Identifique os hábitos que podem estar a prejudicar a sua progressão na carreira
Evitar desafios, não pedir feedbacks ou minimizar as conquistas são comportamentos que podem estar a dificultar o seu progresso profissional. Identifique-os e melhore a sua carreira.
O desânimo profissional e as dificuldades para avançar na carreira podem levar a comportamentos conscientes, ou não, que podem boicotar a sua ascensão na empresa. Atitudes como “quiet cracking” (ou seja, um desgaste silencioso, insatisfação no trabalho e uma sensação persistente de desconexão), ou “quiet quitting” (quando o profissional faz apenas o mínimo necessário), são apenas dois exemplos de como pode estar a auto-sabotar a sua evolução profissional.
Mas a panóplia de hábitos que podem estar a minar o seu desempenho, e consequentemente as suas hipóteses de subir na hierarquia, é mais vasta. Por isso, identifique o que está a fazer menos bem para poder quebrar esse padrão e agir atempadamente, de modo a aumentar as possibilidades de sucesso dentro da organização.
Saiba quais os comportamentos mais comuns que podem prejudicar o seu progresso profissional:
- Minimizar as suas conquistas nas reuniões
Os gestores precisam de saber do seu impacto na empresa para poder defendê-lo. Por isso, não desvalorize as suas contribuições para o sucesso da empresa nas reuniões de equipa porque quando minimiza as suas vitórias “apaga-as” da memória da liderança. Ao invés, pratique a autoafirmação com confiança, reconheça o que fez bem e demonstre entusiasmo pelo futuro.
- Evitar projetos desafiadores
Recusar projetos estratégicos para a empresa e fazer tudo para ficar nos bastidores, compromete diretamente as suas hipóteses de promoção. É nos projetos desafiadores que muitos líderes potenciais são identificados. Assim, revele iniciativa, pensamento estratégico e procure oportunidades estratégicas e ambiciosas.
- Não partilhar ideias
Perfeccionismo em excesso pode ser contraproducente. Não revelar as suas ideias até que estas estejam a 100% pode ser prejudicial porque transmite a imagem de um profissional reativo, não proativo. Assim, mesmo que a sua ideia ainda esteja na fase inicial ou ainda seja um rascunho, partilhe porque, inclusive, até pode conseguir algumas sugestões para melhorá-la.
- Recusar desafios
Encare os desafios que lhe propuserem como oportunidades de crescimento e saia da sua zona de conforto. Ter um comportamento conservador e fugir de desafios pode dar a entender que não está apto a assumir responsabilidades. Logo, a possibilidade de uma promoção pode estar comprometida.
- Evitar feedbacks ou conversas individuais
Quando está desanimado com o trabalho ou a empresa, a tendência para evitar reuniões de desempenho ou temer feedbacks pode aumentar. Mas esse comportamento prejudica o seu crescimento porque essas conversas são essenciais para alinhar expetativas e mostrar o seu envolvimento.
- Recusar oportunidades de networking
Esse comportamento aparece quando você se afasta de projetos entre departamentos, evita eventos da empresa ou recusa mentorias. A carreira raramente cresce apenas por mérito técnico. Também é preciso ser lembrado e reconhecido e, por isso, criar conexões pode abrir portas.
- Não partilhar os objetivos de carreira
O hábito mais prejudicial para o avanço na carreira é achar que sua ambição é “óbvia”. Não falar sobre suas metas profissionais trava qualquer plano de crescimento, porque os líderes não podem apoiar quando não sabem o que você quer. Por isso, fale dos seus objetivos profissionais e da sua vontade de progredir.








