Cofundador do PayPal muda estratégia para passar a investir em start-ups mais “maduras”

Peter Thiel, cofundador do PayPal e sócio do Founders Fund, empresa de capital de risco sediada em São Francisco, acaba de anunciar que está a mudar a sua estratégia para se adaptar a um novo momento das investidoras de venture capital nos EUA, que se estão a virar para os estágios mais avançados do investimento.
O Founders Fund, de Peter Thiel – também conhecido por ser cofundador do PayPal e por ter sido um dos primeiros investidores do Facebook – , foi o mais recente fundo de venture capital a assumir que está “recalcular a rota”. De acordo com o The Wall Street Journal, a empresa está a levantar cerca de 3 mil milhões de dólares (2,7 mil milhões de euros) para o seu sétimo fundo de investimento, dos quais 1,5 mil milhões de dólares (1,3 mil milhões de euros) serão destinados a start-ups mais maduras, num movimento conhecido como “growth Investment”.
A empresa de Thiel é famosa por apostar em start-ups em estágios iniciais, como a PayMongo, uma solução de pagamento para empresas, que levantou 2,6 milhões de dólares (2,3 milhões de euros) em setembro deste ano como seed money.
Outro exemplo são os 15 milhões de dólares (13 milhões de euros) que o fundo de Thiel colocou, também em setembro, numa ronda série A na ZenBusiness, uma iniciativa que promete facilitar a vida dos empreendedores relativamente a burocracias contratuais e tributárias.
Thiel está a seguir os passos de outros grandes fundos de venture capital, como o Bessemer Venture Partners, que levantou 1,8 mil milhões de dólares (1,6 mil milhões de euros) em dezembro do ano passado para entrar no jogo do “growth investment”, e o Andreessen Horowitz, que, em maio deste ano, levantou 2 mil milhões de dólares (1,7 mil milhões de euros) para estrear-se em rondas de late-stage – estágios mais avançados do investimento, como o Airbnb.
O Founders Fund pode agora diversificar o seu portfólio, que já contempla investimentos bem-sucedidos em empresas como SpaceX, Spotify e Facebook.
Segundo o Crunchbase, o Founders Fund concluiu 485 investimentos, dos quais liderou 130 rondas. Desses, 77 resultaram em saídas, seja por IPO ou por venda de ações.
Com uma fortuna avaliada em 2,5 mil milhões de dólares (2,4 mil milhões de euros) pela Forbes, o empresário de 51 anos é um dos maiores apoiantes do governo de Donald Trump, tendo chegado, inclusive, a discursar na Convenção Republicana Nacional de 2016. Peter Thiel é cofundador do PayPal e um dos primeiros investidores do Facebook.