T-Invest, o portal que aproxima os municípios dos cidadãos e empresas
A plataforma T-Invest é coordenada pelo Ministério da Coesão Territorial e dá a conhecer os benefícios oferecidos pelos municípios nacionais para as empresas e famílias que se queiram instalar neles.
A plataforma T-Invest é uma nova ferramenta vocacionada para servir cidadãos e empresas, e que disponibiliza informação sobre os incentivos e apoios concedidos nos diferentes municípios do país.
O portal, apresentado recentemente, foi coordenado pelo Ministério da Coesão Territorial, dinamizado em estreita articulação com a AD&C – Agência para o Desenvolvimento e Coesão, as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, e com as Câmaras Municipais do continente. Foi criado para facilitar e agilizar as escolhas das empresas e das famílias que optem por instalar-se num dos municípios nacionais de Norte a Sul do país, fornecendo informação relevante para quem queira instalar-se, expandir ou começar uma nova vida.
O T-Invest dá a conhecer os benefícios oferecidos pelos municípios desde isenções de impostos, apoios à família, benefícios fiscais e disponibilidade de lotes para acolhimento empresarial. A plataforma foi construída para que trabalhadores, famílias e empresários possam selecionar o local mais adequado às suas necessidades.
Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, frisou na sessão de apresentação da plataforma que “as equipas dos municípios têm aqui uma montra, um espaço único para divulgarem aquilo que fazem pelas suas gentes, pelos seus territórios”. Acrescentou ainda tratar-se de “um instrumento fundamental de planeamento do nosso desenvolvimento regional, mas também de planeamento para utilizarmos os fundos europeus”.
Além disso, destacou ainda a ministra, “trata-se de um projeto que promove a própria concorrência e comparação entre os municípios, o que é bom porque serve também como fonte de inspiração para fazer mais e melhor”. Frisou também que “decidir onde viver, trabalhar ou investir deve ser uma decisão informada e esta plataforma ajudará a tomar decisões acertadas”.
Ana Abrunhosa explicou que o T-Invest é de “simples acesso porque temos numa única plataforma, num único visualizador, informação atualizada. Não só para cidadãos e empresas, mas também para quem faz planeamento, quem quer captar investimento para o território, disponível às instituições de ensino, que são absolutamente determinantes nas nossas estratégias de desenvolvimento regional, e às associações empresariais, aos municípios e freguesias”.