Conheça as conquistas, perdas e necessidades de algumas das 67 jovens empresas que vão poder mostrar ao mundo, de 7 a 10 de novembro, o que de melhor, mais inovador e empreendedor se faz em Portugal.

O Governo lançou o desafio e 120 aceitaram. Mas só 67 projetos foram escolhidos para representar o país no Web Summit. Marcado para 7 a 10 de novembro, no Meo Arena e na FIL, no Parque das Nações, este evento espera trazer a Lisboa mais de 50 mil pessoas de mais de 150 países do mundo. De entre as 2000 start-ups presentes, pelo menos 67 serão projetos portugueses a participar, de forma gratuita, no evento.

Ao Link To Leaders, algumas das start-ups finalistas revelaram a sua maior conquista, a sua maior perda, as suas principais necessidades e os objetivos para os próximos 365 dias. Vale a pena conhecer mais sobre cada uma delas!

 BiotechZone

Com o intuito de alterar a forma morosa como os cientistas compram produtos e serviços de laboratório, criámos o “eBay” para o setor Biotecnológico. A BiotechZone permite pesquisar todo o tipo de serviços e produtos de laboratório num único site. A BiotechZone.com é a primeira Plataforma B2B do mundo na área da Biotecnologia, Ciências de Vida e Tecnologia de Laboratório, ligando fornecedores, prestadores de serviços e profissionais científicos.

  • Maior conquista: a nossa maior conquista foi conseguir quem acreditasse em nós e no que nos propúnhamos fazer – alterar o paradigma das compras de produtos e serviços de laboratório, garantindo uma drástica diminuição do tempo gasto no processo de pesquisa e encomenda – o que culminou numa oportunidade de investimento para passar da ideia à ação, alavancando o desenvolvimento e implementação do BiotechZone, o Marketplace Global B2B para a Biotecnologia.
  • Maior perda: nada a assinalar.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: angariar, no mínimo, 300 fornecedores e 60 prestadores de serviços (B2B) até ao final do ano de 2017.
  • Principais necessidades no momento: encontramo-nos atualmente à procura de novos parceiros estratégicos que assegurem um financiamento mínimo de 200 mil euros, os quais seriam alocados maioritariamente no recrutamento de Recursos Humanos especializados (TI, Marketing & Vendas e Apoio ao Cliente), na Manutenção do Website (servidores, equipamento, etc.), Marketing & Prospeção de Mercado (feiras de biotecnologia, publicidade online direcionada, etc.), e para Proteção da Marca. Desta forma, alcançaríamos um ritmo mais rápido de crescimento e de escala, acelerando a tração inicial (mais de 9000 produtos e 250 serviços de 19 fornecedores, de 9 países em 3 continentes, em 5 meses).

  Bondlayer

Empresa tecnológica dedicada a dar autonomia a designers, agências digitais e programadores independentes no desenvolvimento de sites e aplicações nativas ricas em conteúdo – a sua ferramenta visual sem código pode construir aplicações nativas e sites responsivos com designs completamente personalizáveis e bases de dados, numa fração do tempo (e, por consequência, custo) que leva a concorrência.

  • Maior conquista: começar a fazer deployment de projetos reais que, recorrendo às tecnologias até agora disponíveis, custariam 5x e demorariam 10x mais.
  • Maior perda: o tempo provocado por alguns cuidados excessivos que tivemos antes de apresentar a ferramenta. Pela reação dos designers quando se apercebem que podem criar, sem recorrer a programadores, webites e apps nativas com design e CMS custom, percebemos que nos excedemos em cuidados.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: implementar a nossa estratégia de Go to Market.
  • Principais necessidades no momento: dar visibilidade da ferramenta e preparar a próxima fase de desenvolvimento da empresa para Q2 2017.

 B-parts

Plataforma online para profissionais do setor de reparação automóvel e apenas dedicada à comercialização de peças reutilizáveis, ligando sucatas e oficinas. Não é apenas um portal agregador, são clientes dos seus fornecedores, pois compram as suas peças. Todo o inventário é negociado entre o fornecedor e a empresa, de forma a promover a recuperação de peças usadas, comparando-as com o OEM (FEO) e os preços do setor pós-venda. Também organiza todo o processo logístico.

  • Maior conquista: stock de peças reutilizáveis
  • Maior perda: nenhuma
  • Objetivo para os próximos 365 dias:expandir o negócio e crescer em países como Espanha e Portugal
  • Principais necessidades no momento: nova ronda de investimento.

 Chilltime

Estúdio de criação de videojogos situado no Taguspark, em Portugal. O World War Online, o seu jogo de referência, é hoje um jogo de estratégia multi-plataforma que junta jogadores em mais de 50 países.

  • Maior conquista: Ser uma empresa lucrativa, com um jogo capaz de competir com os melhores jogos de estratégia na indústria.
  • Maior perda: Venda de 50% da empresa pelo fundador por 1 milhão de euros, percentagem que voltou a comprar mais tarde.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: Fazer crescer a nossa base de clientes, criar uma versão mobile do World War Online e lançar o nosso segundo jogo.
  • Principais necessidades no momento: Investidores estratégicos com experiência e peso dentro da indústria dos jogos, que nos possam ajudar com os recursos e know-how para acelerar o nosso desenvolvimento.

 Clarice Travel

Alavancando o conhecimento da equipa da WedeliverawesomeApps SA, a empresa aposta na oportunidade da modernização da agência de viagens para o setor empresarial. A Clarice pode ajudar qualquer empresa a reservar melhor as suas viagens, e de uma forma mais personalizada.

  • Maior conquista: até ao momento, a nossa maior conquista é a equipa que trabalha neste projeto. Numa área tão competitiva, é muito difícil ter uma boa equipa, o que é fundamental para o sucesso de qualquer projeto. Outra das nossas maiores conquistas está relacionada com o facto de sermos reconhecidos como uma das melhores Apps de Travel pela Fortune e New York Times, e termos mais de 200 clientes em 32 países. É simplesmente fantástico!
  • Maior perda: creio que ainda não perdemos nada de significativo. Tem sido uma conquista de cada vez e é assim que queremos continuar, dando passos sólidos para um projeto de sucesso a longo prazo.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: no próximo ano, queremos continuar a mudar a forma como se comunica com Turistas e Hóspedes, e como estes interagem com a cidade e os seus alojamentos. Pretendemos ainda aumentar o número de clientes e utilizadores para a nossa solução e atingir as métricas a que nos propusemos e que fazem sentido para um negócio sustentável a médio prazo.
  • Principais necessidades de momento: a nossa maior necessidade neste momento reside na divulgação e word of mouth do projeto e do trabalho que temos feito. Estamos, obviamente, a trabalhar neste vetor, conscientes de que esta é uma das tarefas mais complexas num setor altamente competitivo como é o de Travel.

 Clickly

A primeira plataforma de descoberta de conteúdos em texto no mercado, que gera receitas em mais de seis países e conta com clientes como o TheNextWeb, Vice e a Global Media Group. A sua solução dá resposta às principais tendências no mercado, no que diz respeito à adaptabilidade ao móvel, formatos de publicidade nativa e compra programática. É a primeira plataforma de descoberta de conteúdos em texto que permite aos utilizadores descobrir conteúdos relevantes, num formato nativo interativo, que integram harmoniosamente com os conteúdos que estão a visualizar.

Desenvolveram algoritmos semânticos proprietários, apoiados por aprendizagem automática, que analisam e categorizam os conteúdos das editoras, permitindo que a sua tecnologia localize automaticamente artigos relacionados com os conteúdos que sejam relevantes para o utilizador e contextuais para com o que estão a ler.

