Turismo: competição mundial desafia start-ups de 158 países

A 1.ª edição mundial da “UNWTO Tourism Startup Competition” quer encontrar as start-ups que vão liderar as transformações do setor do turismo.

A Organização Mundial de Turismo (OMT) e a Globalia estão a organizar a primeira competição mundial para start-ups na área do turismo. A iniciativa abrange um total de 158 países e tem como meta encontrar as melhores e mais disruptivas soluções e projetos neste setor de atividade.

Podem concorrer à 1.ª edição da UNWTO Tourism Startup Competition as start-ups de base tecnológica e não tecnológica, quer em estágios mais iniciais quer de série A, desde que as suas propostas sejam inovadoras e com potencialidade para revolucionarem o modo como se viaja. E que, ao mesmo tempo, possam enriquecer as experiências turísticas, tenham potencial para escalar e uma visão de crescimento internacional.

Os modelos de negócio a apresentar pelas star-ups têm de estar relacionados com quatro temáticas em concreto, a saber: a experiência turística, o futuro das viagens, impacto ambiental e o desenvolvimento comunitário.

Os critérios de seleção das start-ups em competição baseiam-se no potencial impacto, no modelo de negócio, no perfil da equipa, na exclusividade e viabilidade da solução, na sustentabilidade e hipótese de escalar.

As candidaturas à 1.ª UNWTO Tourism Startup Competition podem ser efetuadas até dia 3 de setembro. Os 10 finalistas serão divulgados em outubro e o pitch final terá lugar em Madrid, Espanha, na FITUR agendada para janeiro de 2019.

O facto de a atividade turística ser um dos setores mais bem posicionados para impulsionar o crescimento inclusivo, criar empregos, reduzir a pobreza e promover o desenvolvimento sustentável e a paz, foram motivações para que a OMT, em parceria com a Globalia, avançasse com este concurso.

Comentários

Artigos Relacionados