5 passos para contratar a pessoa certa para a sua empresa

Encontrar a pessoa certa para a função que precisa nem sempre é uma tarefa fácil, chegando mesmo a ser um processo moroso. Há muitos elementos a analisar e, certamente, a grande maioria começa pelo currículo, mas saiba que há muito mais a fazer.
Trabalhar com uma equipa que partilha os mesmos valores e conceitos é fundamental para atingir o sucesso empresarial. Delegar tarefas a pessoas de confiança auxilia o trabalho do empreendedor, que pode dedicar-se à elaboração de novos projetos para o negócio. Mas nem sempre é possível saber se o funcionário recém-contratado irá corresponder às expectativas e adaptar-se à cultura da empresa.
O processo seletivo realizado para avaliar os candidatos que concorrem a uma vaga deve ser bem elaborado. Para isso, o empreendedor não deve contratar pessoas com quem simpatize num primeiro contato ou que ache que pode trazer bons resultados. É preciso determinar quais são as funções exigidas desse futuro profissional e analisar se esse candidato será capaz de trazer valor e de ingressar na cultura da empresa.
Para o auxiliar, a revista Entrepreneur divulgou uma lista com dicas essenciais para os momentos de contratação.
- Descreva o que a pessoa fará e que tipo de pessoa se destacaria na posição
É assim que grandes empresas fazem. Se a nova contratação for atender telefonemas ou vender, quer que seja alguém que soe como um fumador vitalício ou novo, positivo e energético? Se odeia o micro gestão, precisa de alguém com recursos e que tome iniciativa, além de executar tarefas específicas? Quando pensa sobre as valências que precisa e a personalidade que quer, já está mais propenso a encontrar a pessoa certa.
- Escreva um anúncio abrangente
Coloque toda a sua lista de pretensões no anúncio. As valências, educação, traços de personalidade. Em vez de afastar as pessoas certas ou de dar pistas para uma entrevista falsa, é muito mais provável que atraia alguém que lê o seu anúncio e diga: “Sou eu! Sou eu! Adoraria trabalhar para uma empresa que aprecia quem sou!”. Pode eliminar qualquer falsificador numa entrevista por telefone.
- Coloque um “catch” no seu anúncio
No final de cada anúncio, deverá haver três peças de instruções precisas para se candidatar ao cargo. Um deles é um catch. Supondo que a capacidade de seguir as instruções é fundamental para a função, uma das instruções deve ser: “Responda a este anúncio, mas altere a linha de assunto do email”. Aqueles que não alterarem a linha de assunto podem ser imediatamente excluídos porque não se importaram o suficiente para ler o anúncio ou não estão atentos o suficiente às instruções.
- Entrevista com inteligência
Uma primeira entrevista não é uma ocasião para vender a alguém o quão maravilhoso será trabalhar para a sua empresa. É a oportunidade de descobrir se a pessoa tem um perfil que se encaixa na perfeição naquela função. Desenvolva, peça e ouça as respostas às perguntas diretamente relacionadas aos traços de personalidade que procura. As supostas valências já estão no currículo. Pode verificar isso quando verificar as referências e deve sempre fazê-lo.
- Entreviste mais do que uma pessoa …
Obviamente, quanto menor a empresa, mais importante é que goste das pessoas com as quais passará 40 horas por semana, mas não contrate ninguém sem fazer, pelo menos, duas entrevistas. A primeira pode ser uma entrevista por telefone curta, idealmente seguida por duas reuniões presenciais. Importante: NUNCA contrate ninguém se forem apenas candidatos qualificados para o trabalho. Isto evitará que apresse o processo ou tome uma decisão abrupta. Vale a pena esperar. Estará a investir o seu salário durante semanas – talvez meses – durante o período de formação.