  • Maior conquista:  ter a Clickly integrada em mais de 150 clientes e em 7 países, no espaço de 1 ano.
  • Maior perda:  nos últimos 6 meses, perdemos dois elementos da nossa equipa, devido a motivos pessoais, o que representou uma grande perda para a nossa empresa.
  • Objectivo para os próximos 365 dias:  entrar nos mercados Alemão e no Reino Unido, de forma a triplicar a nossa faturação.
  • Principais necessidades:  financiamento, talento e acesso aos mercados americano e asiático.

 Cuckuu

Promove a partilha de alertas para todo o tipo de eventos do quotidiano, desde o acordar, uma ida ao ginásio, um blogger que quer partilhar o seu projeto mais recente, o lançamento da apresentação de um filme, a um evento especial. Os utilizadores podem adicionar conteúdo, tal como imagens e vídeo, aos alertas para inspirar os seus amigos, para que todos os participantes possam estar ligados. A Cuckuu junta as pessoas numa altura que verdadeiramente importa, e assegura que nunca mais perdem os momentos importantes.

  • Maior conquista: a nossa maior conquista até ao momento foi termos conseguido levar uma ideia que apenas existia em papel, até ao lançamento do nosso primeiro produto no mercado. Isto envolveu conseguirmos investimento de dois business angels que não conhecíamos, irmos viver para a Índia durante vários meses, termos conseguido lançar o nosso protótipo e, com isso, sermos destacados na Forbes e escolhidos para fazer pitch no Web Summit. Tudo isto foi, para nós, uma conquista que levou muito tempo, trabalho e dedicação de uma equipa.
  • Maior perda: a nossa maior perda foi o tempo e dinheiro que, no início, foi gasto de forma menos eficaz, devido à nossa falta de experiência e aos medos que nunca deveriam ter acontecido. Todos estes acontecimentos fizeram com que tivéssemos aprendido muito.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: durante o próximo ano, queremos lançar uma app no mercado do Reino Unido e dos EUA, e pretendemos chegar a 500.000 utilizadores, mantendo as percentagens de utilizadores ativos acima da média.
  • Principais necessidades no momento: Estamos à procura de “smart money”. Precisamos de investimento que possa abrir as portas certas, para criar parcerias que possam aumentar a aquisição de novos utilizadores.

 Doinn

Constituída em 2015, a Doinn dedica-se ao desenvolvimento e manutenção de uma plataforma de gestão de serviços online, dirigida a proprietários e gestores de alugueres de curta duração. A Doinn é uma ponte tecnológica entre apartamentos de aluguer para férias e os prestadores de serviços hoteleiros. Junta os grandes prestadores de serviços que têm vasta experiência em hospitalidade, fornecendo serviços como limpeza, lavandaria, receção de hóspedes e transfers, e os gestores de propriedades e proprietários de alojamento local numa só plataforma.

  • Maior conquista: poder manter um ritmo de crescimento elevado ao longo do primeiro ano de atuação da empresa (com uma taxa média de crescimento mensal na ordem dos 65%). Esta situação deveu-se a um ritmo considerável de aumento de novos clientes e, consequentemente, de mais apartamentos registados na plataforma Doinn. A consolidação do mercado lisboeta, onde a Doinn já conta com 10% dos apartamentos registados em Lisboa, permitiu a expansão para cidades como Porto e Paris.
  • Maior perda: o momento em que a Doinn teve de tomar a decisão estratégica de se direcionar para o mercado dos hosts, deixando o mercado dos guests. Esta foi, sem dúvida, uma decisão difícil, uma vez que é evidente a enorme dimensão que representa o mercado de turistas em Lisboa, com ritmos de crescimento, não só em quantidade, mas também em montante gasto.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: Aumentar e manter o ritmo de crescimento (tanto de vendas como de clientes), baseado na expansão internacional, com o desenvolvimento de táticas e metodologias de abordagem eficazes aos novos mercados; Consolidar o nosso produto e, constantemente, melhorar a sua usabilidade e acessibilidade, proporcionando uma boa interação entre o utilizador e o produto e aumentando, assim, a satisfação dos utilizadores; Desenvolver integrações com Channel Managers dedicados ao alojamento local, uma vez que o principal segmento da Doinn são os multi-proprietários, tendo em conta que são clientes que usam ferramentas tecnológicas para gerir os seus negócios. Este tipo de solução possibilita que os proprietários e os property managers consigam gerir de forma eficiente os diferentes canais de distribuição online, onde estão presentes as suas propriedades. Integrando com a Doinn, conseguem gerir online todas as necessidades que têm, desde a interação com os guests (gestão de preços e reservas online em múltiplas plataformas), até aos vendors (gestão e coordenação de serviços de limpeza, lavandaria, check-ins e transfers para as suas propriedades, através da plataforma Doinn); Retenção e atração de talento. Para alcançar todos os objetivos anteriores é fundamental construir uma equipa de recursos humanos capaz de enfrentar os objetivos tecnológicos e de expansão da Doinn.
  • Principais necessidades no momento: Angariação de mais parceiros a publicitar a marca Doinn. Necessitamos de conseguir desenvolver a nossa rede de contactos no setor do turismo e, especificamente, na área do alojamento local, a nível internacional; Garantir disponibilidade de capital para manter e expandir a equipa, de forma alinhada com os nossos objetivos de negócio, mas também as necessidades de marketing para promover a marca Doinn junto do seu target; Desenvolver conhecimentos na área do produto (plataforma tecnológica), nomeadamente a capacidade de compreender os KSF do negócio e de alinhar o desenvolvimento do produto em função dos mesmos, com impacto no design do produto em geral e na automatização da área de apoio ao cliente, de forma a facilitar a gestão da relação entre os nossos clientes (hosts) e os fornecedores (parceiros Doinn), garantindo a monitorização da qualidade de serviço e controlo dessa comunicação; Desenvolver conhecimentos na área da expansão internacional (vendas), garantindo uma elevada capacidade de comunicação e persuasão (em várias línguas), capacidades analíticas, capacidade de automotivação e o raciocínio crítico de uma equipa que já é, atualmente, multidisciplinar e internacional.

 Eventfuel.io

É uma aplicação para os participantes de eventos poderem descobrir, interagir e deixar comentários. Permite organizar um ou múltiplos eventos fácil e rapidamente, e gerir os conteúdos onde quer que esteja. A sua solução é composta por três partes principais: Ground Control – a plataforma de gestão de conteúdos; Pilot – a aplicação móvel para os funcionários do evento; Rocket – a aplicação para os participantes, para obterem toda a informação e para interagirem com o evento.

