Empresa recebe 15M€ para colocar robots a desenvolver o trabalho de lojistas

A Bossa Nova, uma empresa que desenvolve robots, anunciou esta semana ter recebido 15 milhões de euros em investimentos para financiar a sua nova solução.

A indústria do retalho tem sofrido alterações nos últimos anos, especialmente na área de armazenamento. Para trazer uma maior dinâmica à indústria, a Bossa Nova Robotics anunciou uma ronda de investimentos de Série B liderada pelo fundo norte-americano Paxion. A Intel Capital e a Cota Capital também fazem parte da lista de investidores da empresa, que até agora recebeu pouco mais de 35 milhões de euros em financiamento.

A nova solução da Bossa Nova Robotics é um robot que faz a contagem do inventário disponível nas prateleiras das lojas. A solução é especialmente atrativa às grandes superfícies como supermercados.

Michael Marks, que faz parte dos quadros tanto da Bossa Nova, como da Paxion, afirmou em comunicado à imprensa que a start-up “está a atacar um problema no inventário difícil de resolver e que todos os anos custa milhares de milhões de dólares às superfícies de retalho”. Marks acrescentou ainda que esta tecnologia “dá acesso a insights em tempo real que podem ajudar os lojistas a perceber o que se passa nas prateleiras das suas lojas e, por consequência, a melhorarem o serviço ao cliente”.

Foi recentemente anunciada uma parceria com a Walmart – uma das maiores cadeias de retalho dos Estados Unidos -, onde vão ser implementados 50 robots da Bossa Nova para fazerem não só um ponto de situação em relação aos stocks das lojas, como também para ajudar os seus gestores a localizarem produtos mal-arrumados.

O maior problema que poderá saltar à vista seriam os carrinhos de compras e as pessoas, no entanto, os robots criados pela empresa norte-americana têm sensores capazes de detetar e evitar obstáculos.

O mais provável é esta tecnologia ser, em termos de custos, benéfica para as grandes superfícies que, inevitavelmente, vão deixar de contratar pessoas para fazer o trabalho que este tipo de tecnologia é capaz de assegurar.

Comentários

Artigos Relacionados