8 sugestões para evitar o stress tecnológico

Está sempre online? Sempre de telefone na mão a consultar emails ou as redes sociais? Então é provável que sofra de stress tecnológico, patologia que pode levar a danos psicológicos, emocionais e comportamentais. A Adecco avança com sugestões para ultrapassar o problema.

A pressão social ou laboral para se estar permanentemente acessível, seja através de telemóveis, computadores ou outros dispositivos, pode ter um impacto significativo na saúde mental, uma realidade que a pandemia do último ano e meio trouxe para a ribalta. Com este ponto de partida, a Adecco, reuniu algumas pistas para identificar os sintomas associados ao Tecnostress (um termo que surgiu no livro de Craig Brod, em 1984, e que se refere à incapacidade de lidar com a tecnologia que resulta em angústia), e sugere formas para quem não consegue desligar, poder ultrapassar o stress tecnológico e os sintomas que lhe estão associados, sobretudo ao nível da saúde mental.

1.     Definir tempo para pausas e cumprir. Isto implica controlar o tempo que se está em frente de um ecrã. Marque as pausas para desligar à medida que se torna mais consciente do tempo que passa ligado aos dispositivos eletrónicos.

2.     Definir o tempo que está nas redes sociais. Se precisar de utilizar as redes sociais diariamente, certifique-se de que bloqueia as notificações no telefone. Se optar por uma atitude mais drástica, apague as aplicações para as redes sociais dos dispositivos móveis.

3.     Desligar o seu dispositivo pessoal. Bloqueie as distrações desnecessárias no trabalho, quando faz uma pausa e quando vai para a cama. Comece por desligar o seu telefone várias vezes durante o dia.

4.     Reduzir as comunicações desnecessárias. Filtrar as mensagens não urgentes e reservar tempo para responder quando tiver tempo. Isto aplica-se tanto à comunicação no trabalho como à pessoal.

5.     Anotar as tarefas no papel. Se não se quiser ter mais uma aplicação ou sistema para organizar as suas tarefas e pensamentos, recorra à forma tradicional de organização: as agendas de papel podem ser muito eficazes.

6.     Concentre-se numa tarefa de cada vez. Pare a multitarefa tecnológica, feche as múltiplas janelas e concentre-se na tarefa que tem em mãos. Se estiver a trabalhar em grupos de gestão de projetos online, crie limites claros sobre quando estará contactável.

7.     Formar profissionais para a utilização de novas tecnologias. A formação dos funcionários para compreenderem como utilizar eficazmente uma (nova) tecnologia evita a ansiedade e torna-os mais confiantes nas suas capacidades.

8.     Encorajar os funcionários a desligarem-se. Cultivar uma cultura de respeito pelo tempo livre fora do trabalho ajudará os colaboradores a melhorar o seu equilíbrio entre a vida profissional e familiar, o que, por sua vez, aumentará a sua produtividade.

Comentários

Artigos Relacionados