10 livros a ler para aumentar a inteligência emocional
Ser dotado de inteligência emocional é das competências mais relevantes no ambiente de trabalho. Percorra a lista e conheça alguns livros que podem aumentar esta aptidão.
O tema da inteligência emocional está a ser cada vez mais discutido e na ordem do dia. Travis Bradberry, coautor do livro Inteligência Emocional 2.0 refere, aliás, que esta competência é “tão importante para o sucesso que influencia 58% do desempenho em todos os tipos de trabalho”.
Parecem então não restar dúvidas de que desenvolver esta aptidão pode melhorar a sua experiência no local de trabalho e nas relações interpessoais que estabelece com quem o rodeia. Os livros sobre a temática são inúmeros, mas selecionámos uma lista com 10 das melhores obras disponíveis no mercado.
Working with Emotional Intelligence – Daniel Goleman
Agrega um conjunto de histórias de sucesso, desastre e mudanças de mais de 500 empresas do mundo.
Pensar, Depressa e Devagar (Thinking, Fast and Slow) – Daniel Kahneman
Porque é que pensamos da maneira que pensamos? Neste livro de fácil leitura, o psicólogo e vencedor de um prémio Nobel de economia Daniel Kahneman explica como é que podemos usar a emoção para pensar e tomar boas decisões.
Inteligência Emocional (Emotional Intelligence 2.0) – Travis Bradberry, Jean Greaves
Neste livro os dois autores partilham um programa, passo-a-passo, para melhorar a inteligência emocional. Esta obra inclui ainda uma versão online que faz uma avaliação das suas competências deste tipo de aptidões.
A Whole New Mind: Why Right-Brainers Will Rule the Future – Daniel H. Pink
Apresenta as seis habilidades fundamentais que qualquer pessoa precisa de ter para alcançar sucesso profissional e a realização pessoal, mostrando ainda como pode desenvolvê-las.
Wired to Care – Dev Patnaik
O autor conta a história de empresas de todos os tipos que atingiram o sucesso quando utilizam a empatia.
Primal Leadership – Daniel Goleman, Richard Boyatzis, Annie McKee
Esta obra mostra a importância da inteligência emocional no mundo dos negócios e reafirma a relevância deste tipo de competências no universo empresarial.
Drive: The Surprising Truth About What Motivates Us – Daniel H. Pink
Com quatro décadas de investigação científica sobre a motivação humana, este livro de Daniel H. Pink examina os três elementos que nos motivam: autonomia, propósito e mestria.
Your Brain at Work – David Rock
Depois de investigar as funcionalidades do cérebro, David Rock escreveu este livro para ajudar os seus leitores a perceber melhor a condição humana. A obra fala sobre limitações e capacidades, assim como da forma como somos capazes de conduzir a química do nosso cérebro para o sucesso.
The Language of Emotional Intelligence – Jeanne Segal
É visto como um importante guia de melhoramento das relações com as pessoas que o rodeiam. Segal mostra como utilizar as competências base da inteligência emocional para melhorar a comunicação, diminuir conflitos e, ainda, como usar as sugestões não verbais a seu favor.
Emotional Intelligence: Why It Can Matter More Than IQ – Daniel Goleman
Terminamos a lista com um clássico. Publicado pela primeira vez em 1995, o livro da autoria de Daniel Goleman revela a sua vasta pesquisa e experiência em examinar o porquê da inteligência emocional ser tão relevante para o nosso sucesso e felicidade.
Leia também:
“A razão para a inteligência emocional ser crucial para o sucesso”
“Inteligência Emocional: um trunfo no mundo dos negócios”