12 dicas simples para conseguir horas extras na semana

Sente-se “devorado” pelo tempo? Parece que o dia não tem horas suficientes para tudo o que tem de fazer? Estas dicas podem ser-lhes úteis para aumentar a produtividade.

Introduzir algumas mudanças rápidas na sua rotina podem fazer toda a diferença para deixar de lado aquela sensação de que lhe faltam horas no dia para cumprir todas as tarefas estipuladas. Embora existam as soluções óbvias, como acordar mais cedo, outras há que não são assim tão óbvias, como fazer sestas de 15 minutos, lanches durante o dia ou colocar plantas no seu espaço de trabalho.

A boa notícia é que esses simples ajustes aumentarão o seu desempenho, ajudá-lo-ão a atingir a produtividade máxima e até mesmo a adicionar algumas horas extras à sua semana. Aqui estão 12 sugestões que pode aplicar no seu dia.

2. Livre-se das pequenas coisas

Já se perguntou por que é que Mark Zuckerberg veste quase sempre a mesma coisa todos os dias? A razão para o “uniforme” de Zuckerberg é diminuir o tempo que tem para gastar em pequenas decisões, a de forma a abrir espaço para as mais importantes. Quando questionado sobre o seu monótono guarda-roupa numa sessão de perguntas e respostas de 2014, Zuckerberg explicou: “Eu realmente quero simplificar a minha vida para ter de tomar o menor número de decisões possível”.

2. Coma ao longo do dia

Em vez de saborear apenas três grandes refeições, experimente fazer várias e pequenas refeições ao longo do dia. Segundo a Harvard Business Review, picos e quedas de açúcar no sangue são prejudiciais à produtividade. Assim, comer refeições pequenas e frequentes ajudará a manter os níveis de energia consistentes e, em última instância, ajuda-o a adicionar mais algumas horas à sua semana.

3. Não deixe que a sua caixa de email o domine

Pode ser facilmente tentado a verificar a sua caixa de email a cada 30 minutos. Sem se aperceber passa uma hora a enviar e a responder às mensagens. Em vez de se tornar escravo do email saiba como gerir melhor o tempo que gasta a consultar o correio eletrónico.

De acordo com um estudo recente, quando as pessoas verificam o email duas ou três vezes por dia, relatam um maior sentido de realização no trabalho e afirmam conseguir concluir as suas tarefas mais importantes.

4. Pare de fazer tudo ao mesmo tempo

Com as multitarefas até pode parecer que está a fazer mais, mas a verdade é que está a dificultar a sua produtividade. De acordo com a mesma pesquisa, a multitarefa reduz a produtividade em 40%, porque leva tempo a mudar de uma tarefa para outra e focar-se, perdendo um tempo precioso que podia ser usado na conclusão de uma tarefa ou projeto.

5. Durma o suficiente

Se ficar acordado até tarde e trabalhar durante a noite, não está no seu pico de performance e, provavelmente, está a tirar um tempo precioso que poderia ser utilizado para dormir, restaurar e rejuvenescer o seu cérebro e corpo, bem como para preparar-se para uma amanhã produtiva. Segundo a pesquisa, a falta de sono pode levar à diminuição da produtividade, alerta e perda de memória. Dormir sete a oito horas por noite é a média recomendada pelos centros de controle e prevenção de doenças.

6. Faça sestas de 15 minutos

Embora pareça não haver tempo suficiente para uma sesta, uma sesta rápida de 15 minutos ajudará a aumentar as suas horas produtivas ao longo do dia e a mantê-lo acordado mais tarde. Um estudo anterior descobriu que as sestas curtas aumentam o estado de alerta e o desempenho, ao mesmo tempo que diminuem a fadiga, reforçam os níveis de energia, bem como a capacidade de concentração por períodos mais longos.

7. Exercício diário

Os benefícios para a saúde, incluindo o aumento da produtividade e da agilidade mental, alcançados com a prática de exercício físico são uma constatação. Aliás, as investigações em torno desta matéria, referem que uma rotina de exercícios consistente ajuda a impulsionar as células “mitocôndrias” do seu corpo, responsáveis por aumentar a energia.
Assim, o exercício diário ajudará a aumentar os seus níveis de energia e a tornar-se mais produtivo ao longo do dia. No entanto, isso não significa necessariamente começar a correr maratonas. Num estudo realizado pela Universidade da Geórgia, os investigadores compararam três grupos de pessoas: as que não se exercitaram; as que se exercitam diariamente com níveis de baixa intensidade; e pessoas que se exercitaram em níveis moderados. Os praticantes de baixa e moderada intensidade relataram níveis crescentes de energia em comparação com pessoas que não se exercitaram.

8. Tenha rotinas

As rotinas, como por exemplo, acordar todos os dias à mesma hora para começar um treino diário, são importantes porque não deixam desperdiçar o seu poder cerebral.  Embora possa ser difícil no início, depois de superar as primeiras semanas de criação de novos hábitos, encontrará níveis mais altos de produtividade e horas extras nas últimas semanas. Vários estudos apontam para o facto de as pessoas com rotinas terem mais controle sobre o seu trabalho e trabalharem com mais eficiência do que as que não que não têm essas mesmas rotinas.

9. Concentre-se, primeiro, nas suas tarefas mais desafiadoras

Não se sobrecarregue colocando muitos itens na sua lista de tarefas. Em vez disso, concentre-se primeiro nas mais importantes e desafiadoras e prossiga a partir daí. Isso ajudá-lo-á a concentrar-se nas tarefas até a sua conclusão, mas também aumentará a sua eficiência no trabalho e, provavelmente, deixá-lo-á com algumas horas extras durante a semana. O método Ivy Lee, batizado com o nome do consultor de produtividade que o criou em 1918, é uma estratégia altamente conceituada para aplicar à sua lista de tarefas. O método é simples: antes de ir para a cama, anote as seis coisas mais importantes que tem fazer no dia seguinte, arrume-as por ordem de importância e, quando começar a trabalhar no dia seguinte, comece com a primeira tarefa e não passe para ordem sem a terminar. O que não finalizar até o final do dia, adicione à lista de tarefas do dia seguinte.

10. Adicione um pouco de verdes

Algo tão simples como colocar um mini cato ou um vaso de flores na sua mesa deixará o seu local de trabalho mais atraente, mas também melhorará a sua produtividade e eficiência. São várias as  análises  que  apontam para esta possibilidade, ao afirmarem que os trabalhadores que adicionaram plantas às suas mesas tiveram um aumento médio de 15% na produtividade, comparativamente com as pessoas que trabalhavam em mesas vazias. A ciência mostra também que as plantas ajudam a conseguir um ar interno mais saudável, o que também melhora o funcionamento cognitivo.

11. Limpar

Outro truque rápido para aumentar a produtividade e adicionar horas extras à sua semana: limpe. Simples. Acredite ou não, organizar o seu espaço de trabalho também ajuda a desbravar a sua mente. Um estudo descobriu que, quando são muitos os “estímulos” presentes, eles competem pela sua atenção e acabam por dificultar a concentração numa única coisa. Assim, ambientes desorganizados levam a níveis mais baixos de produtividade e à incapacidade de concentração.

12. Acorde mais cedo

Mesmo que nunca se tenha identificado como uma “pessoa madrugadora”, convém começar a transformar-se numa porque de manhã as pessoas tendem a ser mais pró-ativas do que os noctívagos.  Reprograme  os seus horários de sono, sem esquecer que deve dormir pelo menos sete horas, e dedique mais tempo às suas manhãs.

Comentários

Artigos Relacionados