E se Elon Musk gerisse o seu negócio? Veja o que ele faria.

Se Elon Musk é hoje um dos empreendedores com maior potencial de mudar o mundo, o que o fez chegar até aqui? Segundo o ator do “Homem de Ferro” Robert Downey Jr., a sua personalidade. Saiba o que Musk provavelmente faria se gerisse o seu negócio.
A história do “Homem de Ferro” e Elon Musk cruzam-se quando Robert Downey Jr. visitou a sede da SpaceX em 2007, bem distante do cenário do primeiro filme da saga “Homem de Ferro”. O ator inspirou-se na personalidade de Elon Musk para criar o personagem. Segundo Ashlee Vance, que escreveu a biografia do empreendedor, “tanto Musk quanto Stark eram o tipo de homem que, de acordo com Downey, ‘conceberam uma ideia para viver e se dedicar’ e não perderam um minuto”.
O que terá impressionado Robert Downey Jr. sobre Elon Musk foram as suas caraterísticas de personalidade que o tornam num homem de negócios extraordinário. Quais são essas características e como afetam o desenvolvimento dos negócios? Aqui estão algumas dicas que Musk provavelmente colocaria em prática na gestão de qualquer empresa.
1. Ele seria mais acessível
Não importa o quão importante se torne, Elon Musk manter-se-ia acessível a todos como se fosse um amigo de longa data. Por exemplo, uma vez um dos seus seguidores no Twitter perguntou se era bipolar, e candidamente o empresário respondeu “sim” e depois explicou “Talvez não o seja medicamente” – um tipo de discurso que não é expectável de um CEO de empresas de milhões de dólares.
A sua franqueza associada à realidade do seu sucesso torna-no numa pessoa comum, que está lá nos momentos maus e tem a certeza que realmente se importa com o que está a fazer. Ele é um homem de grande sucesso, mas que partilha com os outros as suas próprias dúvidas e incertezas. Desta forma também passa a sensação que o seu sucesso também é acessível qualquer pessoa.
“O fracasso é uma opção. Se as coisas não estão a falhar é porque não está a inovar suficiente.” – Elon Musk
2. Ele seria mais autêntico
A acessibilidade de Musk é de facto autêntica. Mesmo nos seus discursos públicos, o empreendedor raramente assume uma postura e perspetiva presunçosa. Fica nervoso, faz alguns movimentos e piadas estranhos, perde-se em detalhes e frequentemente interrompe-se com linhas de raciocínio diferentes, mas como Justin Bario escreveu para a revista Inc., isso só mostra a paixão autêntica pela sua visão: “Quando se acredita realmente numa ideia e se está focado em partilhar essa paixão com os outros, tende-se a esquecer a mecânica de falar e apresentar. Isso leva o orador a falar mais naturalmente e os ouvintes ficam cativados.”
Além disso, a sua visão apaixonada para a melhoria social ultrapassa as metas egoístas de muitos outros multimilionários. Enquanto a maioria dos empreendedores tende a ver o seu trabalho como revolucionário e disruptivo, Elon Musk costuma afastar-se dessas afirmações ousadas e substituir por uma questão: “Como podemos melhorar as coisas?”
Numa entrevista ao Telegraph, o empreendedor explica que “muita da minha motivação vem de mim, olhando para coisas que não funcionam bem e por me sentir triste pela forma como isso se poderá manifestar no futuro. E se isso tivesse resultasse num futuro infeliz, em sentir-me-ia infeliz. Então eu quero solucionar esse problema. Essa é realmente a motivação para mim. Eu certamente não acredito na disrupção sem motivo. ”
3. Ele seria um concorrente duro
O facto de 8 em cada 10 empresas falharem é uma boa razão para acreditar que os dois sobreviventes são realmente fortes. As empresas de Elon Musk nunca foram exceção. Apesar de ter arrecadado 180 milhões de dólares (159,1 milhões de euros) com a venda da sua empresa de pagamentos on-line (mais tarde PayPal) ao Ebay, Elon Musk investiu grande parte desse dinheiro na Tesla e na SpaceX, e enfrentava constantemente problemas financeiros para manter suas empresas no ativo. Uma vez quando, quando foi publicada uma notícia que mencionava que a Tesla tinha apenas 9 milhões de dólares (7,9 milhões de euros), o empresário prometeu reembolsar pessoalmente os clientes da Tesla, se a empresa não conseguisse entregar os carros prometidos.
Mesmo na SpaceX a situação também não foi sempre tranquila. Em agosto de 2008, o lançamento terceiro do foguetão da SpaceX, o Falcon 1, falhou e juntamente com ele, três satélites do governo e as cinzas de 208 pessoas transportadas foram destruídas. Este acidente resultou num custo elevado para a empresa
No entanto, um fracasso nunca impediu Musk de perseguir os seus sonhos. Numa entrevista à Wired, após o lançamento falhado, Elon Musk declarou que planeava fazer mais lançamentos: “Eventualmente iremos orbitar e vamos conseguir. Pode demorar mais uma, duas ou três tentativas, mas vamos. Vamos conseguir.”
Quase um mês depois, o Falcon 1 foi lançado com sucesso no espaço e em 23 de dezembro, a SpaceX assinou um contrato de 1,2 mil milhões de dólares (mil milhões de euros) com a NASA para transportar carga até à estação espacial em 12 voos de foguetão.
“A persistência é muito importante. Não devemos desistir a não ser que sejamos forçados a desistir.” – Elon Musk
4. Ele investiria mais em inovação
A capitalização bolsista de 30 mil milhões de dólares (26,5 mil milhões de euros) poderia significar o jackpot para a maioria dos empresários. Embora Musk pudesse ter desfrutado um pouco de alguma estabilidade livre de riscos, nesse mesmo ano ele tomou outra decisão que deixou o mundo dos negócios em choque. No final de 2016, ele comprou a SolarCity por 2,6 mil milhões de dólares (2,3 mil milhões de euros). Isto colocou Elon Musk numa posição vantajosa para implementar o seu grande plano de “passar de uma economia de hidrocarbonetos para uma economia elétrica solar”, como havia declarado em 2006. Justamente quando a Tesla estava a começar a gerar uma notoriedade entre os consumidores, altura em muitos CEOs decidiriam concentrar-se nas suas linhas de produtos atuais, Elon Musk decidiu seguir em frente e oferecer uma grande atualização dos seus produtos.
A fusão das duas empresas é “lógica” e “bastante óbvia” na perspetiva de Musk. A Tesla seria capaz de oferecer uma solução autónoma de energia sustentável: carros elétricos, tetos solares que produzem energia elétrica e Powerwalls que armazenam a energia elétrica produzida durante o dia para ser usada à noite. Parece que para Musk, a necessidade de mais inovação está na vanguarda dos seus objetivos de negócios.
Não há melhor forma de aprender liderança eficaz do que observar os exemplos de sucesso. Elon Musk é um desses exemplos. A sua acessibilidade, autenticidade, dureza e “geekiness” fazem dele uma figura icónica no mundo dos negócios.