Corretora FTX cria fundo de 2 mil milhões de dólares para investir em start-ups de criptomoedas

A empresa de câmbio de criptomoedas FTX Trading Limited lançou uma nova unidade de capital de risco, a FTX Ventures com 2 mil milhões de dólares (cerca de 1,75 mil milhões de euros) para investir em start-ups de criptomoedas.

A corretora de criptomoedas FTX criou um fundo de 2 mil milhões de dólares (1,75 mil milhões de euros) para investir em start-ups da indústria cripto, informou o Wall Street Journal. A FTX Ventures é um dos maiores fundos do setor, segundo a notícia. O valor total veio da FTX e do seu fundador, Sam Bankman-Fried. O fundo poderá investir desde 100 mil dólares (88 mil euros) até centenas de milhões de dólares.

Amy Wu, ex-sócia da empresa de capital de risco Lightspeed que se juntou há cerca de um mês à corretora para liderar o fundo, avançou que o FTX Ventures poderá investir todo o montante até o próximo ano, mas isso dependerá das oportunidades que encontrar no mercado. Em outubro, a corretora captou 420,7 milhões de dólares (369 milhões de euros) e foi avaliada em 25 mil milhões (22 mil milhões de euros).

Wu disse ao WSJ que está particularmente interessada em empresas de jogos play-to-earn, bem como em produtos de seguros e segurança.

“O novo fundo não será necessariamente ligado à estratégia da FTX. O objetivo é acelerar mais a adoção da tecnologia blockchain. Queremos ser conhecidos pelo valor agregado que trazemos, alavancando os recursos, a expertise e a rede global da FTX”, acrescentou.

A FTX Ventures junta-se, assim, a fundos criados por outras corretoras de criptomoedas, como o Binance Labs e Coinbase Ventures.

Os fundos relacionados a criptomoedas cresceram no ano passado, à medida que os preços subiram. Cerca de 1.700 negócios de capital de risco focados no espaço criptográfico foram realizados em 2021, rendendo às start-ups, projetos e protocolos cerca de 25,1 mil milhões de dólares (22 mil milhões de euros)  em financiamento. Várias empresas de risco – incluindo Paradigm e a16z – lançaram novos fundos multibilionários no ano passado.

A Paradigm, por exemplo, lançou um fundo de 2,5 mil milhões de dólares (2,1 mil milhões de euros), o maior da indústria cripto, em novembro passado.

Comentários

Artigos Relacionados