Brasileira Inspira é a grande vencedora do Pitch Web Summit 2023

A start-up brasileira Inspira é a vencedora do concurso Pitch 2023 do Web Summit. Disputou a final com a Cognimate e a Kinderpedia.

A Inspira, start-up brasileira da área do direito, consagrou-se como vencedora do concurso Pitch do Web Summit 2023. De um grupo de 10 semi-finalistas, chegaram à final a cipriota Cognimate, a romena Kinderpedia e a Inspira.

Henrique Ferreira, CXO e coundador da Inspira, admitiu que não tinha treinado para este momento, e chamou ao palco o resto da equipa. “Este é um grande reconhecimento para toda a equipa, mas é apenas o princípio”, afirmou após o anúncio.

A  Kinderpedia é uma plataforma que pretende ser uma ligação entre a escola e os pais. Num só software, é possível organizar toda a vida escolar e partilhar as novidades com os pais, num modelo de subscrição pago pelas escolas.

Já a Cognimate Inc veio provar que a reabilitação de doentes afetados por acidentes vasculares cerebrais não tem de ser necessariamente penosa. Através de uma espécie de luva, prometem transformar a reabilitação “num jogo” divertido e que pode ser utilizado individualmente na recuperação de quem ficou com sequelas físicas e precisa de reaprender a mexer as mãos.

A escolha foi feita pelo júri, mas o público também votou nas três finalistas. Se fosse o público a escolher, a empresa vencedora teria sido a Kinderpedia, que recolheu 54% dos votos. A Inspira recolheu 27% dos votos e a Cognimate 19%

O júri que elegeu os finalistas foi composto por Teresa Fiúza, da Portugal Ventures, Beverly Parenti, da The Last Mile, Igor Senra, da Cora, Jonas Linnebjerg, da Maersk, Juan Pablo Ortega, da Yuno, Laura Puricelli, da Dress for Good, Silvia Moschini, da Unicoin, Sonya Barlow, da LMF Network & BBC, e Stephane Bronoff, da Airbus.

Na edição de 2022, a vencedora dessa competição foi a Theneo, da Geórgia, start-up que desenvolveu uma ferramenta baseada em inteligência artificial que disponibiliza e que gera documentos de API do tipo Stripe. Este ano, a sua fundadora e CEO Ana Robakidze voltou ao palco central da Web Summit para falar da sua experiência depois de ver vencido o concurso no ano passado.

Recorde-se que em 2021 a portuguesa Smartex.ai, responsável pela criação de uma solução baseada em inteligência artificial que reduz o desperdício no setor têxtil, foi a grande do concurso Pitch da Web Summit.

A competição para o Pitch Final é exigente. Só 75 start-ups chegam ao palco, sendo o número reduzido progressivamente nas várias fases. Este ano 10 start-ups portuguesas tinha conseguido chegar à semifinal.

Comentários

Artigos Relacionados