  • Maior conquista: A típica história de uma start-up de sucesso começa com uma ideia que se transforma num protótipo. Angel investors acreditam, investem. Seguem-se várias rondas de investimento, até ao dia em que a start-up é vendida ou se transforma num negócio rentável. Nós somos um caso um pouco diferente. Começamos com um protótipo, certo? Uma app para um evento em Lisboa, o “Silicon Valley comes to Lisbon”. Mas começamos desde o primeiro dia por ser um negócio, sobrevivemos e expandimos com o dinheiro que fomos fazendo e nunca recebemos angel investment e capital de risco. E isto é uma conquista, porque cada decisão que fazes, é muito mais arriscada quando não tens milhões parados no banco para te salvar.
  • Maior perda: Penso que isto acontece com qualquer start-up. O que decides fazer, ou melhor, o que decides não fazer é crucial. Aconteceu muitas vezes gastarmos muito tempo desenvolvendo funcionalidades e processos que acabaram por ter muito pouco impacto.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: Até relativamente pouco tempo, éramos um produto de nicho dentro do mundo dos eventos e conferências. A nossa app era dirigida a empresas que corressem séries de eventos, não muito grandes. Somos hoje muito mais abrangentes, a app para os convidados está agora disponível em todas as plataformas e estamos a resolver muitos dos desafios presentes em eventos maiores e conferências. Os próximos 365 dias são um teste de  produto num mercado muito mais abrangente do que o nosso nicho passado.
  • Principais necessidades no momento: O Eventfuel não é um produto de consumidor. O nosso público são os organizadores de eventos e decision makers em unidades de negócio que correm eventos. Como tal, as nossas necessidades passam por encontrar os parceiros, connectors e evangelizers que nos ajudem a entrar em corporações e em mercados como Singapura ou São Paulo, dois enormes hubs de eventos e conferências.

 Follow Inspiration

Centraliza-se no desenvolvimento de tecnologias interativas na área de robótica e reconhecimento de imagens, focando-se especialmente na experiência do utilizador. O wiiGO é um carrinho de compras autónomo que se conduz sozinho. O setor-alvo é o de retalho (super e hipermercados) com um propósito claro: ajudar as pessoas com mobilidade reduzida a transportar as suas compras de forma fácil e cómoda, melhorando assim a experiência dos clientes na loja.

  • Maior conquista: a venda da primeira unidade do produto wiiGO é a materialização do sucesso do nosso trabalho e a certeza de que o mercado pede o wiiGO.
  • Maior perda: saída de colaboradores da empresa.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: temos vários objetivos, mas destacamos dois: reforçar a nossa presença no mercado nacional e potenciar a entrada gradual em países estratégicos.
  • Principais necessidades no momento: maior celeridade no processo de decisão de aquisição do produto. Os nossos principais clientes são os maiores grupos retalhistas, pelo que todo o processo é bastante moroso, causando-nos óbvias dificuldades.

GetSocial

Plataforma de análise de conteúdos que ajuda as editoras e os comerciantes a medir, promover e amplificar o seu melhor conteúdo. Desenvolveram um método único de seguir o tempo de vida dos conteúdos, desde da criação à amplificação.

  • Maior conquista: passar de 800 utilizadores para os 130 mil, em apenas 2 anos.
  • Maior perda: Ainda não tivemos nenhuma, mas podemos dizer que o maior desafio foi termos lançado um processo imediato de internacionalização sem uma base sólida de clientes em Portugal.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: triplicar as receitas.
  • Principais necessidades: ter acesso aos principais websites de notícias do mercado, para podermos apresentar o nosso produto.

 Graf.ly

Promete mudar a forma que as equipas editoriais escrevem e editam as publicações. Através da combinação de uma plataforma de escrita e edição com um sistema tradicional de gestão de conteúdos, a Graf.ly pretende oferecer a melhor experiência de criação de conteúdos para jornalistas e editoras na redação. O software “cloud” da Graf.ly irá ajudar as equipas editoriais profissionais, que irão verificar uma melhor eficiência na produção de conteúdos, uma vez que a tecnologia é de utilização muito mais simples e cómoda, que ajuda também a reduzir o nível de stress que existe nesta indústria.

  • Maior conquista: O reconhecimento do potencial do nosso projeto e poder testá-lo em ambiente real numa das mais conceituadas publicações nacionais, o jornal Público.
  • Maior perda: uma vez que ainda agora começámos, não temos perdas a relatar.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: lançar o produto (ainda estamos a desenvolver o MVP), testá-lo em ambiente real numa grande redação nacional e angariar novos grupos de media para testarem e passarem a usar o Graf.ly nas suas redações.
  • Principais necessidades no momento: Gostávamos de poder testar as funcionalidades do Graf.ly em mais redações, além do teste que estamos a fazer no Público, para confirmar que as necessidades que identificámos na redação do Público são as mesmas que qualquer redação de dimensão semelhante também sente.

 Graphenest

Start-up com uma tecnologia inovadora para a produção em larga escala de grafeno de alta qualidade e que contou com um investimento da Portugal Ventures. Pretende distribuir grafeno de baixo custo a nível global, de forma a democratizar os materiais relacionados com o grafeno e, em última instância, os nano materiais.

  • Maior conquista: a maior conquista da Graphenest até ao momento é ter conseguido o investimento da Portugal Ventures. Provavelmente, sem esta participação a Graphenest estaria ainda a lutar para deixar de ser um projeto comum. Para além deste acontecimento, foi também relevante a atribuição, por duas vezes, de um Selo de Excelência, que é uma distinção atribuída pela Comissão Europeia aos projetos, e às equipas que os compõem, que são reconhecidamente bons, mas cuja dotação orçamental não foi suficiente para os apoiar.
  • Maior perda: não há acontecimentos que se possam considerar e relatar como tendo sido perdas.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: o objetivo para os próximos 365 dias é a expansão mundial da marca Graphenest, comercializando produtos já existentes e desenvolvendo novos, por forma a conseguir atrair novos clientes e investidores e continuar a satisfazer os atuais.
  • Principais necessidades no momento: as principais necessidades, no momento, são de RH e de investimento. Tratando-se de um laboratório de nanotecnologia avançado, são sempre necessários os melhores recursos para obter os melhores resultados/produtos.

 HeartGenetics

Dedica-se ao desenvolvimento de software novo, certificado e inovador, que torna os dados genéticos acionáveis e integrados com o conhecimento dos médicos. Simultaneamente com o sistema HEARTDECODE®, a equipa da HeartGenetics também desenvolveu um conjunto novo de kits de testes genéticos acessíveis e certificados CE-IVD para doenças cardiovasculares que podem ser receitados por médicos de várias especialidades, tais como: Obstetrícia, Cardiologia, Cardio-Oncologia, Oncologia, Nutrigenética e Farmacogenética.

Ao juntar a biotecnologia, informática e conhecimento sobre genética de última geração, formaram uma empresa tecnológica da indústria 4.0 que tem o poder de criar soluções integradas únicas que permitem aos laboratórios realizar testes genéticos certificados, utilizando um processo simples e reduzindo recursos. A HeartGenetics está a tornar os testes genéticos mais simples.

  • Maior conquista: para uma start-up portuguesa a desenvolver atividade nas áreas da biotecnologia e da informática, são várias as conquistas que justificam termos atingido o nível de notoriedade internacional que hoje já temos. Durante os nossos três anos de existência e com investimento nacional importante, mas modesto quando comparado com outras start-ups internacionais da área, a HeartGenetics foi capaz de colocar no mercado internacional novos dispositivos médicos, certificados CE-IVD para diagnóstico, na área da genética e da informática. Com o desenvolvimento do conceito “geneticista digital”, a empresa desenvolveu uma solução única que combina um teste genético, como, por exemplo, o teste proprietário DNArterial® Kit para a hipertensão arterial, com o sistema computacional HEARTDECODE®. Esta solução, premiada internacionalmente em 2015 e 2016, permite a qualquer laboratório realizar testes genéticos de elevada precisão e muito acessíveis em termos de custo, tendo como resultado um relatório com informação que vai ao encontro das necessidades dos médicos na prática clínica.
  • Maior perda: a maior perda foi o tempo despendido em Portugal a tentar estabelecer parcerias sólidas com inúmeras entidades na área da saúde.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: o grande objetivo do próximo ano está associado à implementação de um plano de internacionalização que vai levar a empresa a desenvolver atividade nos mercados da Alemanha e Inglaterra. Para além da forte aposta na sua internacionalização, a HeartGenetics está também a desenvolver novos produtos em novas áreas da genética, complementares à área cardiovascular.
  • Principais necessidades no momento: presentemente a HeartGenetics está a iniciar uma ronda de levantamento de capital de série A, no valor de 3,5 milhões de euros, que vai permitir à empresa crescer e acelerar o seu processo de internacionalização, para além das fronteiras da Europa. Procuramos um investidor internacional com fortes ligações à área da saúde.

