40 North Ventures adquiriu as participações da GE Ventures em 11 start-ups

A General Electric afastou-se de algumas das start-ups industriais em que estava envolvida – incluindo as empresas de impressão 3D Desktop Metal e Carbon. A 40 North Ventures viu aí uma oportunidade e anunciou que estava a comprar essas participações. A quantia envolvida no negócio não foi revelada.

Embora a 40 North Ventures não seja um nome tão conhecido como o da General Electric, esta venture capital tem por trás um grande apoio industrial. Fundada por David Millstone e David Winter, coCEOs da Standard Industries, esta VC tem 200 milhões de dólares em ativos e um mandato para aproveitar as mudanças que estão acontecer no cenário industrial, avançou a Forbes

Agora, estão em causa 11 start-ups do portefólio da GE Ventures que elevam, assim, a lista de investidas da 40 North Ventures para 14 empresas, em áreas que incluem manufatura, mobilidade e energia. As restantes start-ups adquiridas são a Aras, Catalant, Enbala, Menlo Micro, Nexar, Proterra, Tamr, Upskill e Volta.

Os avanços na automação e na computação em cloud – e a perceção de que este setor representa uma parte importante da economia, parecem ter contribuidio para a entrada da VC neste negócio. “Vimos o setor industrial atrasado”, disse Marianne Wu, codiretora da 40 North Ventures, à Forbes. “Essa é uma parte importante da nossa economia e o impacto económico de novas tecnologias e modelos de negócios nessas indústrias pode ser enorme”, frisou.

Para a GE Ventures, um dos investidores corporativos mais ativos, o negócio faz parte dos seus esforços para vender portefólio, que, no início de 2019, tinha um valor patrimonial líquido um 500 milhões de dólares.

As empresas do portefólio da North Ventures podem alavancar o relacionamento com a Standard Industries, cujas operações em coberturas, materiais de construção e outras indústrias abrangem 180 instalações de fabricação e mais de 15 mil funcionários. “As indústrias padrão podem ser clientes em potencial para algumas dessas empresas”, afirmou a co-diretora da venture capital.

Comentários

Artigos Relacionados