Sueca SweGreen cultiva vegetais dentro dos supermercados

Há uma empresa sueca que cultiva vegetais nos supermercados, próximo do consumidor, recorrendo a um sistema de “quinta” vertical. A solução já foi exportada para a Alemanha.

A solução criada pela SweGreen já está a ser aplicada na Suécia e na Alemanha e é, de acordo com a empresa sueca, uma forma de responder à falta de água, de terras agrícolas e de eliminar a dependência da geopolítica global. A empresa desenvolveu um sistema de in-store farming que permite cultivar vegetais e frutas nos supermercados, através de um sistema de hortas verticais que recorrem à hidroponia, uma técnica em que as plantas são cultivadas em plugues de lã de rocha em água, sem solo, e com os minerais e nutrientes essenciais para o seu normal crescimento e desenvolvimento. O método implementado pela SweGreen permite que cada plataforma de cultivo possa produzir a quantidade equivalente de alimentos de até três hectares de terra agrícola, assegura a empresa.

Com a instalação das in-store farming, os clientes dos supermercados podem acompanhar o crescimento das verduras, que na altura certa podem ser colhidas diante dos seus olhos e retiradas das prateleiras.

Em função da dimensão do supermercado e das suas necessidades, este pode escolher uma plantação de 45 metros quadrados, com capacidade para 300 plantações por dia, ou uma mais pequena, na ordem dos 12 metros quadrados, com capacidade para produzir no máximo 116 plantações por dia.

Neste momento, alface, endro, hortelã e salsa são algumas das cerca de 100 espécies que a SweGreen pode cultivar nestas hortas interiores. Sepehr Mousavi, diretor de inovação, revelou que também estão a ponderar adicionar microverduras ao portefólio e que estão a testar frutíferas e morangos.

A escolha das plantas está relacionada com a sazonalidade e com a preferência dos consumidores. Além disso, o sistema adotado pela empresa sueca é também um exemplo de recurso à inteligência artificial na atividade agrícola, já que esta pode ajudar no processo de tomada de decisão. “Temos uma ferramenta de IA que fornece a receita de crescimento aos nossos produtores para que as pessoas que trabalham no supermercado recebam uma lista de tarefas que lhes garanta exatamente os produtos necessários naquele dia”, explicou o diretor de inovação.

A par dos supermercados, também os restaurantes, os hotéis e até as universidades estão entre os potenciais utilizadores do sistema desenvolvido pela SweGreen.

Este método de produção sustentável de alimentos já permitiu à SweGreen conquistar vários prémios internacionais entre os quais um IKANO Sustainability Award, tendo igualmente sido nomeada para a lista o FoodTech 500.

Comentários

Artigos Relacionados