 Helpier

É uma inovação disruptiva para acelerar a experiência na formação, ao permitir às empresas criar guias passo-a-passo e dicas úteis em três passos, sem necessitar de código ou de ter conhecimento em programação. É uma ferramenta de suporte online que permite criar tutoriais e tooltips interativos passo-a-passo.

  • Maior conquista: este ano as nossas maiores conquistas foram a distinção em três grandes programas: a seleção para o programa inRes 2016 nos Estados Unidos, promovido pelo Carnegie Mellon Portugal, a seleção para uma Road Trip nos USA, organizada pela Startup Braga e a seleção para o Web Summit 2016 em Lisboa.
  • Maior perda: A nossa maior perda é, por outro lado, uma grande vantagem – o contacto prematuro com grandes empresas. Infelizmente, ainda não conseguimos dar resposta a todas as suas necessidades.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: o objetivo consiste em promover a nova versão do produto, como uma ferramenta inovadora na resolução dos principais problemas presentes na área de customer service.
  • Principais necessidades no momento: as principais necessidades passam por arrecadar mais clientes, aproveitar as formações nos EUA, para perceber e trabalhar mais o mercado internacional.

 Heptasense

Desenvolvem software inovador e escalável de reconhecimento de gestos para dispositivos “usáveis”, comandos e dispositivos móveis, para ajudar as empresas a avançarem. O seu software é a primeira plataforma integrada para o reconhecimento de gestos, com uma abordagem inovadora.

  • Maior conquista: sermos contactados pelas maiores empresas do Mundo, que mostraram interesse em usar a nossa tecnologia nos seus produtos.
  • Maior perda: tempo que poderíamos passar com a família e amigos.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: colocar a tecnologia Heptasense em mais de 100.000 dispositivos em todo o Mundo.
  • Principais necessidades no momento: investimento para aumentar a equipa e responder mais prontamente às necessidades dos clientes.

 Hole19

Uma solução completa para o golfista moderno que o acompanha antes (procura do campo e reserva do mesmo), durante (GPS no campo) e depois da partida (estatísticas e ligação às redes sociais).

  • Maior conquista: termos atingido um crescimento global muito significativo, com uma pequena equipa a trabalhar em Portugal. A Hole19 conta, neste momento, com uma comunidade de 1 milhão de golfistas e regista já mais de 5 milhões de voltas de golfe jogadas com a nossa aplicação em apenas 2 anos e meio!
  • Maior perda: antes de lançarmos a nossa versão atual do negócio, perdemos dois anos a tentar angariar capital cá em Portugal, em vez de nos focarmos no produto. Felizmente, parece que as coisas têm vindo a melhorar bastante desde então, com um governo atual muito focado na causa das startups.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: no próximo ano, queremos atingir muitas coisas, mas o destaque vai para o lançamento do nosso serviço que permite a qualquer golfista marcar uma volta de golfe através da aplicação. Pretendemos também tornar a empresa lucrativa dentro dos próximos 12 meses, acreditamos estar no bom caminho!
  • Principais necessidades no momento: como consequência do nosso crescimento, começamos a sentir a necessidade de contratar talento de topo que possa trazer experiência e ajudar a nossa equipa a dar o salto para o próximo nível. Infelizmente, o quadro fiscal para contratar trabalhadores altamente especializados não é muito favorável, o que faz com que seja muito difícil competir com outros países, quando falamos de trazer talento de classe mundial para Portugal.

 HydrUstent

Empresa de dispositivos médicos que fornece um stent (cateter) urológico biodegradável. A grande vantagem do produto é oferecer ao mercado um cateter biodegradável, capaz de prevenir o desenvolvimento de infeções e incrustações e ultrapassar os problemas associados.

  • Maior conquista: ter apresentado o nosso produto às três maiores empresas que dominam este mercado e ter captado a sua atenção, nomeadamente Boton Scientific, Cook Medical e Bard.
  • Maior perda: primeira patente portuguesa que caiu, mas, neste momento, temos duas patentes europeias submetidas.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: validar clinicamente o nosso produto in vivo, no modelo animal, apresentar o dossier pré-clínico às autoridades regulamentares.
  • Principais necessidades no momento: investimento de 300 mil euros que nos permita atingir os objetivos para os próximos 365 dias.

 iClio

Tem sido impulsionada por uma profunda vontade de democratizar o acesso à tecnologia, ao combiná-la com conteúdo de excelência. A iClio possui a JiTT.travel Publisher, um conjunto de soluções que contribuem para o desenvolvimento turístico associado ao património cultural e natural do país, ao disponibilizar uma ferramenta que pode apoiar o desenvolvimento de produtos inovadores e serviços de turismo, a nível mundial, nacional ou regional.

  • Maior conquista: a JiTT.travel ter sido considerada pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (UNWTO) como uma das melhores tecnologias móveis destinadas a valorizar as experiências de turismo.
  • Maior perda: parceria falhada com distribuidor no mercado chinês.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: finalizar contratos de rebranding e reposicionamento digital a nível global de quatro países sul-americanos.
  • Principais necessidades do momento: capacidade financeira para recrutamento de profissionais ligados à área turística.

IndieCampers

Pretende consolidar uma forma alternativa para viajar de caravana e divulgá-la por toda a Europa nos próximos 3 a 4 anos. Viajar de caravana dá aos utilizadores uma flexibilidade, independência e liberdade de movimento e, ao mesmo tempo, defende o retorno a uma experiência mais autêntica e genuína.

  • Maior conquista: A fantástica equipa que fomos capazes de reunir. Uma estrutura pequena para as necessidades atuais da organização, mas onde a entreajuda consegue suprimir todos os problemas que vão surgindo no dia a dia.
  • Maior perda: infelizmente, a vida pessoal. Acabamos por ficar muito conectados com a ideia de negócio, que entendemos quase como um filho. Em alturas de maior trabalho, é dificil separar a vida pessoal da vida profissional. No entanto, motiva-nos saber que trabalhámos para que um dia essas realidades possam ser distintas e melhoradas.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: expansão Internacional. Planeamos, dentro de 365, estar presentes e ter uma marca consolidada em França e Itália, oferecendo uma ainda maior liberdade de movimento aos nossos clientes.
  • Principais necessidades no momento: recursos humanos motivados e apaixonados pelo projeto. Com o rápido crescimento que se avizinha, estamos a contratar talentos para embarcarem nesta aventura connosco.

 Infraspeak

Plataforma com múltiplas interfaces para aumentar o controlo e produtividade, e reduzir a burocracia, os riscos e gastos com a gestão das instalações.

  • Maior conquista: a confiança dos nossos clientes, colaboradores e investidores.
  • Maior perda: a falta de tempo para estar mais próximos de familiares e amigos.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: ser um fator decisivo para o sucesso de cada vez mais clientes em Portugal e continuar a expandir as nossas operações para o Brasil e os Estados Unidos.
  • Principais necessidades no momento: pessoas talentosas que nos ajudem a continuar a crescer.

