Europa vai ter uma comissária para start-ups, pesquisa e inovação

A Comissão Europeia nomeou a búlgara Ekaterina Zaharieva para ocupar o cargo da primeira comissária para start-ups, pesquisa e inovação.

“Devemos colocar a pesquisa e a inovação, a ciência e a tecnologia no centro da nossa economia. [Zaharieva] garantirá que investiremos mais e concentraremos nossos gastos em prioridades estratégicas e tecnologias inovadoras”, afirmou Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, a propósito da nomeação de Ekaterina Zaharieva para o cargo de comissária europeia para start-ups, uma função que também abrange a parte de pesquisa e inovação. Entre 2017 e 2021, Ekaterina Zaharieva foi vice-primeira-ministra da Bulgária.

A par desta novidade, enquadrada numa nova estrutura de comissários, a presidente da Comissão também indicou a finlandesa Henna Virkkunen, ex-membro do Parlamento Europeu, e Stéphane Séjourné, ex-ministro francês da Europa e Relações Exteriores, para pastas relacionadas com a definição das políticas de tecnologia da União Europeia nos próximos cinco anos. Virkkunen, que também trabalhou em políticas digitais, deverá assumir o papel de vice-presidente executiva da Comissão para soberania tecnológica, segurança e democracia e se tornar comissária para tecnologias digitais e de fronteira.

Por sua vez, Stéphane Séjourné deverá assumir a vice-presidência executiva da Comissão para prosperidade e estratégia industrial, e substituir o comissário da indústria Thierry Breton, mentor de algumas das principais políticas tecnológicas dos últimos cinco anos, entre as quais a Lei de IA e as Leis de Mercados e Serviços Digitais, e que agora deixa o cargo.

Comentários

Artigos Relacionados