TecStorm 2023 premeia projetos de saúde, energia, conectividade e fintech

A 7.ª edição do TecStorm, um hackathon universitário, já tem vencedores. São quatro os projetos distinguidos com um prémio global de 10 mil euros.
Já são conhecidos os empreendedores universitários que este ano venceram mais uma edição do TecStorm, uma iniciativa dedicada ao empreendedorismo e à tecnologia, em formato hackathon, da responsabilidade da Junitec (Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico). Os jovens universitários disputaram um prémio global de 10 mil euros. Estavam em causa quatro categorias – saúde, energia, conectividade e fintech – e os vencedores foram:
Categoria conectividade / Vodafone
Vencedor: Santri (wearables – smart band) – Monitoriza o estado de saúde dos idosos, sem necessidade de competências técnicas e comunica o seu estado aos familiares através da rede de telecomunicações moveis 5G.
Finalista: Gestus – Consiste num equipamento de reconhecimento de linguagem gestual – luvas de utilização diária – e conversão em sinais textuais ou auditivos.
Categoria energia / Galp
Vencedor: Watr – Solução ecológica para conservação e reaproveitamento da água fria do chuveiro, redirecionando-a para o autoclismo sem esforço.
Finalista: SunSentry– Um sistema de sensores que rastreia o desempenho dos painéis fotovoltaicos e notifica o proprietário se o dispositivo estiver enfraquecido ou danificado.
Categoria Saúde / Fundação Champalimaud
Vencedor: DoseIT – Dispensador de medicamentos inteligente, associado a aplicação móvel, que facilita a gestão e toma diária de inúmeros fármacos.
Finalista: Triclinic – App que permite otimizar a marcação de consultas e exames médicos, facilitando o processo de escolha e agendamento para o utente e gestão para as clínicas.
Categoria Fintech / Teya
Vencedor: legalAID – Plataforma que facilita o acesso à justiça para todas as empresas. Através da análise da jurisprudência calcula a probabilidade de uma empresa ganhar um litígio e o valor provável a receber/pagar.
Finalista: Drink & Go – vending machine tecnológica que permite ao utilizador fazer o seu próprio cocktail.