Opinião
2024: Um futuro digitalmente brilhante

A evolução tecnológica tem sempre moldado a evolução da humanidade, sendo que vivenciamos provavelmente uma das eras mais transformadoras de sempre, fundamentalmente pela velocidade imposta por ciclos muito mais curtos de inovação e de crescimento exponencial de capacidade de computação.
Tal, tem inclusivamente tido impactos mundiais geopolíticos e sociais que, a pouco e pouco, estão a criar uma nova ordem mundial futura de (eventuais e potenciais) novos equilíbrios de tensões.
No imediato, o ano de 2024 promete ser mais um passo nesta caminhada irreversível de transformação (e não apenas mudança) do mundo, em particular alavancado pelas tendências digitais do mundo empresarial. Esta realidade transformadora está a redefinir o modo como as empresas nascem, operam, crescem ou desaparecem de forma abrupta. Se a geopolítica e os modelos sociais se estão a redefinir, também os modelos de gestão e liderança se reformulam rapidamente. Várias são as tecnologias disruptivas que até 2030 irão obrigar a alterações profundas no mundo e na gestão, pelo que 2024 será mais um ano nesse caminho só negada pela ignorância ou ingenuidade.
Por isso, para além do que é a perceção das tendências digitais para a gestão empresarial, é fundamental a compreensão da sua aplicabilidade prática e de incorporação nos processos de negócio na empresa, tornando-as em vantagens competitivas. Nesse contexto, muito há a aprofundar em cada organização, não só do ponto de vista de estratégia de negócio, como do ponto de vista de como tal poderá ser potência da pela estratégia digital, pelo que partilho alguns breves casos diretos de tendências digitais de valor acrescentado para integração e ganhos de produtividade/competitividade nas empresas:
- Democratização de Inteligência Artificial (IA) e Automatização
À medida que a Inteligência Artificial se torna mais sofisticada, democratizada e acessível, as empresas estão a adotar soluções de automatização para otimizar processos, aumentar a eficiência e melhorar a tomada de decisões. Em 2024, veremos integrações ainda mais profundas da IA, pelo rápido crescimento de maturidade e de fácil uso, em diversas áreas empresariais, desde a análise de dados até o atendimento ao cliente. Ou seja, a democratização trazida por modelos GenAI como o ChatGPT, é muito mais que a comumente produção de conteúdos.
- O poder da sensorização da Internet das Coisas (IoT)
A conectividade contínua proporcionada pela Internet das Coisas continua a revolucionar setores. Gerir é medir e o conceito de “Empresas digitalmente inteligentes” incorpora totalmente esse princípio, através do uso reforçado de sensores e dispositivos interligados para recolha de dados, impulsionando a eficiência operacional e oferecendo insights fundamentais para a tomada de gestão. Em 2024, a IoT reforçará o pilar central de gestão proativa das operações, criando e mapeando o mundo físico num mundo paralelo digital, mas real.
- A desintermediação do Blockchain e a obrigação da Cibersegurança
A segurança nunca foi tão crucial quanto o atual cenário digital. O aumento das ameaças no mundo digital, obriga a repensar a forma como a segurança da estrutura da empresa digital e as relações transacionais se realizam. Se a tecnologia blockchain emerge como uma solução robusta para garantir a integridade dos dados e transações, tal como potenciar novos modelos de negócio, desintermediação em cadeias logística/abastecimento, a estruturação e implementação de estratégias de cibersegurança são muito mais complexas que a simples instalação de anti-vírus ou firewalls na rede. Só com a garantia de verdadeiros Planos de Resiliência e de Continuidade de Negócio as empresas poderão garantir a normalidade e qualidade dos processos de negócio. Aqui, há que pensar sempre se queremos ter ou não a empresa disponível no dia seguinte…
- Usabilidade, Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV)
A experiência do utilizador ganhou novas dimensões nos últimos anos. Mais do que ter um bom interface, importa ter excelência na experiência das interações. Uma nova dimensão abre-se com a implementação crescente de Realidade Aumentada e Realidade Virtual, onde modelos de negócio baseados em Metaverso estão a dar alguns passos, cada vez mais sustentados. Em 2024, veremos as empresas terão estas e outras tecnologias para aprimorar a interação do cliente, procurando aprofundar mais as experiências imersivas em compras online, formação de equipas, apresentações de produtos, entre outros casos facilmente passíveis de aplicação e de elevação da fasquia da relação com os utilizadores.
- Sustentabilidade Digital
Com a crescente consciencialização ambiental, a sustentabilidade digital tornou-se muito mais que um desígnio global, mas uma prioridade diária. A definição de estratégias de adoção de práticas ecológicas nas operações, desde a redução do consumo de energia até a implementação de soluções digitais que minimizam o desperdício, são alguns dos exemplos. Em 2024, o desafio será verter estes princípios em aplicações reais e mensuráveis, pelo que esperamos ver um aumento significativo nas iniciativas de responsabilidade ambiental no mundo empresarial.
O futuro digital de 2024 promete não ser apenas a busca de eficiência operacional, mas de transformação estrutural e de aceleração de processos de inovação contínua. À medida que estas tendências se cruzam e interligam, as empresas que investem nesta visão de transformação estarão muito mais bem posicionadas para prosperar nos atuais e futuros ambiente de negócio competitivo e empresarial, cada vez mais (totalmente) digital. Prepare-se para um futuro onde a inovação e estruturação digital inteligente serão a chave para desbloquear um sucesso duradouro, sustentável e ágil