4 dicas para procurar emprego durante as férias do final de ano

O final do ano marca, além das ocasiões festivas, o período por excelência das férias, o que pode significar a pior altura para procurar trabalho. No entanto, pode aproveitar o ritmo profissional mais lento para melhorar a forma como procura por um novo emprego. Conheça algumas estratégias.
Embora o final de ano não seja repleto de oportunidades e as entrevistas ocorram com menos frequência, isso não significa que deva baixar os braços. É possível mudar o foco para ações que o ajudarão a manter a procura por um novo trabalho ativa.
A Forbes aponta as quatro estratégias para manter a sua pesquisa de forma eficiente durante este período de festas.
1. Mantenha o networking nas festas de Natal
Muitas organizações realizam eventos de networking de fim de ano que ajudam os colaboradores e não colaboradores a manterem-se ligados. A atmosfera nessas ocasiões geralmente é mais descontraída, portanto, as pessoas estão mais dispostas a conversar. Esse tipo de evento pode ser uma ótima maneira de conhecer profissionais de áreas diferentes e estabelecer novas conexões fora da sua rede habitual.
É possível também fazer networking durante os eventos familiares, especialmente aqueles que reúnem muitos parentes. Converse com os seus primos, tias, tios, sogros e outros membros sobre os seus esforços na procura de emprego, pois eles podem ajudá-lo. Lembre-se que qualquer reunião tem potencial para ser uma oportunidade de networking.
2. Atualize o seu currículo e carta de apresentação
Como o ritmo profissional fica um pouco mais lento durante as férias, provavelmente terá mais tempo disponível. Aproveite-o para melhorar a sua carta de apresentação e o seu currículo. Analise os tópicos para garantir que estão incluídas estatísticas e declarações quantitativas para apoiar as suas realizações. Crie várias versões do texto de apresentação e classifique-as de acordo com a candidatura.
3. Prepare e-mails
Quanto mais as férias se aproximam, menor a probabilidade de encontrar recrutadores nas empresas. Portanto esta não é a época certa para enviar emails. No entanto, isso não significa que não possa começar a preparar alguns emails. Faça rascunhos e salve todos aqueles que deseja enviar, para facilitar o processo na hora certa. O melhor momento para enviá-los é um ou dois dias depois de todos voltarem ao escritório no ínicio do novo ano.
4. Reserve um tempo para aproveitar as férias
É importante afastar-se dos seus esforços de procura de emprego e aproveitar também as férias. Dê um passeio pela cidade, observe as luzes e decorações de Natal, veja os produtos nas vitrines e passe um tempo com amigos e familiares. Se o seu único foco durante este período for a procura de trabalho, provavelmente vai passar mais tempo a sentir-se mal do que a sentir-se bem. E ficará, provavelmente, stressado. Faça uma pausa e afaste-se para recarregar as energias, e focar-se no ano que vem.