Farmcontrol recebe investimento da Portugal Ventures

A Portugal Ventures investiu na Farmcontrol, uma start-up portuguesa que desenvolve soluções para os produtores do setor agropecuário.

A empresa responsável pelo investimento público de capital de risco Portugal Ventures investiu na Farmcontrol, que desenvolveu um produto que permite automatizar as explorações agropecuárias.

“A experiência da equipa e a validação comercial que já conseguiram obter, com integração em mais de 100 explorações de 6 diferentes países, foram decisivos para a nossa decisão de investimento”, esclareceu o CEO da Portugal Ventures, Celso Guedes de Carvalho, em comunicado.

Esta start-up dá a possibilidade aos trabalhadores dos setores agrícola e agro-pecuário de monitorizar e controlar em tempo real qualquer tipo de exploração deste tipo, através de qualquer aparelho com acesso à internet. O produto desenvolvido pela Farmcontrol também envia notificações e cria relatórios detalhados para analisar a eficácia da produção.

O combinar destas funcionalidades resulta num melhoramento a nível da eficácia e produtividade e, por consequência, reduzir os custos monetários totais associados à exploração.

A Farmcontrol vai utilizar o dinheiro investido pela Portugal Ventures para apostar no departamento de investigação e desenvolvimento, com o objetivo de desenvolver novas soluções de “software” e “hardware”, incluindo o desenvolvimento do “machine learning” e “big data”. Aumentar a presença internacional também faz parte da agenda da start-up.

António Correia e Fernando Carvalho, fundadores da Farmcontrol, referiram em comunicado que “como qualquer start-up temos feito o ‘caminho das pedras’ para encontrar o rumo e a estabilidade do nosso roadmap, sendo de realçar o reconhecimento e a validação que temos tipo parte do mercado. Ainda recentemente fomos uma das 10 empresas selecionadas a nível mundial pela NUTRECO FEED TECH Challenge para demonstrar o impacto obtido ao nível da otimização das explorações agropecuárias. Nesta nova ronda de financiamento precisávamos de um parceiro experiente e profissional, mas também de proximidade. A Portugal Ventures foi por isso a escolha natural e a entrada da mesma marca um passo fundamental para o projeto”.

Comentários

Artigos Relacionados

Ricardo Monteiro