Aumentar conhecimentos, reforçar competências e criar mais-valias profissionais é importante para qualquer empreendedor. Pôr a leitura em dia é uma boa forma de o fazer, por isso aqui ficam algumas sugestões para empreendedores com menos de 30 anos.

Uma das melhores formas de desenvolvimento pessoal e profissional é através de leitura, mas nem sempre a vida apressada do dia a dia deixa tempo livre para nos dedicarmos a prazer de ler um bom livro. A aproveitar o ritmo mais lento do período de férias para pôr as leituras em dia pode ser uma alternativa. Para que não perca muito tempo à procura dos bestsellers do momento, deixamos-lhe algumas sugestões recomendadas pela Inc.com, sobretudo direcionadas para quem quer desenvolver os conhecimentos de liderança e, principalmente, para quem está a dar os primeiros passos no mundo empresarial e precisa de algumas indicações sobre a melhor estratégia a para o fazer.

Applied Empathy: The New Language of Leadership
Esta obra é de autoria de Michael Ventura, empreendedor e CEO da empresa de design Sub Rosa. O autor aborda temas relacionados com recrutamento como, por exemplo, ter uma equipa diversificada, imaginativa e focada. O livro pretende ajudar os líderes a terem a perspectiva dos restantes membros da equipa.

Flow: The Psychology of Optimal Experience
Escrito pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, este livro tenta demonstrar que um estado mental positivo pode ser controlado e não é apenas fruto do acaso. Através desta obra o leitor pode descobrir como encontrar prazer na vida e criar o seu próprio sentido de vida rumo à felicidade.

The Language of Emotional Intelligence: The Five Essential Tools for Building Powerful and Effective Relationships
A inteligência emocional, dizem os especialistas, é muito importante para desenvolver bons relacionamentos pessoais e profissionais. Esta publicação apresenta cinco ferramentas simples de EQ  que ajudam a melhorar a comunicação, a reconhecer dicas não-verbais e evitar conflitos. No fundo, contribuem para melhorar o coeficiente emocional (EQ) de modo a construir melhores relacionamentos em todas as vertentes da vida.

Presence: Bringing Your Boldest Self to Your Biggest Challenges
A psicóloga social Amy Cuddy elaborou este livro com base na sua apresentação no TED Talk de 2012, “Your Body Shapes Who You Are”, que a tornou famosa. A autora defende a sua perspectiva sobre presença e postura de poder e a forma como a autoconfiança ajuda em momentos em que se está menos à vontade: seja num primeiro encontro ou numa entrevista de emprego.

Humble Inquiry: The Gentle Art of Asking Instead of Telling
Não basta apenas perguntar, há que saber fazer as perguntas certas. É esta a opinião Edgar Schein, o autor deste livro, ao afirmar que os líderes devem saber colocar as questões corretas para pedir informações de forma menos assustadora ou tendenciosa. Ao desenvolverem esta capacidade, os líderes podem mais facilmente incutir responsabilidades, inspirar satisfação nos funcionários, incentivar o trabalho em equipa e reduzir possíveis conflitos.

Faster Together
A autora Laura Stack é especialista em produtividade. Nesta obra mostra como maximizar a eficiência das equipas. Nos ambientes de trabalho atuais com incontáveis e-mails diários, comunicação constante, prazos curtos e inúmeras reuniões aparentemente intermináveis, é essencial que as equipas estejam bem coordenadas para que tudo funcione bem. Além da “teoria”, o livro inclui uma avaliação interativa para ajudar o líder a medir a velocidade atual e a taxa de aceleração da equipa.

The Innovator’s Dilemma: When New Technologies Cause Great Firms to Fail
Este livro foi escolhido para incluir a listagem de “100 Leadership & Success Books to Read in a Lifetime”, pelos editores da Amazon e é um dos preferidos do CEO da Amazon. O seu autor, Clayton M. Christensen, é perito em inovação e aqui apresenta casos de sucesso, mas também de fracasso, vividos por empresas líderes. O livro apresenta estas histórias como um conjunto de regras para capitalizar o fenómeno da inovação disruptiva.

Mindset: The New Psychology of Success
A psicóloga Carol Dweck revela como o sucesso, nas mais diversas áreas de atividade, pode estar intrinsecamente ligado ao modo como cada indivíduo assume e pensa sobre os seus talentos e capacidades. Por exemplo, se uma pessoa acreditar que as suas capacidades dependem essencialmente de questões biológicas, em vez de manter uma atitude de perseverança e trabalho árduo, a autora caracteriza isso como uma “mentalidade fixa”, o oposto de “mentalidade de crescimento.”

Permission to Screw Up
Este livro conta a história de Kristen Hadeed, fundadora e CEO da Student Maid, que abriu uma empresa de limpezas ainda durante a faculdade. Após alguns fracassos, a empresa é agora reconhecida pela sua alta taxa de retenção, única no setor, e cultura de confiança e responsabilidade. A CEO da empresa partilha de forma direta e crua como evoluiu de uma líder empresarial totalmente incapaz até transformar a empresa Student Maid num lugar que os colaboradores não querem abandonar.

Delivering Happiness: A Path to Profits, Passion, and Purpose
O CEO do projeto online Zappos, Tony Hsieh, partilha as sua aprendizagem no mundo empresarial ao longo da vida, desde a venda de limonada à porta de casa, passando por uma pizaria até chegar à Zappos. Através da sua experiência pessoal, mostra como uma liderança ao serviço dos outros pode influir de forma positiva na paixão, objetivos e lucro, quer do ponto de vista empresarial, quer pessoal.

Comentários