6 tipos de líderes que se tornam inesquecíveis para os colaboradores

Conheça os vários tipos de líderes que conseguem influenciar e criar equipas devotas às empresas.

Tornar-se num grande líder não é uma tarefa fácil, especialmente se passou por empresas onde os chefes eram o que os especialistas designam de pessoas tóxicas. No entanto, há certas características que tornam os gestores em pessoas inesquecíveis aos olhos dos colaboradores. Importante referir que este tipo de competências não são ensinadas em licenciaturas, mestrados ou MBAs.

É o que afirma Macel Schwantes, consultor na área e fundador do projeto Leadership From the Core, numa publicação da Inc.. De acordo com este especialista, há seis tipos de líderes que não saem da memória e que têm o potencial de se tornarem um exemplo na vida futura dos seus trabalhadores:

– Líderes que não têm medo de estar errados. Os chefes que mais se destacam não são os que acham que estão sempre corretos, mas antes aqueles que não têm medo de estar errados. Ao contrário dos gestores que acreditam estar sempre corretos, estes indivíduos estão seguros da sua posição e sabem que é mais importante procurar o que é acertado do que estar certo.

– Líderes que ouvem mais do que falam. Segundo Schwantes, a melhor forma de detetar um líder inseguro no seu ambiente natural é deixá-lo falar sobre os “grandes” feitos da sua carreira. Os líderes seguros de si sabem o que pensam e não querem impor as suas verdades aos colaboradores. Em vez disso, querem ouvir o que as outras pessoas da sua equipa pensam sobre determinado assunto.

– Líderes que partilham o sucesso. Um caminho rápido para conquistar a confiança dos seus colaboradores é deixar de procurar a glória e validação dos feitos do seu departamento/empresa. Partilhar o sucesso com a sua equipa é importante na medida em que ajuda os restantes colaboradores a sentirem que fazem parte de algo maior.

– Líderes que procuram conselhos. Os líderes inesquecíveis procuram rodear-se de pessoas de confiança que tenham diferentes opiniões. Isto tanto pode incluir mentores, como colaboradores.

– Líderes que dão parte do negócio aos colaboradores. Nada valida mais a confiança que um líder sente por um colaborador do que oferecer-lhe parte do negócio. Assim, não só retém talento na empresa, como também faz com que os membros das equipas sintam uma maior responsabilidade pelo seu trabalho.

– Líderes que reconhecem as contribuições dos colaboradores. Um líder inesquecível nunca pode voar sozinho. Segundo refere Schwantes, este tipo de pessoas reconhece sempre o sucesso e esforço da sua equipa – tanto em locais públicos, como privados. Nada motiva mais um empregado do que ver um líder partilhar publicamente os feitos da sua empresa com os colaboradores.

Comentários

Artigos Relacionados