Banco do Brasil vai permitir transações bancárias via WhatsApp e Twitter

A solução permitirá aos clientes terem acesso a serviços que antes eram realizados via site ou através da aplicação da instituição bancária.
O Banco do Brasil vai permitir que os seus clientes utilizem o WhatsApp e o Twitter para realizar transações bancárias, sem necessitarem de aceder aos seus dados através da app ou do serviço de internet banking.
A nova forma de atendimento alia as funcionalidades das redes sociais e da inteligência artificial via chatbot, sendo que as informações são criptografadas.
De acordo com a instituição financeira, estarão disponíveis oito transações via WhatsApp: consultas a saldos e extratos de conta corrente e poupança, saldo de CDB (Certificado de Depósito Bancário), extratos de fundos de investimento, assim como monitorização e fatura do cartão.
Para ser atendido pelo WhatsApp, o cliente deve guardar no seu telemóvel um número e iniciar a conversa. Ao solicitar uma transação, como consulta de saldo, por exemplo, deve indicar a sua senha de oito dígitos e o código de ativação que é enviado via SMS. As respostas aparecem no seu próprio chat, em forma de texto. Além disso, há um link que permite aceder a informações mais detalhadas.
Já através do Twitter, é possível realizar consultas de saldo e extratos, além de tirar dúvidas. Para aceder ao serviço por via desta rede social, o cliente tem apenas de enviar uma mensagem privada para o perfil do Banco do Brasil.
Segundo o banco, a solução no WhatsApp ainda está em fase piloto para os funcionários e para 60 mil clientes convidados.
Os clientes do banco já podiam fazer diversas transações financeiras pelo Messenger do Facebook: consulta de extrato de conta corrente, verificação da fatura do cartão de crédito, poupança, CDB, fundos de investimento.
O diretor de negócios do Banco do Brasil, Marco Mastroeni, avançou à imprensa brasileira que “a estratégia digital do banco para o futuro prevê o aperfeiçoamento cada vez maior das respostas via inteligência artificial e a integração com os sistemas de informação do banco. A ideia é prestar um atendimento completo, personalizado e que antecipe as necessidade dos clientes, garantindo-lhe uma melhor experiência”.
O Banco do Brasil junta-se, assim, ao Itaú que no início deste mês tinha anunciado também o serviço de transações bancárias via Whatsapp e Facebook Messenger. As tarifas cobradas no caso do Itaú serão as mesmas do serviço de Internet Banking convencional, segundo informações do Tecnoblog.