Start-up influencia atitudes dos portugueses face à saúde

Levar os portugueses a adotar medidas que beneficiem  a saúde é o objetivo da start-up Nudge Portugal.

A Nudge Portugal está a desenvolver e a implementar um conjunto de ações junto de algumas  empresas nacionais com o intuito alterar os hábitos dos portugueses de forma a trazer benefícios à saúde. Em causa estão temáticas como a redução da utilização de  antibióticos, o aumento do consumo de vegetais, a realização de check-ups anuais, bem como a redução da mortalidade dos doentes em procedimentos de ventilação pulmonar.

A start- up fundada por Diogo Gonçalves, e que está incubada na Healthcare City, verificou que depois do envio de uma notificação aos profissionais que integram a lista dos médicos que mais prescreveram antibióticos nos últimos seis meses, houve uma redução de 74 mil atos de prescrição. Constatou também que através da alteração da ordem de listagem dos medicamentos genéricos do fim para o início, era possível aumentar a taxa de prescrição dos mesmos em 23,4%. Por outro lado, verificou que através de um incentivo financeiro era possível aumentar a realização de check-ups anuais de 40% para 64%. Na componente alimentar, a Nudge, concluiu, ainda, ter havido um aumento, na ordem dos 20%, do consumo de brócolos num dos refeitórios analisados, apenas devido a uma alteração na ordem de colocação dos mesmos no linear.

A Healthcare City, incubadora que acolhe a Nudge, resultou de uma parceria entre a Nova Medical School, a Janssen, o Grupo Lusíadas Saúde e a Médis e tem como finalidade incentivar os empreendedores, start-ups ou empresas, a desenvolverem as ideias e soluções inovadoras no setor da saúde e do bem-estar.

Comentários

Artigos Relacionados