10 truques para nunca mais chegar atrasado ao trabalho
O seu despertador toca, mas o seu cobertor e a sua cama acabam por convencê-lo a ficar mais 5 minutos. Resultado: chega atrasado ao trabalho. Conheça dicas simples que podem acelerar a sua rotina matinal e transformá-lo num “relógio suíço”.
No nosso país é aceitável chegar um pouco depois do horário combinado para um encontro pessoal ou até profissional. Mas tudo tem limite. Ainda mais quando a má gestão do tempo resulta em atrasos quase diários na rotina de um profissional que não conta com horários flexíveis.
Além de atrapalhar a produtividade, chegar tarde demais ao escritório pode-se tornar num motivo de culpa e até de vergonha para muitos profissionais. Mas como sair desse ciclo vicioso? Para evitar este tipo de situações e garantir que não chega atrasado aos seus compromissos profissionais, o site brasileiro Exame enumera algumas dicas. Ora veja.
- Não beba café depois das 17h
Uma boa noite de sono é fundamental para acordar mais facilmente de manhã e, assim, evitar atrasos. Por isso, é importante eliminar qualquer elemento que prejudique o seu descanso. Se para algumas pessoas a ingestão de cafeína quase não afeta o funcionamento do organismo, para outras as consequências de uma chávena de café são bem visíveis. Se faz parte do segundo grupo, é melhor evitar bebidas que contêm a substância no final do dia. Segundo um estudo publicado no “Journal of Clinical Sleep Medicine” , consumir 400 mg de cafeína até 6 horas antes de dormir prejudica o sono. Os participantes do estudo que ingeriram o estimulante no fim da tarde dormiram uma hora a menos do que aqueles que não beberam café.
- Evite olhar para ecrãs luminosos antes de dormir
Outro hábito noturno que precisa de ser eliminado – ainda que pareça quase impossível nos dias de hoje – é a exposição a dispositivos tecnológicos como telemóveis, tablets e computadores antes de se deitar. O problema é que a luz artificial dos ecrãs, especialmente nas cores azul e branca, atrapalha a produção de melatonina, a hormona que prepara o seu organismo para o sono. Para dormir mais rápido e acordar com disposição no dia seguinte, dedique-se a atividades “offline”, como ouvir música ou ler um bom livro.
- Configure o alarme para a hora de dormir
Se se distrai facilmente à noite e acaba por se deitar tarde, pode ser interessante contar com um alarme noturno na hora de dormir. O som não será tão poderoso quanto um estridente despertador matinal, mas pode servir como um lembrete de que já deveria estar deitado. A vantagem é que mexe com o seu psicológico: passa a ter consciência de que todo o tempo que passar acordado depois do alarme está a ser retirado ao seu descanso.
- Não durma demais
Poucos sabem que exagerar nas horas de sono também pode ser prejudicial. Especialistas da Escola de Saúde de Harvard dizem que quem dorme mais do que 8 horas por noite, a quantidade ideal de repouso para a maioria das pessoas, tem mais probabilidade de sentir fatiga quando acorda e durante o dia. O ideal é descansar o suficiente: nem a mais, nem a menos do que o seu corpo precisa. Isso vale inclusive aos fins de semana.
- Crie rituais noturnos
Os seres humanos são procrastinadores natos: adiam até a hora de dormir, como investigadores holandeses já comprovaram. Uma boa tática é estabelecer uma rotina de atividades divertidas e estimulantes que funcionará como uma espécie de preparação para o sono. Em vez de escovar os dentes, a sua última atividade antes de dormir pode ser ouvir uma música relaxante ou ler algumas páginas de um bom livro. O estímulo para se deitar cedo tornar-se-à muito maior.
- Coloque o despertador longe da cama
Desligar o botão que interrompe o ruído estridente do alarme e reestabelece a paz do quarto é quase um instinto natural. A ação torna-se muito fácil se o relógio estiver por perto. Para evitar a tentação, um truque velho, mas infalível, é posicionar o despertador do outro lado do quarto. Isso obrigá-lo-á a levantar-se da cama para interromper o barulho, o que por si só pode ajudar a despertá-lo. Só não vale dar meia volta: assim que se levantar, passe longe da cama e comece imediatamente a sua rotina de preparação.
- Programe a sua máquina de café
Alguns modelos de máquinas de café podem ser programados para funcionar num horário determinado. Uma boa ideia é que a máquina comece a preparar a bebida na hora em que precisa de acordar. Isso fará com que a casa seja invadida pelo aroma inconfundível do café, um estímulo bastante eficaz para o tirar da cama. Além de delicioso, o cheiro do café tem propriedades que ajudam o cérebro a despertar, diz um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry.
- Assuma a responsabilidade de acordar outra pessoa
Algumas pessoas são motivadas por obrigações. Estabelecer o compromisso de acordar alguém, como um filho, pode ser uma ótima tática para quem tem esse perfil. Se ceder à tentação de ficar alguns minutos a mais na cama, não estará a prejudicar-se apenas a si, mas também alguém que lhe é querido.
- Faça desporto de manhã
Assumir compromissos matinais é uma estratégia inteligente para acordar com mais facilidade. A ideia é ter uma obrigação diária antes do horário de trabalho, como uma aula de ioga ou uma sessão de exercícios no ginásio. É preciso que a atividade tenha regularidade e não admita faltas. Outro ponto fundamental é que seja interessante para si. Se não lhe trouxer nenhum tipo de prazer ou recompensa, não funcionará como um reforço psicológico para sair da cama.
- Tenha sempre algo para fazer ou programado
Já percebeu que sair da cama é muito mais fácil quando há algum evento especial programado para aquele dia? Esse é o poder da ansiedade em ação. Como a rotina não é feita de grandes acontecimentos, o segredo está em descobrir pequenos prazeres. Vale a pena pensar, na noite anterior, sobre quais são as recompensas que o dia seguinte lhe reserva. Do início de um novo projeto na empresa a um almoço com um velho amigo, qualquer evento pode servir como incentivo para se levantar da cama e começar um novo dia.








