Porto ganha novo hotel cinco estrelas à beira-rio com 70 quartos e 26 milhões de investimento
O Origine Porto Gaia, hotel cinco estrelas da rede Tribute Portfolio by Marriott, abriu portas com 70 quartos, restaurante, champagne bar e ginásio, resultado de um investimento de 26,25 milhões de euros.
Concebido para ser a morada ideal para locais e visitantes descobrirem a origem e os contrastes das cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia, o Origine Porto Gaia é a nova proposta hoteleira de cinco estrelas situada à beira-rio, cuja inspiração nasce de uma história de amor vivida nas margens do Douro.
“Durante as Invasões Napoleónicas, um improvável encontro entre Maria, que representa uma varina portuguesa, e Louis, um soldado francês, dá origem a uma narrativa de cruzamento cultural e emocional. Este momento, vivido nas proximidades do hotel, serve de base ao conceito que atravessa todo o espaço, onde Maria, profundamente enraizada na vida local, representa o conhecimento autêntico e os segredos bem guardados da cidade, já Louis introduz um olhar curioso, trazendo consigo o charme da cultura francesa”, explica a unidade hoteleira em comunicado.
Esta dualidade entre as duas culturas, o local e o viajante, o tradicional e o sofisticado, é transportado para a identidade do hotel, visível nos espaços que combinam elementos de época com linhas contemporâneas, no serviço prestado por uma equipa local preparada para criar experiências à medida, e até no conceito do Bar, que presta homenagem à elegância francesa num cenário português.
“O Origine Porto Gaia nasce onde o Douro se encontra com o Atlântico, entre pontes icónicas e ruas que contam séculos de memórias. Inspirámo-nos na alma da região, nas suas gentes e na paixão de quem nos visita, para criar um refúgio onde a tradição e a sofisticação se entrelaçam com a naturalidade de quem pertence a este lugar. Mais do que um hotel, queremos ser um porto de partida e de chegada, onde o tempo abranda e cada detalhe carrega fragmentos de história”, afirma Tiago Duarte, diretor geral do Origine Porto Gaia.
“O carácter único de cada quarto é parte da nossa identidade. O restaurante Cais-me Bem, com a sua vista e a sua cozinha portuguesa, quer ser o sítio de todos os dias e de dias especiais. E para marcar a diferença, nasce também o Cota 219, o nosso Champagne Bar, pensado como um novo ponto de encontro na cidade. O Origine convida a viver o melhor da nossa cultura com um olhar contemporâneo, sempre com o rio como pano de fundo e a inspiração de sermos, hoje, o que a nossa história nos ensinou a ser”, acrescenta.
Com um projeto de arquitetura do estúdio NN e interiores assinados pela Nano Design, os 70 quartos, de 14 tipologias diferentes, estão distribuídos ao longo de 5 pisos e oferecem ambientes acolhedores e sofisticados, capazes de combinar detalhes contemporâneos e outros mais vintage, onde os tecidos repletos de cor, padrões e texturas, a madeira, os pontos de luz natural e a vista privilegiada para o Douro e a cidade do Porto marcam presença. Na decoração, salta ainda à vista um mural de Jaqueline Arashida, uma artista brasileira, que nesta obra imponente, usa cores selecionadas a partir da paleta do hotel, misturando detalhes da cultura brasileira, movimentos e rituais.
“A abertura do Origine Porto Gaia representa mais um passo na consolidação da presença da Mercan Properties no Norte de Portugal. É o nosso 14.º hotel no país e o 7.º no Grande Porto, o que reflete o compromisso com o desenvolvimento do setor hoteleiro e a confiança no potencial turístico da região. É também a nossa primeira unidade em Vila Nova de Gaia, inaugurada sob a marca ‘Tribute Portfolio by Marriott’, o que reforça a ambição do projeto e a confiança do grupo Marriott na nossa visão”, aponta Jordi Vilanova, presidente da Mercan Properties.
Além do serviço de pet-friendly e de um centro fitness a funcionar 24 horas, com possibilidade de acompanhamento de um personal trainer, o Origine Porto Gaia tem ainda um restaurante, que mistura a cozinha tradicional portuguesa com algumas técnicas francesas, e um Champagne Bar, capaz de contrastar com a oferta vínica predominante e tradicional na região.
O Cota 219 apresenta-se como um champagne bar, onde na carta, imperam os vinhos da região de Champagne e vinhos espumantes portugueses, do Minho ao Dão, passando pelo Douro e a Bairrada, numa mistura entre pequenos produtores e casas independentes com algumas referências mais sonantes. A oferta inclui também sangrias, feitas à base de espumante e champagne, e cocktails clássicos e de autor, que vão dos perfis mais frescos e subtis aos mais complexos e gastronómicos.
Com uma decoração inusitada e intimista, o Cota 219 possui 26 lugares e uma eclética oferta de pratos leves, como ostras, carpaccio de polvo, pimentos crème fraîche de lima e chicória, brioche de atum corado com maionese cítrica e caviar de arroz ou a bola de berlim de presunto, sem esquecer propostas doces, como a pannacotta de flor de sabugueiro, mix de frutos vermelhos e champagne ou a sopa de frutas sorbet maracujá. O espaço funciona todos os dias, das 16h00 às 00h00.
O Origine Porto Gaia representa um investimento de 26,25 milhões de euros por parte do Grupo Mercan Properties, criando 554 novos postos de trabalho, 500 indiretos e 54 diretos.








