Inspiring Girls e Stellantis promovem digitalização jovem na Península Ibérica

Projeto de literacia digital “Digitalização sem limites” implementado pelas duas instituições visa promover a digitalização de jovens e a empregabilidade na zona de ação da fábrica de Mangualde, em Portugal.

A Inspiring Girls, organização não-governamental de mulheres (ONGM), e a Stellantis, fabricante de automóveis (como Alfa Romeo, Citroën, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Opel  ou Peugeot), celebraram um acordo para implementar o programa “Digitalização sem Limites” (criado pela ONGM) uma iniciativa que tem como objetivo contribuir para aumentar a literacia digital em matéria de género nas zonas do interior de Portugal e Espanha.

“Esta parceria é mais um importante marco neste projeto e no trabalho da Inspiring Girls em Portugal. O projeto “Digitalização sem limites” vai além da promoção da inclusão digital, ao apoiar também a reinserção profissional de mulheres desempregadas”, afirmou Joana Frias Costa, presidente executiva da Inspiring Girls Portugal, que vê assim crescer a rede de parceiros.

A ONGM e a Stellantis vão, assim, colaborar na realização do programa com vista a promover o aumento das competências digitais de jovens entre os 8 e os 12 anos de idade, através da oferta de formação digital básica. O projeto vai igualmente atuar ao nível da promoção da reintegração profissional de mulheres desempregadas, contribuindo assim para melhorar a sua empregabilidade após o programa, bem como a assistência mútua entre gerações.

O acordo entre os dois parceiros inclui a oferta de formação em competências digitais a mulheres em situação de desemprego nas áreas de interesse que, por sua vez, serão contratadas para atuar como formadoras para os jovens da sua área, criando assim oportunidades de formação e de empregabilidade.

Por sua vez, junto dos mais jovens, o objetivo é dotá-los de competências digitais incontornáveis atualmente no mercado de trabalho e criar mais oportunidades para que atinjam os seus objetivos de vida. Em Portugal, além de Mangualde, a iniciativa será também implementada nas zonas de Nelas, Carregal do Sal, Sátão, Viseu e Penalva do Castelo.

Rocío López, Diretora de Recursos Humanos da Stellantis Iberia, salientou que ao aderir ao projeto, “contribuímos para garantir que todos os jovens, independentemente da sua localização geográfica, tenham as mesmas oportunidades de aprender e crescer no mundo digital”.

A adesão da Stellantis integra-se na política de Responsabilidade Social Corporativa do grupo, através do apoio aos mais vulneráveis nos territórios onde as suas fábricas estão localizadas (Madrid, Vigo e Saragoça e, em Portugal, em Mangualde).

Comentários

Artigos Relacionados