Inovações que vão liderar a revolução dos dados, segundo a JDC

Machine Learning e Ética de Dados são duas das inovações que irão remodelar o papel dos dados na tecnologia do futuro.

A Junior Data Consulting (JDC), a Júnior Empresa da Nova IMS especializada em soluções tecnológicas orientadas por dados, alerta para o facto da evolução do setor da tecnologia continuar a evoluir rapidamente, salientando o impacto da Data Science, Machine Learning e Business Intelligence nesse processo.

Margarida Sardinha, presidente da JDC, afirma mesmo que “a confiança nos dados será o maior ativo das empresas tecnológicas em 2025. Quem investir em decisões data-driven estará a construir uma importante vantagem competitiva”.

Para o ano em curso, a Junior Data Consulting apresenta as quatro inovações que previsivelmente irão transformar o mercado.

Análise preditiva e prescritiva avançada. A análise preditiva está a tornar-se ainda mais sofisticada, permitindo às empresas prever tendências e também recomendar ações estratégicas com base em modelos prescritivos. Dessa forma, com o suporte de algoritmos de Machine Learning e Big Data, setores como a logística e o retalho têm a oportunidade de otimizar cadeias de abastecimento e melhorar a experiência do cliente através de decisões mais rápidas e precisas.

 Explainable Machine Learning (XML). A adoção de modelos de Machine Learning que expliquem os seus processos de decisão será uma prioridade em 2025. A capacidade de entender como e porquê um algoritmo chegou a uma conclusão trará maior confiança e aceitação por parte de utilizadores e decisores em todos os setores de atividade. Esta mudança de mentalidade será essencial para garantir credibilidade e maior adoção das soluções de IA no mundo empresarial.

Análise em tempo real. Esta será uma ferramenta estratégica em 2025,  já que as empresas poderão reagir a eventos em frações de segundo, otimizando operações e maximizando resultados. Exemplos incluem a monitorização de dados de sensores da Internet das Coisas (IoT), utilizados em cidades inteligentes e fábricas automatizadas, ou a gestão de inventário em tempo real em cadeias de abastecimento.

Ética e governança de dados. As empresas sentirão, cada vez mais, a necessidade de adotar práticas robustas de governança de dados. A conformidade com regulamentações como o RGPD continuará a ser essencial, mas deverá incluir iniciativas proativas para proteger os interesses dos utilizadores. Além disso, o crescimento dos Large Language Models (LLMs) e das soluções de IA generativa acarreta novos desafios, incluindo a falta de regulamentação específica para estes modelos, o que deverá ser um dos principais debates do setor em 2025.

Comentários

Artigos Relacionados