 Kinematix

Empresa tecnológica situada em Portugal que passou os últimos oito anos a desenvolver dispositivos para recolher informações úteis, sobre o movimento do corpo humano durante as atividades quotidianas e de desporto, para ajudar os seus clientes a melhorarem a sua biomecânica.

Em fevereiro de 2015, passaram dos dispositivos médicos para os dispositivos “usáveis”, um mercado mais dinâmico, com grande apetite para uma nova geração de produtos mais poderosos e relevantes. Criaram o TUNE dirigido a todas os corredores, extraindo informação única e relevante a partir do comportamento dos seus pés em contacto com o chão, para melhorar a sua técnica e condição física, os alicerces de uma boa corrida.

  • Maior conquista: reunir uma equipa competente a partir de Portugal, e capaz de desenvolver, produzir e vender wearables, dos mais poderosos que há no Mundo.
  • Maior perda: não ter começado a desenvolver wearables mais cedo.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: consolidar o Kinematix TUNE, como o melhor wearable do mundo direcionado a todos os que usam a corrida como atividade física principal.
  • Principais necessidades no momento: mais dinheiro e mais parcerias estratégicas para implementar a visão de longo prazo da Kinematix. Ser a empresa de referência na extração e exploração do conhecimento gerado pelo movimento do corpo humano.

Knok Health

Oferece consultas pessoais ao domicílio mediante pedido e cuidados de saúde de alta qualidade, personalizáveis e acessíveis, prestados por médicos de medicina geral, pediatras e psiquiatras, tendo em vista não só melhorar a satisfação dos doentes, mas também a qualidade dos resultados.

  • Maior conquista: Crescemos, em média, 14% à semana; 100% das consultas avaliadas com 5 estrelas (em 5 possíveis); Vamos levantar o nosso seed round com uma Venture Capital inglesa.
  • Maior perda: nenhuma relevante. Temos executado o nosso plano muito em linha com a nossa estratégia inicial e os nossos objetivos.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: lançar o serviço em vários mercados internacionais
  • Principais necessidades no momento: apresentações a seguradoras de saúde (os principais pagadores na saúde mundial), em todos os países onde a knok possa fazer sentido.

 Landing.Jobs

Plataforma de recrutamento, na área tecnológica, dedicada a juntar os melhores profissionais da área às ofertas de trabalho selecionadas das melhores entidades empregadoras.

  • Maior conquista: uma das nossas maiores conquistas, para além do financiamento que recebemos e da equipa com quem temos o orgulho de trabalhar, foi, sem dúvida, o Landing.festival 2016. Conseguimos reunir mais de 1200 pessoas na Marina de Lisboa, para palestras, passeios de barcos, entrevistas e possibilidade de networking com 60 empresas.
  • Maior perda: felizmente não podemos considerar que tivemos grandes perdas. No entanto, gostaríamos de participar em mais eventos como a Web Summit e mostrar o nosso potencial.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: neste momento, estamos a concentrar-nos em expandir a nossa plataforma para o mercado alemão. Queremos, também, tornar-nos numa fonte de informação para todos os nossos users e comunidade, em termos de career advice e career building. O nosso objetivo não é apenas ajudar a encontrar o próximo trabalho, mas criar uma carreira.
  • Principais necessidades no momento: neste momento, a nossa maior necessidade é preparar tudo para o Web Summit e garantir que conseguimos tirar o maior partido de tudo o que o evento tem para nos oferecer. Temos bastante noção da importância e do impacto que conferências como esta têm na indústria em Portugal e queremos mostrar o que somos e o que conseguimos dar.

Lapa Studio

É uma start-up de Software & Hardware sediada em Portugal que está a transformar a forma como as pessoas procuram e protegem todas as coisas, sem as quais não conseguem viver. Com a Lapa App, os utilizadores podem ver a que distância está o objeto perdido, podem fazer com que a Lapa emita um som e se ilumine para que os objetos sejam encontrados facilmente, e podem receber um alerta cada vez que ficam separados das suas coisas.

  • Maior conquista: venda de dezenas de milhares de unidades do nosso produto para mais de 70 países.
  • Maior perda: abdicar de vida pessoal para dedicação à empresa.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: lançamento de novo produto e extensão da nossa rede de distribuição a novos mercados europeus e ao mercado americano; extensão da nossa solução tecnológica a aplicações B2B de localização e gestão de equipamentos.
  • Principais necessidades no momento: necessidade de capital para expandir a equipa de vendas para soluções B2B e implantação da empresa em mercados internacionais na Europa Central e Estados Unidos.

Lifetag

Constituída em 19 de janeiro de 2016, é uma start-up de base tecnológica, focada em Investigação e desenvolvimento de tecnologias não-invasivas, para a avaliação do metabolismo, e melhorar o diagnóstico de doenças metabólicas crónicas. Os seus principais objetivos incluem a diabetes Tipo 2 e esteatose hepática não alcoólica – patologias que está previsto chegarem em breve a proporções epidémicas em várias partes do mundo.

  • Maior conquista: mostrar que criamos valor e traduzimos uma ideia da bancada para a vida real.
  • Maior perda: tempo em burocracia exigida.
  • Objectivo para os próximos 365 dias: cumprir o roadmap estabelecido, nomeadamente com o registo de patente, desenvolvimento de ensaios clínicos e segunda ronda de investimento.
  • Principais necessidades no momento: investimento, parceiros com know-how para business development e parceiros com know-how para desenvolvimento clínico.

LusoVU

Spin-off da Lusospace (uma empresa que desenvolve e fabrica hardware aeroespacial desde 2002). A missão da LusoVU é desenvolver e explorar aplicações de realidade aumentada, nomeadamente a venda de óculos inteligentes. Comercializam óculos inteligentes para aplicações de realidade aumentada.

  • Maior conquista: os óculos de realidade aumentada mais elegantes e com maior campo de visão!
  • Maior perda: as dificuldades em desenvolver o nosso primeiro produto EyeSpeak.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: angariar 20 milhões de dólares, para desenvolver os melhores óculos de realidade aumentada do mundo.
  • Principais necessidades no momento: aumentar o número de investidores que conheçam o nosso projeto.

  Magnifinance

É uma plataforma online que apoia o processo de gestão de tesouraria no todo e faz com que o processo seja mais facilitado e simples para os gestores. A MagniFinance sincroniza automaticamente todos os movimentos da conta bancária de praticamente qualquer banco no mundo, faz o OCR de despesas e faturas de fornecedores, emite faturas, reconcilia movimentos com os respetivos documentos e, com base nesta informação, faz previsões de tesouraria para os gestores.

  • Maior conquista: já contamos com quase 800 clientes. No entanto, houve um cliente cuja conversão foi especialmente importante. Termos conseguido que a empresa de grande sucesso global, Uber, se tenha convertido em cliente MagniFinance foi uma grande conquista para nós. É uma empresa de base americana com uma enorme exigência, em termos da robustez das soluções, que, de entre todas as soluções que tinha à sua disposição, escolheu a MagniFinance.
  • Maior perda: tentámos explorar o marketing digital sem contratar um especialista na área, aprendendo os conceitos dentro da nossa equipa. Esta estratégia provou ser um erro, uma vez que investimos vários milhares de euros e obtivemos uma baixa conversão.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: o nosso principal objetivo é alcançar os 100 clientes em Espanha e começar clientes piloto em Itália.
  • Principais necessidades no momento: para a fase de crescimento que temos à nossa frente, a principal necessidade é estarmos adequadamente financiados. Procuramos levantar uma ronda de investimento, para crescer a equipa e os esforços de marketing.

