Atomico apresenta novos fundos a pensar em diferentes perfis de fundadores europeus

Num montante global de 1,12 mil milhões de euros, os dois novos fundos da londrina Atomico estão vocacionados para diferentes estágios de maturidade das start-ups.
“Dois novos fundos que apoiarão os fundadores mais ambiciosos da Europa nas suas missões de reconectar o mundo”. É assim que a venture capital Atomic define os novos fundos revelados recentemente e destinados a empreendedores europeus, cada um deles com uma equipa especializada para cada fase de maturidade dos projetos. Assim, o novo Atomico Growth VI de 681 milhões de euros fará parcerias com empreendedores da Série B até o pré-IPO, enquanto o Atomico Venture VI, de 438 milhões de euros, é um fundo de estágio inicial que continua o compromisso da venture capital em trabalhar com fundadores no início da sua jornada, predominantemente na Série A, juntamente com oportunidades ocasionais de Seed.
Defensora da tecnologia europeia desde a primeira hora, a Atomico aposta nos novos fundos numa altura em que, afirma, o ecossistema europeu começa a rivalizar com os seus equivalentes globais, capturando cerca de 30% do financiamento global em estágio inicial e criando mais novas empresas do que qualquer outra região do mundo.
“Acreditamos que os empreendedores são os maiores agentes de mudança para uma transformação positiva na nossa sociedade e economia – nossa missão é apoiar seu progresso global. Com esse propósito em mente, continuamos a ser um investidor generalista em tecnologia, fazendo parcerias em verticais onde vemos os fundadores mais ambiciosos construindo para resultados positivos. Adotamos uma abordagem focada no fundador para ajudar os empreendedores europeus a ter sucesso, com suporte prático de uma plataforma de líderes operacionais de classe mundial”, afirmou Niklas Zennström, fundador e CEO da Atomico.
Desde que a foi criada fundada em 2006, a Atomico já fez mais de 155 investimentos em 15 países europeus. A DeepL, da Alemanha, Corti, da Dinamarca, Pelago e Ben and Dexory, de Inglaterra, Neko Health, da Suécia, Strise, da Noruega, ou a Lakera, da Suíça, são alguns exemplos do portefólio de investimento da Atomico.