Zoomguide vence 4.ª edição do Tourism Explorers

A start-up de Aveiro é a grande vencedora da edição de 2020 do Tourism Explorers, iniciativa lançada pelo Turismo de Portugal e pela Fábrica de Startups.

A Zoomguide consagrou-se a grande vencedora do Tourism Explorers 2020, uma iniciativa da responsabilidade do Turismo de Portugal  e da Fábrica de Startups, no seguimento do Programa FIT – Fostering Innovation in Tourism.

A start-up de Aveiro desenvolveu um motor de busca baseado em inteligência artificial, que, a partir de fotografias tiradas com o telemóvel, dá a conhecer as histórias por de trás dos objetos e espaços culturais, históricos e turísticos que se visitam.

Ao ser eleita a melhor start-up de Turismo, arrecadou um incentivo no valor de 10 mil euros. Afonso Cunha, fundador da Zoomguide, adiantou que o prémio vai permitir que, pelo menos, um dos membros da equipa consiga dedicar-se a full-time ao projeto, ajudar a suportar os custos relacionados com os servidores e outros serviços cloud e comprar equipamento informático para ajudar no desenvolvimento do produto.

O criador da Zoomguide frisou ainda que o Tourism Explorers os ajudou a “rever, melhorar e documentar o modelo de negócio” ao mesmo tempo que lhes permitiu conhecer outros empreendedores, melhorar significativamente o pitch, conhecer melhor o processo de investimento via capital de risco, por exemplo.

A par da Zoomguide, o Tourism Explorers premiou ainda a Drag Taste, com o prémio de Outstanding Performance, o que significa que vão poder contar com o apoio estratégico da Fábrica de Startups e do Turismo de Portugal, durante seis meses.

A Drag Taste ajuda quem está isolado em casa a reconectar-se com amigos, colegas e familiares, através de experiências interativas únicas e inesquecíveis, com Drag Queens como personagens principais.

A grande final nacional deste programa dedicado a start-ups na área do Turismo decorreu na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, numa emissão transmitida online, e contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

Na final estiveram as 12 melhores start-ups, de 12 cidades (Aveiro, Beja, Caldas da Rainha, Coimbra, Covilhã, Évora, Faro, Lisboa, Porto, São Miguel, Setúbal e Viseu).

Os jurados desta edição foram António Lucena de Faria (Fábrica de Startups), Cristina Salsinha (do Turismo de Portugal), Miguel Barbosa (Portugal Ventures) e Gonçalo Gomes (Turismo Centro de Portugal).

O Tourism Explorers, refira-se, é um programa organizado pela Fábrica de Startups, em parceria com o Turismo de Portugal, e que tem como objetivo promover o empreendedorismo em Portugal, através da criação e apoio ao desenvolvimento de novas start-ups relacionadas com o setor do turismo.

Finalistas:

  1. Foge Comigo por Portugal (Coimbra)
  2. To Guests (São Miguel)
  3. Natu(re) Generation (Beja)
  4. Let’s Go Baby (Setúbal)
  5. B-Learning Gastronomia Beirã (Viseu)
  6. Boser (Caldas da Rainha)
  7. TRASSI (Covilhã)
  8. Zoomguide (Aveiro)
  9. Flytrip (Faro)
  10. DragTaste (Lisboa)
  11. Box 2remember (Évora)
  12. Escape in Games (Porto)
Comentários

Artigos Relacionados