 Magnomics

Empresa de tecnologia médica dedicada a desenvolver uma nova geração de testes de diagnóstico molecular portáteis e rápidos, com aplicação nas áreas da saúde humana, veterinária e na indústria alimentar. Cartuchos descartáveis, acessíveis, serão produzidos em grande escala e expedidos através de distribuidores globais.

  • Maior conquista: construir uma empresa reconhecida internacionalmente, a partir de um conceito tecnológico académico, em apenas dois anos.
  • Maior perda: nada é perdido quando aprendido.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: garantir o financiamento da empresa a longo prazo e apresentar um protótipo fechado do nosso produto.
  • Principais necessidades no momento: tempo e dinheiro.

MICE

Especialista na produção de pequenas e médias séries de peças em plástico e materiais compósitos, a MICE desenvolveu a tecnologia de moldagem por injeção reativa (RIM) que permite às empresas produzirem peças em plástico a um custo muito mais baixo, ao reduzir o custo dos moldes e os tempos de configuração. Ao produzir séries pequenas e médias, o custo do molde tem impacto no valor unitário da peça fabricada. Assim, ao reduzir o custo do molde, aumenta-se a competitividade no mercado dos Moldes MICE.

  • Maior conquista: investimento pela Portugal Ventures.
  • Maior perda: dificuldade em financiar o CAPEX necessário.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: aumentar a capacidade produtiva e explorar novos mercados.
  • Principais necessidades no momento: segunda ronda de investimento, para conseguirmos dar resposta às solicitações.

 MitoDIETS

É uma empresa de I&D cujo objetivo é conceber, desenvolver e validar antioxidantes naturais reforçados. Descobriram uma forma eficaz de direcionar os antioxidantes para a mitocôndria e têm evidências em como exercem uma ação local de proteção.

A MitoDIETS tem capacidade para produzir princípios ativos para produtos cosméticos anti envelhecimento ou suplementos para animais de estimação seniores. Também preveem que os antioxidantes MitoDIETS venham a ser incorporados nos nutracêuticos, para diminuir os efeitos que o envelhecimento tem no corpo humano. Além disso, podem ser utilizados como princípio ativo no tratamento de doenças metabólicas e de um estilo de vida sedentário.

  • Maior conquista: ter completado o programa COHiTEC e termos sido escolhidos como uma das 67 startups para representar Portugal no Web Summit. O Programa COHiTEC deu-nos as ferramentas necessárias para consolidarmos as ideias que tínhamos para a MitoDIETS num pacote coerente, organizado e atrativo. Foram 4 meses de desafio que nos obrigaram a pensar seriamente no que eram os nossos objetivos e o rumo que devíamos tomar como uma start-up. Os frutos desse trabalho tornaram-se evidentes quando fomos selecionados no Road 2 Web Summit como uma das 67 startups escolhidas para representar Portugal no Web Summit.
  • Maior perda: a MitoDIETS encontra-se numa fase inicial, pelo que não podemos neste momento falar de perdas propriamente ditas. Até ao momento temos conseguido tudo a que nos propusemos.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: atrair investidores para completar o nosso seed round de investimento, concretizar o primeiro milestone do nosso roadmap, completar favoravelmente os testes de segurança obrigatórios para utilização dos nossos compostos e iniciar a fase seguinte de captação de investimento.
  • Principais necessidades no momento: investidores interessados em participar no nosso seed round de investimento.

 Mobiag

Fornecedor de soluções ponta-a-ponta SaaS para a indústria de mobilidade partilhada. Fornecem aos seus clientes – empresas de partilha automóvel, empresas de aluguer de automóveis, gestores de frota – soluções de gestão e ligam os seus veículos à rede global, criando assim um banco de carros disponíveis. Estes automóveis são depois utilizados pelos consumidores finais geridos pelos parceiros da Mobiag, que poderão ser os mesmos acima identificados ou outras entidades que, tradicionalmente, não entrariam no mercado de mobilidade, tal como empresas de serviços, telecomunicações, retalhistas, bancos, etc., mas que podem agora oferecer um novo serviço aos clientes, no seu portefólio empresarial e particular. Oferecem aos seus clientes o software necessário (back e front-end, incluindo móvel), hardware e a infraestrutura de rede, para poderem ligar as suas operações – frota, cliente.

  • Maior conquista: ter angariado clientes em 14 países, em 18 meses.
  • Maior perda: saída abrupta de um elemento-chave da equipa.
  • Objetivo para os próximos 365 dias:levantar uma ronda de financiamento (Série A).
  • Principais necessidades no momento: recrutamento dos melhores profissionais para expandir a equipa.

 Noxidity

Orientada para a previsão de corrosão de infraestruturas e máquinas industriais e comerciais, através do uso de sensores inteligentes de corrosão, desenvolvidos pela sua equipa. Estes sensores inteligentes utilizam a tecnologia da Internet das Coisas (IoT) e são dispostos numa rede malhada, para fornecer a automatizada estimativa precisa, em tempo real, da corrosão de toda a instalação ou de um ativo, através da utilização de sondas de corrosão dedicadas. A informação é acumulada e analisada, através de um conjunto de algoritmos, a ser integrado com um painel web ou consolidado num sistema de supervisão e aquisição de dados (SCADA) da fábrica.

  • Maior conquista: criar uma equipa extraordinária cheia de talento, experiência e amizade.
  • Maior perda: perder pessoas incríveis na equipa, devido a diferentes objetivos de vida. Tivemos algumas mudanças na equipa desde que começamos. Continuamos a sentir a falta do Nuno Mocho, Celina Gonçalves e Filipe Nobre todos os dias.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: completar a validação do produto e concluir os testes de laboratório.
  • Principais necessidades no momento: encontrar financiamento e o parceiro ideal de R&D. Até ao momento, temo-nos autofinanciado, mas está a chegar a altura de precisarmos de investimento. Estamos também à procura de um parceiro corporativo com experiência em R&D, que goste de desenvolver o produto juntamente connosco.

 PeekMed

Trabalha na criação de soluções tecnológicas poderosas e inovadores e, por outro, de ferramentas que são simples e fáceis de usar, por forma a melhor ajudar os profissionais de saúde. A PeekMed pretende criar produtos globais, que sejam acessíveis, utilizados e recomendados por médicos a nível mundial. O primeiro produto da PeekMed é um software de planeamento 3D para cirurgiões ortopédicos.

  • Maior conquista: ter sobrevivido ao primeiro ano como start-up (sendo que uma grande parte morre nesta fase) e ter atingido as primeiras vendas.
  • Maior perda: termos sido rejeitados na primeira candidatura a um programa de aceleração nos EUA.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: fazer crescer as vendas, aumentar a equipa e lançar uma versão do nosso software dentro do bloco cirúrgico.
  • Principais necessidades no momento: estabelecer parcerias com os fabricantes presentes no mercado dos dispositivos médicos para a Ortopedia.

 Pet Universal

Fornece um conjunto de soluções “cloud” pioneiras que permitem às clínicas veterinárias poupar tempo e dinheiro e promover a disciplina clínica, através da sua integração com vários sistemas de terceiros. Reinventaram os sistemas de fluxo de trabalho e criaram uma solução bastante genérica e funcional, numa nova abordagem a sistemas tradicionais. É um produto de referência para a gestão hospitalar.

