Estratégias do campo amoroso que pode utilizar no seu negócio

Conheça três estratégias do mundo amoroso que podem ser utilizadas diretamente no seu negócio com a finalidade de atrair investidores.
Talvez o retrato que tem do mundo dos negócios não seja o melhor e o mais provável é estar confuso com o título. O mundo empresarial pode parecer um lugar frio, onde só o dinheiro fala. A realidade não é bem esta e vamos tentar explicar-lhe as semelhanças entre estes dois mundos neste artigo.
Candace Sjogren, atualmente business angel e anteriormente fundadora e CEO de duas start-ups de fintech, partilhou no Entrepreneur estratégias usadas no campo amoroso que podem ser aplicadas diretamente no mundo dos negócios.
A autora do artigo retrata-se como uma geek que nunca soube como atrair a atenção das suas primeiras paixões da escola. Tudo isto mudou aos 30 anos, altura em que a investidora decidiu mudar a sua vida e começar a sua própria start-up. Agregada a esta mudança veio a necessidade de receber capital para financiar o seu novo projeto.
Sjogren apercebeu-se que as aptidões (ou a falta delas) de atrair as atenções das suas paixões podiam ser utilizadas para atrair investidores. A business angel revelou três estratégias que estão presentes nos dois mundos e que resultaram.
- Seja o desportista, tenha visibilidade
Ao estilo de filme americano, em que todas as raparigas querem namorar com os desportistas, Sjogren explica que para uma start-up ter visibilidade precisa de ser como um dos membros da venerada equipa do liceu. “Toda a gente quer namorar com o desportista porque toda a gente quer namorar com o desportista”, esta é a frase utilizada pela autora do artigo e, apesar de parecer uma redundância, tem mais conteúdo do que aparenta. Os desportistas são, por norma, os alunos que recebem mais visibilidade nas escolas norte-americanas e o objetivo da sua start-up devia ser o mesmo: ter o máximo de atenções viradas para si.
Inscreva-se em programas de aceleração, reuniões e eventos de networking da indústria em que a sua start-up está inserida – estes eventos são normalmente financiados por investidores que querem conhecer novos projetos -, participe em competições de pitch, enfim, participe em tudo o que acha que pode ser útil para lhe dar visibilidade a si e à sua start-up.
Quanto mais participar, maior a probabilidade de ter a oportunidade de se dar a conhecer a investidores da sua indústria.
Aconselhamos, em complementaridade com este ponto, que se mantenha a par dos últimos eventos na nossa área AGENDA.
- Seja requisitado
Para ser um dos desportistas mais requisitados não basta aparecer no treino, é preciso ser um dos melhores jogadores em campo nos jogos importantes e, mesmo que não tenha sido, aja como tivesse tido uma grande prestação. A ideia no mundo dos negócios é a mesma: se quer atrair a atenção do seu investidor tem de lhe mostrar que é requisitado. Mesmo que não tenha outras ofertas em cima da mesa, aja como tivesse.
Torne-se numa “celebridade CEO”. Tente ter visibilidade nos média locais ou – se tiver a oportunidade – nacionais e nas publicações que cobrem a indústria onde a sua start-up está inserida e leia tudo o que é escrito sobre si na imprensa. Este ponto é fulcral para saber o que os investidores leram sobre si e para criar uma história apetecível à volta do seu negócio.
- Feche negócios com urgência
Sempre que algum investidor lhe disser que tem interesse no seu projeto anote o nome dele. Desta maneira poderá utilizar esse interesse como uma arma no seu próximo pitch. O facto de mostrar aos investidores que tem outras pessoas que estão dispostas a financiar o seu projeto cria um impulso e encosta os potenciais interessados à parede para que tomem – ou não – a decisão de investir em si.
A melhor maneira de fechar “negócios” proveitosos para o seu lado tanto na vida real como no mundo dos negócios é criar um sentido de urgência na pessoa que tem de tomar a decisão. Quase como “se não quiseres namorar comigo há quem queira”.