Não participa em feiras de negócios? Fique então a saber que está a deixar escapar um grande potencial. Saiba como pode tornar a presença da sua empresa neste tipo de eventos num sucesso.

Feiras, exposições de negócios e conferências são eventos importantes para as organizações e os seus colaboradores. Independentemente da área de mercado no qual a sua empresa se insere (por exemplo, marketing, vendas, engenharia, medicina, etc.), estes eventos podem proporcionar às organizações oportunidades para atingir metas e objetivos específicos e de forma mais económica.

De acordo com os dados compilados pelo SpinGo, “o custo de uma reunião face a face com um potencial cliente numa feira de negócios é de 142 dólares [125 euros]. Se a reunião ocorrer no escritório, o custo sobe para os 259 dólares [228 euros]. Participar numa feira permite-lhe ter conversas presenciais com potenciais clientes de uma forma mais económica.”

Numa entrevista para a Forbes, a especialista em feiras de negócios Alice Heiman, co-fundadora da TradeShow Makeover, referiu que o segredo para o sucesso de um evento é a preparação. “O segredo do sucesso para qualquer evento está na preparação e, contudo, é aqui que as pessoas investem menos tempo”, disse, acrescentando que “muitas vezes as pessoas convencem-se que fizeram todo o planeamento necessário mas, na verdade, a maioria descurou vários aspetos importantes”.

Para que a sua participação numa feira seja um sucesso, Heiman partilha seis dicas.

1. Comece a planear com antecedência
Assim que tenha adquirido o espaço de exposição, defina quem irá liderar o evento e elabore um cronograma, onde se aponta tudo o que há para fazer em cada semana anterior ao evento.

2. Pesquise. Aprenda tudo o que há para saber sobre o evento
Desde oradores, outros expositores, público, temáticas, tendências e tudo o que o ajudar a elaborar a sua estratégia de comunicação relacionada com o acontecimento. Escolha um tópico que possa ser utilizado antes, durante e depois do evento e que, ao mesmo tempo, seja memorável. O melhor é que consiga causar impacto relacionando a sua área de trabalho com a tendência da indústria”.

3. Prepare toda a estratégia de comunicação, baseada na informação recolhida pela sua pesquisa
Comunicações pré-feira devem fluir em direção às mensagens durante a feira que fluirão até às mensagens pós-feira. Isto é igualmente válido para as imagens usadas. Estas devem ser memoráveis e estar de acordo com a sua presença online. A arte dos seus e-mails deve estar em sintonia com a do seu website e do seu stand para que ninguém fique confundido.

4. Marque reuniões
A sua equipa deverá contactar clientes e potenciais clientes para marcar encontros durante a feira.

5. Planeie cada detalhe sobre a presença dos seus funcionários na feira
Que roupa usarão, quais serão os horários de trabalho, o que fazer quando não estão no stand, que perguntas devem ser feitas?

6. Organize os follow-ups. Marque-os na sua agenda e planeie-os com antecedência
Cada equipa deve ter o seu follow-up pronto a sair assim que o evento termina.

Embora todos estes pontos pareçam muito óbvios, Heiman diz que a maioria das empresas não cumpre todos ou, pelo menos, “não o fazem de forma consistente e rigorosa”.

Vemo-nos na próxima feira de negócios?

Comentários