  • Maior conquista: é difícil eleger a maior conquista, entre a criação de uma grande equipa, o primeiro parceiro ou o maior hospital do país como cliente. Mas elegeria a satisfação que é para nós poder criar o nosso sonho sobre a forma de uma empresa.
  • Maior perda: no percurso de uma start-up surgem muitos erros, asneiras e contratempos. A maior perda terá sido o primeiro cliente não convertido e a amargura que nos deixou.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: o ano de 2017 será o nosso primeiro ano completo de atividade. Por isso, apostamos na consolidação nacional e no início do processo de internacionalização.
  • Principais necessidades no momento: após ter finalizado o produto e colocá-lo no mercado, estamos agora concentrados no crescimento e focados na angariação de clientes, e na procura de financiamento.

PETsys Eletronics

Participou com sucesso no desenvolvimento de uma tecnologia de nova geração (patenteada) para Tomografia de Emissão de Positrões (PET) para a deteção precoce de cancro. A PETsys produz um Circuito Integrado de Aplicação Específica (ASIC), bem como software, firmware e uma gama completa de eletrónica PET (desde a deteção de fótons à reconstrução de tumores em imagens 3D), utilizados na avaliação clínica.

  • Maior conquista: desenvolvimento de um produto inovador e competitivo no mercado mundial, em diálogo com potenciais clientes.
  • Maior perda: o anúncio de um novo componente que veio substituir outro que usávamos, o que significou termos de refazer o nosso produto, embora mais rapidamente, dada a acumulação de experiência passada.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: ver o nosso produto adotado pela indústria e lançado no mercado mundial, o que significará vendas em volume.
  • Principais necessidades no momento: financiamento complementar. Embora já tenhamos vendas, estas ainda não garantem a auto-sustentação da empresa.

Probe.ly

O Probe.ly automatiza a procura de problemas de segurança em aplicações web, e permite a gestão eficiente das vulnerabilidades encontradas através de um interface web intuitivo e elegante. Para cada vulnerabilidade encontrada, é disponibilizada ajuda detalhada para a respetiva correção.

  • Maior Conquista: ainda somos muito novos como empresa para termos grandes conquistas, mas, se considerarmos que estamos a ser incubados e financiados pela Bright Pixel, que fomos selecionados para o Lisbon Challenge e que somos uma das 67 start-ups escolhidas para representar Portugal na Web Summit, podemos concluir que todas foram grandes conquistas, o que é certamente motivo de orgulho para nós.
  • Maior Perda: por sermos uma empresa muito recente, ainda não passamos por nenhuma perda.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: não querendo falar de números, os nossos maiores objetivos são acabar o MVP, lançar o produto no mercado e ter uma boa tração.
  • Principais necessidades no momento:tendo em conta as nossas conquistas, a única coisa de que realmente precisamos neste momento, é acabarmos o produto e lançá-lo no mercado.

Prodsmart

Start-up que promete transformar qualquer linha de produção numa fábrica digital. Em Portugal, o software está presente em fábricas que produzem para marcas como a Audi, Volkswagen, Mercedes, Louis Vuitton, Chanel ou Hermès.

Maior conquista: Prestar todos os dias o melhor serviço aos nossos clientes.
Objetivo para os próximos 365 dias: Crescer nos mercados internacionais onde estamos presente.
Principais necessidades no momento: Financiamento para aumentar a equipa e escalar nos mercados onde estamos presentes.

Science4You

Dedica-se ao desenvolvimento, produção e comercialização de brinquedos científicos e educativos. Os seus serviços também incluem cursos de formação para a Animação Científica, Campos de Férias e Festas de Aniversário. A Science4You é perita no desenvolvimento de brinquedos científicos e educativos.

  • Maior conquista: termos conseguido chegar a 35 países.
  • Maior perda: não é tanto uma perda, mas sim algo que ainda não conseguimos atingir: cimentar a nossa presença nos EUA. Em 2017, um dos nossos objetivos passa por começar a delinear uma estratégia sólida para este país.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: continuar com um ritmo de crescimento acelerado, com os valores a rondar os 100% anuais a que nos temos habituado nos últimos anos.
  • Principais necessidades no momento: tempo para crescer. Felizmente, as vendas têm estado sempre a crescer e até superam as nossas expetativas, o que acaba por nos deixar pouco tempo para pensar nos próximos passos a dar para manter esse crescimento.

 Securibox

Financeira tecnológica situada em França e em Lisboa. Desenvolvem tecnologias cloud disruptivas de agregação de dados e documentos, organização e análise de dados, tudo integrado em soluções simples e funcionais, para que as instituições financeiras possam maximizar os seus serviços e aumentar as receitas. A Cloud Agents Securibox fornece uma interface de programação (API) que facilmente oferece funcionalidades de agregação de dados em aplicações, tipicamente apps de PFM (Project Famework Management).

  • Maior conquista: desde a criação da Securibox que o mercado prioritário e primário foi sempre o francês, os primeiros contactos e contratos foram fechados em França. Este fator levou a que uma das maiores conquistas da Securibox, até hoje, tenha sido vender as nossas soluções de recolha, agregação e análise de documentos aos principais bancos franceses, para os seus serviços de digital vault.
  • Maior perda: a equipa Securibox sofreu grandes alterações desde a sua fundação até hoje. Conta agora com um grupo de excelentes profissionais das mais diversas áreas e nacionalidades, coeso e em constante crescimento. Consideramos que o maior valor de uma empresa são as pessoas e, por isso, apontamos como nossa maior perda aqueles que não conseguimos manter na Securibox e que decidiram seguir outros desafios profissionais. Esta perda está diretamente relacionada com a falta de fundos que durante muito tempo nos privou de ser mais competitivos dentro do mercado das novas tecnologias, principalmente a nível internacional.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: o próximo ano será um dos mais importantes para a Securibox, em termos de crescimento e posicionamento no mercado em que estamos inseridos (Fintech). Pretendemos lançar o nosso novo produto de gestão automática de faturas, Cube Business, em França, Reino Unido e Estados Unidos.
  • Principais necessidades no momento: a única forma de conseguirmos atingir todos os objetivos da melhor forma possível e com os melhores resultados é o apoio de uma equipa forte e coesa. Por esse mesmo motivo, uma das maiores necessidades atuais é a contratação de profissionais competentes, motivados e com o talento que procuramos.

Sensefinity

Ajuda a ligar os bens do utilizador à “cloud”, sem necessidade de ter conhecimentos de programação ou de hardware. Está a criar uma plataforma máquina-para-máquina na Nokia e percebeu, através do feedback dos clientes, que a plataforma de software não é útil por si só, uma vez que o maior desafio para manter o seu IoT empresarial é a integração com hardware e serviços de comunicação.

  • Maior conquista: ter recebido o 1º prémio no EIT Digital Idea Challenge.
  • Maior perda: um sensor “roubado” por um cão, durante um projeto numa quinta.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: iniciar a internacionalização.
  • Principais necessidades no momento: parceiros para iniciar a internacionalização.

TREAT U

Empresa de biotecnologia focada no desenvolvimento de terapias direcionadas para alvos por explorar, identificados nos subtipos de cancro que representam necessidades médicas não atendidas. O seu produto principal é uma nanopartícula proprietária, chamada PEGASEMP™, com maior especificidade para tumores que sobreexpressam nucleolina.

