Life Enablers já escolheu equipas finalistas
Já são conhecidos os finalistas da Life Enablers, um concurso dedicado a projetos na área da saúde.
São cinco as equipas que vão à final do Life Enablers, um concurso dirigido a estudantes universitários e recém-diplomados vocacionado para encontrar ideias e soluções inovadoras no domínio de doenças como Mieloma Múltiplo, Linfoma de Hodgkin, Doença Inflamatória-Intestinal, Cancro do Pulmão ou Fístulas Perianais.
As equipas vencedoras foram:
Don’t Quit – Desenvolvimento de serviços de apoio aos doentes nos hospitais – Alunos/recém-diplomados de engenharia civil e engenharia eletrotécnica do Instituto Politécnico de Bragança.
EBIMed – Desenvolvimento de um monitorizador de tosse de 24h (estilo Holter), com o objetivo de facilitar o diagnóstico de doenças subjacentes à tosse – Alunos/recém-diplomados de engenharia biomédica da FCT NOVA.
Hospital da Bonecada – Dinamização de atividades e eventos para crianças dos três aos 10 anos, em que o objetivo é a erradicação do “síndrome da bata branca“ – Alunos/recém-diplomados de medicina da Nova Medical School.
Palhaços d’Opital – Levar os Doutores Palhaços a espalhar “alegria, humor e afetos ao ambiente hospitalar” a doentes sénior. Trabalham em parceria com a Alzheimer Portugal na área das demências. Atualmente, têm quatro hospitais parceiros – Alunos/recém-diplomados em comunicação da Católica Lisbon.
Spiro – Aplicação móvel que procura preencher lacunas na prestação de cuidados respiratórios, na dimensão da saúde digital. Integra a possibilidade de avaliar a condição respiratória e outros aspetos relacionados, através de espirometria, utilizando de um dispositivo de pequenas dimensões e compatível – Alunos/recém-diplomados em fisioterapia da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e Ciências Farmacêuticas da Universidade de Coimbra.
O bootcamp do Life Enablers decorreu em julho e reuniu 19 ideias. Depois seguiu-se o período de growth hacking do qual saíram as cinco finalistas que agora vão passar pela última fase de trabalho de campo com mentores, antes da competição final a realizar em outubro. O projeto vencedor será escolhido por um painel multidisciplinar de especialistas, a quem cabe a tarefa de analisar o potencial de implementação do projeto, assim como a viabilidade económico-financeira da melhor solução apresentada.
A equipa vencedora recebe um prémio monetário de quatro mil euros.
Recorde-se que o projeto Life Enablers é resultado da parceria entre a Spark Agency e Takeda, companhia farmacêutica de origem japonesa que está empenhada em influenciar práticas e políticas de saúde pública através da partilha de informação, educação e a criação de oportunidades de networking entre as equipas.








