Fundação Ageas investe em projetos de impacto Pedalar Sem idade e Dioscope

Pedalar Sem idade, que combate a solidão através de passeios em Trishaw, e a Dioscope, que quer democratizar o acesso à saúde, são os novos investimentos da Fundação Ageas.
A Fundação Ageas acaba de divulgar mais dois investimentos de impacto, um na área do envelhecimento e outro na área da saúde. A Fundação investiu na Pedalar Sem idade e na Dioscope, traduzindo-se, respetivamente, no segundo e terceiro investimentos de impacto realizados pela instituição, ambos via acordos de partilha de receitas.
Para João Machado, presidente do Conselho de Administração da Fundação Ageas, “o investimento nestes dois Parceiros tem o mesmo pressuposto: permitir que projetos de inovação social muito bons possam beneficiar mais Pessoas que deles necessitem. Tanto a Pedalar sem Idade, como a Dioscope são exemplos de qualidade de soluções com potencial para melhorar a qualidade de vida da população, merecendo a nossa confiança e compromisso em prol do seu crescimento e bom funcionamento”.
De acordo com dados da OCDE, Portugal é o 5º país mais envelhecido do mundo, com 23% da população acima dos 65 anos. Estima-se que, pelo menos 15% da população sénior em Portugal enfrente problemas de solidão extrema, mas acredita-se que o número real possa ser superior.
Pedalar Sem Idade é uma iniciativa que pretende combater este problema junto da população sénior ou com mobilidade reduzida. Inspirando-se no movimento nórdico Cycling Without Age que, através do uso de bicicletas adaptadas (trishaws), conduzidas por voluntários em passeios regulares de 45 a 60 minutos, a entidade devolve o que intitula de “direito ao vento dos cabelos”.
O investimento da Fundação Ageas neste projeto irá permitir que esteja presente em mais de 10 cidades nos próximos dois anos, aumentando o número de pessoas beneficiárias e alcançando, mais rapidamente, uma sustentabilidade financeira.
Já a Dioscope é uma ferramenta de apoio à decisão clínica que visa otimizar a jornada dos doentes nos centros de saúde e nos serviços hospitalares, melhorando a eficiência da decisão médica, aumentando a capacidade de resposta e diminuindo os tempos de espera.
O projeto, distinguido como Melhor Ideia em Saúde do Ano de 2022 pela Ordem dos Médicos, faz parte da empresa Wellpartners, que com a sua plataforma de conhecimento médico digital, apoia anualmente milhares de médicos através de cursos de educação médica. Com este investimento, a Fundação Ageas vai contribuir para a expansão da equipa Dioscope e acelerar a sua implementação nos sistemas de mais de 80 hospitais e centros de saúde do que já aderiram à solução.