamente, que cabia aos interessados consultar.
Já a empresa mais antiga do Brasil ainda em atividade é a Casa da Moeda, fundada em 1694, ainda no auge da colonização portuguesa. A sua criação coincidiu com as primeiras descobertas de ouro na colónia.
Na América do Norte e Central, é possível ver também as marcas da colonização. A Shirley Plantation, empresa mais antiga dos Estados Unidos (1638), contou com trabalho escravo até a abolição da escravidão, em 1863. Em países como Haiti e Barbados, as empresas mais antigas são fabricantes de rum do período colonial.
Na África, o colonialismo reflete-se no pequeno número de empresas fundadas antes de 1950. Muitas das empresas mais antigas não sobreviveram ao processo de descolonização das décadas de 60 e 70.
Na Europa, as cervejarias, as empresas vinícolas e os bares dominam a lista das empresas mais antigas ainda em funcionamento. Por isso, talvez não seja surpresa que as empresas mais antigas do continente se localizam na Alemanha e na Irlanda. A Staffelter Hof, da pequena cidade alemã de Krov, foi fundada em 862. Na cidade irlandesa de Athlone fica o bar mais antigo do mundo: o Sean’s Bar, de 900.
No Japão, a Kongo Gumi foi fundada em 578 para suprir uma lacuna na economia japonesa: a construção de templos. O budismo estava em alta no país e, por isso, a realeza chamou trabalhadores vindos do atual território da Coreia do Sul para construir templos. Apesar de ter sido comprada pelo conglomerado Takamatsu em 2006, a Kongo Gumi continua a funcionar 1442 anos depois de sua fundação, tornando-se na empresa mais antiga do mundo.
Na China, está o restaurante mais antigo do mundo: o Ma Yu Ching’s Bucket Chicken House que foi fundado em 1153 e ainda serve clientes em Kaifeng, na província de Henan. Em 1969, o restaurante recebeu o título de património cultural imaterial da humanidade pela UNESCO.