Porto Business School inclui IA na pós-graduação em controlo de gestão

Nova edição do programa, que arranca em janeiro, introduz a unidade curricular de “Business Analytics and Artificial Intelligence”.

A Porto Business School está a promover a nova edição da pós-graduação em Controlo de Gestão e Execução Estratégica, que terá início em janeiro de 2025. O programa, que procura renovar-se continuamente para desenvolver sistemas de controlo de gestão alinhados com as mais recentes estratégias organizacionais, traz agora uma novidade: a introdução da inteligência artificial (IA), através da unidade curricular de “Business Analytics and Artificial Intelligence”.

Deste modo, a atualização curricular adapta a formação à crescente aplicação da IA nos processos de gestão, respondendo aos desafios da competitividade global, da evolução tecnológica e da complexidade dos mercados. Nesse sentido, a pós-graduação incute uma visão integrada do controlo de gestão e execução estratégica, abrangendo a conceção, implementação, planeamento e monitorização dos resultados, explica a instituição de ensino em comunicado.

Estruturado em três áreas principais – controlo de gestão, gestão geral e competências interpessoais –, o programa oferece ferramentas práticas para desenvolver e implementar estratégias adequadas à atualidade. Os participantes serão ainda desafiados a aplicar esses conhecimentos num projeto real, desenvolvendo igualmente competências de comunicação, negociação, trabalho em equipa e liderança.

Joaquim Barreiros, Vasco Viana e João Ribeiro, codiretores da pós-graduação em Controlo de Gestão e Execução Estratégica, referem que “tem-se observado uma complexidade crescente nas funções de controlo de gestão, o que reforça a necessidade de atualização contínua de conhecimentos e competências, quer técnicas quer pessoais e sociais. Este programa responde a esses desafios, mantendo-se alinhado com as mais recentes tendências organizacionais e representando uma mais-valia no mercado de trabalho. A nova edição distingue-se, entre outros aspetos, pela integração da inteligência artificial na estrutura curricular, através da unidade de Business Analytics and Artificial Intelligence, refletindo a crescente aplicação desta tecnologia nos processos de gestão e execução estratégica das empresas e de um maior relevo dado aos temas da sustentabilidade e do reporte ESG”.

Na última edição, a turma foi composta por 41 alunos – 22 dos quais mulheres –, com uma idade média de 33 anos, com um background académico maioritariamente nas áreas de Gestão, Engenharia e Economia, demonstrando um interesse transversal pela temática em diversas faixas etárias.

O programa, que tem início em janeiro de 2025, tem a duração de um ano, com aulas que podem ser frequentadas em regime presencial ou full online. As candidaturas estão disponíveis até 5 de janeiro.

Comentários

Artigos Relacionados