O “boom” do ecossistema de start-ups chinês já criou 15 unicórnios em 2017

Faz ideia de quantas start-ups avaliadas em mais de mil milhões de dólares (unicórnios) já nasceram em 2017?
Há neste momento 215 unicórnios em todo o mundo. São 215 start-ups avaliadas em mais de mil milhões de dólares (≈840 milhões de euros). Segundo a CB Insights, deste número, metade (107) são empresas com base nos Estados Unidos, 23 são europeias e 56 são chinesas.
Apesar dos EUA terem metade do bolo, a China parece estar a ganhar terreno. Há três anos atrás, em 2014, a China tinha apenas 8 start-ups avaliadas em mais de mil milhões de dólares. Segundo William Altman, um analista da indústria tecnológica da CB Insights, “a avaliação de mais de mil milhões de dólares destas empresas é influenciada pelo aumento da classe média chinesa, que está cada vez mais a comprar produtos e serviços online”. As categorias das empresas provam isso mesmo, a maioria das start-ups que ascenderam à desejada patente de unicórnio estão nos mercados online.
Até agora, 2017 deu à luz 41 start-ups com o estatuto multimilionário. A Europa não tem conseguido acompanhar o progresso dos EUA e da China. Este ano, só cinco start-ups dentro do continente europeu é que foram avaliadas em mais de mil milhões de dólares. Os Estados Unidos continuam no primeiro lugar do pódio, com 17 unicórnios criados só este ano.
Conheça os 15 unicórnios chineses criados em 2017:
VipKid
Com sede na capital da China, Pequim, a VipKid dá acesso a aulas particulares, lecionadas por professores norte-americanos, a crianças chinesas com idades compreendidas entre os cinco e os 12 anos. Esta start-up recolheu investimentos de oito investidores de risco e foi avaliada em 1.5 mil milhões de dólares (≈1,26 mil milhões de euros) na semana passada, dia 23 de agosto.
Cambricon
Também com sede na capital chinesa, a Cambricon está a desenvolver um processador inspirado no cérebro humano, que simula as sinapses e as células do sistema nervoso com o objetivo de conseguir o que se chama de “deep learning” (uma subsecção da categoria “machine learning” que imita o cérebro humano para processar informação, criar padrões e ajudar a tomar decisões). A Cambricon chegou ao estatuto de unicórnio no dia 18 de agosto, com um valor de 840 milhões de euros. O gigante do e-commerce Alibaba está incluído nos seis investidores da start-up.
e-Shang Redwood
Sediada em Xangai, esta start-up do setor imobiliário foi avaliada em cerca de 2,35 mil milhões de euros em julho. O e-Shang Redwood é a fusão de duas empresas asiáticas e que conta com dez investidores, sendo dois deles instituições bancárias.
Sense Time
A Sense Time é uma empresa focada na inteligência artificial e que dá acesso ao reconhecimento facial, a texto e a veículos a empresas da internet, serviços financeiros e a empresas de segurança. Com sede na capital chinesa, a Sense Time foi avaliada em 1,23 mil milhões de euros a 11 de julho e conta com um total de 19 investidores.
Zhaogang
Esta start-up de e-commerce, fundada em Xangai, em 2012, foca-se na compra e venda de aço. Atingiu o valor de unicórnio no final de junho deste ano, com uma avaliação de 840 milhões de euros.
Mobike
Também baseada em Xangai, a Mobike é uma aplicação mobile que deixa os utilizados alugarem bicicletas. Tem neste momento 16 investidores oriundos da China, da Alemanha e dos Estados Unidos. Foi fundada em 2015 e foi avaliada em mais de 2,5 mil milhões de euros a 16 de junho.
DT Dream
A DT Dream é uma start-up de serviços online especializada em computação por nuvem e em análise de “big data”. No dia 8 de junho deste ano foi avaliada em 840 milhões de euros. A Alibaba faz parte da pasta de investidores deste start-up.
Yuanfudao
a Yuanfudao é uma start-up de edtech (que utiliza tecnologia com a finalidade de educar) que dá acesso a exames via smartphone e tablet a estudantes. Tendo sido fundada em 2012, esta empresa foi avaliada em 840 milhões de euros dia 31 de maio.
Tuandaiwang
Esta é a única start-up de categoria fintech (tecnologia aplicada às finanças) desta lista. No final de maio foi avaliada em perto de 1,2 mil milhões de euros.
Netease Cloud Music
A Alibaba está para a Amazon assim como a Netease Cloud music está para o Spotify. Esta start-up de “streaming” de música foi avaliada em 974,5 milhões de euros este ano. Os investidores principais desta start-up são grandes empresas de média.
Bytedance
Com sede em Pequim, a Bytedance é uma “app” de notícias que analisa informação das redes sociais e dos hábitos de leitura do seu utilizador. Com os dados obtidos a aplicação providencia informação adaptada a cada um dos seus utilizadores. Fundada em 2012, a start-up foi avaliada nuns incríveis 9,25 mil milhões de euros.
NIO
A NIO é uma start-up do setor automóvel que fabrica carros elétricos e autónomos e que já conta com 24 investidores. A avaliação desta start-up é de 2,4 mil milhões de euros.
Ofo
Tal como a Mobike, a Ofo é uma start-up de partilha de bicicletas. Bastante simples de utilizar, os utilizadores têm apenas de fazer scan a um código para desbloquearem as bicicletas e pagarem. Fundada em 2014, a Ofo já vale 840 milhões de euros.
UR Work
Esta é a segunda start-up do setor imobiliário da lista. Com base em Pequim, a UR Work aluga espaços de coworking a pequenas empresas e empreendedores. Em janeiro a UR Work atingiu uma avaliação de 1,1 mil milhões de euros.
Zhihu
A Zhihu é um motor de busca online que usa um sistema de votos para encontrar as melhores respostas. Com uma avaliação de 840 milhões de euros, conseguida no dia 12 de janeiro, a Zhihu conta, neste momento, com apenas seis investidores.
Para também aceder à lista completa de start-ups unicórnio da CB Insights.