Politécnico da Guarda e World Talents juntam-se para atrair investimento estrangeiro
O Instituto Politécnico da Guarda e a World Talents assinam parceria para atrair investimento internacional e promover projetos de investigação.
A World Talents, plataforma que conecta empreendedores e empresas globais com universidades e ecossistemas de start-ups locais, anunciou uma parceria com o Instituto Politécnico da Guarda (IPG). O objetivo é atrair investimento internacional e ampliar as oportunidades de pesquisa e inovação através do programa Global Talent Portugal, que atua como a ponte entre empreendedores, investidores e os ecossistemas de start-ups e universidades de Portugal.
O Global Talent Portugal proporciona às universidades acesso a novas oportunidades de financiamento e recursos para fortalecer projetos de pesquisa e desenvolvimento, além de ampliar a sua rede de contatos internacionais. Por sua vez, os empreendedores e negócios estabelecem as suas atividades no país, contribuindo diretamente para os ecossistemas locais através de investimento, projetos de pesquisa e desenvolvimento, e transferência de conhecimento, explica a Wold Talents em comunicado.
Através do seu programa Global Talent Portugal, a World Talents atraiu cerca de 80 empreendedores e empresas para o país, com um investimento total de aproximadamente 2,8 milhões de euros.
“A World Talents acredita que a inovação e o crescimento do ecossistema de startups em Portugal passam também pela atração de empreendedores internacionais. Através do nosso programa de mentoria e apoio ao desenvolvimento de tecnologias proprietárias, esses empreendedores podem fazer a diferença no crescimento do Politécnico da Guarda, num momento em que a missão desta Instituição é avançar nos seus programas doutorais e licenciaturas diferenciadoras,” afirma Bernardo Saraiva, cofundador e diretor da World Talents.
“O IPGuarda tem estabelecido e promovido novas oportunidades de investimento que permitem o crescimento dos nossos professores e investigadores nas áreas de empreendedorismo, inovação tecnológica e disseminação do nosso conhecimento por atores externos que tragam mais-valia. A parceria com a World Talents representa e reforça este compromisso, e acreditamos que pode fazer a diferença no nosso plano de ação”, afirma Joaquim Brigas, presidente do Instituto Politécnico da Guarda (IPG).
«No âmbito da Inovação e Empreendedorismo, o Politécnico da Guarda tem disponíveis onze Laboratórios de Investigação, incluindo Robótica, Sistemas de Informação, Química e Materiais, Prototipagem, entre outros, além do Polytechnic To Business (P2B), uma série diversificada de programas e iniciativas que contribuem para uma estreita e coesa relação entre a instituição e o tecido empresarial. O P2B inclui o Poliempreende, um concurso de ideias de negócio, e a Policasulos, uma incubadora de projetos empresariais.
A parceria com o Instituto Politécnico da Guarda acontece no seguimento da recente expansão da World Talents na região norte, visando também reforçar diretamente a rede de inovação da universidade e da região.