  • Maior conquista: tornar um projeto científico num projeto empresarial. A constituição oficial da empresa representou 80% de todas as conquistas!
  • Maior perda: até agora, tudo o que aconteceu de menos positivo trouxe benefícios à empresa. Não podemos esquecer as pedras que apanhamos. Nenhuma ficou para trás.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: iniciar os estudos para a entrada no homem do primeiro medicamento do pipeline da TREAT U.
  • Principais necessidades no momento: angariar investimento e parcerias, para iniciar os ensaios clínicos com o PEGASEMP.

 WiseCrop

O Sistema Operativo da Agricultura. Oferece um conjunto de ferramentas que permite aos agricultores tomarem as melhores decisões em todos os dias de cada época, de forma a poderem aumentar as suas receitas e reduzir os custos.

  • Maior conquista: atendendo ao cariz inovador da WiseCrop, a nossa maior conquista foi termos chegado onde chegamos com um conceito que começou por ser uma simples ideia. O facto de termos construído um produto que traz resultados palpáveis aos nossos utilizadores e o facto de sabermos que estamos ativamente a contribuir para uma agricultura – e um Mundo – mais sustentável, deixa-nos muito orgulhosos. Trabalhamos todos os dias para ser melhores do que no dia anterior, pelo que cada novo dia é também uma nova conquista.
  • Maior perda: não houve nada perdido, que não se tivesse transformado mais tarde numa vantagem ou numa oportunidade. Sentimos realmente que, quando uma porta se fecha, abre-se logo uma janela. Por cada oportunidade que nos escapa, outras são-nos apresentadas de imediato, com tanto ou mais potencial do que a primeira. O caminho sinuoso de uma start-up é cheio de obstáculos e desafios. Somos mais fortes de cada vez que nos levantamos, mas só nos podemos levantar se tivermos caído primeiro. É por isso que abraçamos cada dificuldade com tanto entusiasmo como abraçamos as vitórias alcançadas.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: para o próximo ano, o grande objetivo é sermos uma empresa reconhecida internacionalmente como sendo a referência para soluções agrícolas de apoio à decisão. Acreditamos que estamos no caminho certo para atingir esse objetivo e que, mais cedo ou mais tarde, o WiseCrop vai mudar o Mundo.
  • Principais necessidades no momento: neste momento, a principal necessidade da empresa é financiamento para marketing, de forma a robustecer a marca e conseguir uma rápida internacionalização.

 Xhockware

O enfoque principal da empresa é no desenvolvimento de soluções inovadoras para o retalho que reduzem custos operacionais e melhoram a experiência dos consumidores, recolhendo dados de compra úteis. A YouBeep é uma plataforma B2B2C concebida para poupar dinheiro, tempo e capturar dados de compra úteis. O sistema check-out móvel inovador é baseado num dispositivo modular compatível com todos os POS (pontos de venda) existentes e uma aplicação móvel grátis que permite a todos os compradores ler os produtos com um smartphone, enquanto estão a recolhê-los, e fazer o check-out de um carrinho cheio de compras em menos de um minuto.

  • Maior conquista: tal como a maioria das start-ups sem tração no mercado, o primeiro cliente é dos mais difíceis de convencer. Por isso, podemos considerar que a maior conquista até à data foi a conquista do primeiro cliente. Este primeiro cliente veio dar-nos a credibilidade e os resultados que precisávamos para construir o “case study YouBeep”, confirmar as nossas expetativas e conseguir gerar o interesse de outros retalhistas em Portugal e no estrangeiro. Por outro lado, também temos bastante orgulho em ter sido uma das três empresas portuguesas a conseguirem fundos europeus por via do programa SME Instrument fase 2, um programa com uma taxa de aprovação muito baixa, principalmente na área tecnológica.
  • Maior perda: uma vez que estamos no mercado há menos de 2 anos e que sabemos o moroso ciclo de venda da nossa indústria, a nossa filosofia é olhar para cada dificuldade, fracasso ou perda da forma mais positiva e construtiva possível. Por isso, não temos nenhuma perda que consideremos maior que as outras, pois todas elas foram necessárias para chegarmos onde chegamos.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: neste momento, o YouBeep está disponível para o público em seis lojas de três retalhistas nacionais (Lidl, Pingo Doce e Jumbo) e tudo indica que esse número irá aumentar durante o próximo ano. Por outro lado, ainda neste mês iremos estar presentes em três novas lojas de um novo retalhista. Em termos internacionais, estamos em negociações avançadas com retalhistas nos principais mercados europeus (França, Inglaterra e Alemanha) e nos Estados Unidos. Por isso, os nossos quatro grandes objetivos para os próximos 365 dias são: Consolidar o nosso produto e as ferramentas de marketing associadas; Conseguir os primeiros clientes internacionais; Replicar internacionalmente os resultados alcançados em Portugal; Conseguir rollout nacional com pelo menos dois dos nossos atuais clientes.
  • Principais necessidades no momento: reduzir o ciclo de venda, encontrar os parceiros certos para consolidar a nossa presença em novos mercado e gerir de forma eficiente e sustentável o crescimento internacional da empresa.

 Zaask

Plataforma online que ajuda os seus clientes a realizar os seus projetos pessoais, ao pô-los em contacto com os profissionais adequados, onde e sempre que precisarem deles. Ao mesmo tempo, ajuda as empresas e os profissionais a crescer, ao levar-lhes potenciais negócios novos todos os dias.

  • Maior conquista: o facto de termos encontrado um modelo de negócio sustentável e rentável, o que nos diferencia das outras start-ups. Já ajudámos profissionais com mais de 40 milhões de euros. O impacto que nós tivemos junto da comunidade das empresas prestadoras de serviços em Portugal e Espanha é uma das nossas maiores conquistas.
  • Maior perda: entrada em Espanha difícil, o que nos obrigou a desperdiçar recursos financeiros e ao nível da equipa.
  • Objetivos para os próximos 365 dias: tornar a Zaasq uma marca de referência na Península Ibérica para serviços locais.
  • Necessidades: falta-nos ir mais fundo no mercado espanhol e tornarmos-nos numa marca reconhecida.

 Zarph

Especialistas em gestão de dinheiro e sistemas de pagamento, as suas soluções otimizam e maximizam os processos que acrescentam inovação, competitividade, alto desempenho e valor para os seus clientes e parceiros. Produzem equipamento para depósitos em numerário e cheques bancários, serviços de plataforma web e vários sistemas de pagamento.

  • Maior conquista: destacar apenas uma conquista não é tarefa fácil, mas destaco a entrada no mercado da Europa de Leste. A nossa parceria com o ProCredit Bank já nos permitiu entrar em cinco mercados e estamos a equipar todas as agências do Banco na Bulgária. Também não posso deixar de referir a conquista que nos valeu todos esses negócios de excelência – a Equipa Zarph. Conseguimos reunir uma equipa de profissionais altamente qualificados, com grande espírito de missão em fazer mais e melhor pelo nosso cliente.
  • Maior perda: estando a Zarph numa fase de crescimento, não sentimos que tenhamos tido grandes perdas. Com a criatividade e saber tecnológico da Zarph, temos conseguido consolidar os mercados onde nos encontramos, sem “dar passo maior do que a perna”. Com esta forma de atuação, temos conseguido um crescimento consistente.
  • Objetivo para os próximos 365 dias: aumentar o número de clientes, nos 10 mercados internacionais onde estamos presentes, com o consequente aumento da faturação.
  • Principais necessidades no momento: neste momento, destacamos o crescimento das vendas. Para isso, temos apostado em fechar acordos com parceiros locais nos países onde estamos presentes.
BiotechZone
Comentários