Zoomguide vence 4.ª edição do Tourism Explorers
A start-up de Aveiro é a grande vencedora da edição de 2020 do Tourism Explorers, iniciativa lançada pelo Turismo de Portugal e pela Fábrica de Startups.
A Zoomguide consagrou-se a grande vencedora do Tourism Explorers 2020, uma iniciativa da responsabilidade do Turismo de Portugal e da Fábrica de Startups, no seguimento do Programa FIT – Fostering Innovation in Tourism.
A start-up de Aveiro desenvolveu um motor de busca baseado em inteligência artificial, que, a partir de fotografias tiradas com o telemóvel, dá a conhecer as histórias por de trás dos objetos e espaços culturais, históricos e turísticos que se visitam.
Ao ser eleita a melhor start-up de Turismo, arrecadou um incentivo no valor de 10 mil euros. Afonso Cunha, fundador da Zoomguide, adiantou que o prémio vai permitir que, pelo menos, um dos membros da equipa consiga dedicar-se a full-time ao projeto, ajudar a suportar os custos relacionados com os servidores e outros serviços cloud e comprar equipamento informático para ajudar no desenvolvimento do produto.
O criador da Zoomguide frisou ainda que o Tourism Explorers os ajudou a “rever, melhorar e documentar o modelo de negócio” ao mesmo tempo que lhes permitiu conhecer outros empreendedores, melhorar significativamente o pitch, conhecer melhor o processo de investimento via capital de risco, por exemplo.
A par da Zoomguide, o Tourism Explorers premiou ainda a Drag Taste, com o prémio de Outstanding Performance, o que significa que vão poder contar com o apoio estratégico da Fábrica de Startups e do Turismo de Portugal, durante seis meses.
A Drag Taste ajuda quem está isolado em casa a reconectar-se com amigos, colegas e familiares, através de experiências interativas únicas e inesquecíveis, com Drag Queens como personagens principais.
A grande final nacional deste programa dedicado a start-ups na área do Turismo decorreu na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, numa emissão transmitida online, e contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.
Na final estiveram as 12 melhores start-ups, de 12 cidades (Aveiro, Beja, Caldas da Rainha, Coimbra, Covilhã, Évora, Faro, Lisboa, Porto, São Miguel, Setúbal e Viseu).
Os jurados desta edição foram António Lucena de Faria (Fábrica de Startups), Cristina Salsinha (do Turismo de Portugal), Miguel Barbosa (Portugal Ventures) e Gonçalo Gomes (Turismo Centro de Portugal).
O Tourism Explorers, refira-se, é um programa organizado pela Fábrica de Startups, em parceria com o Turismo de Portugal, e que tem como objetivo promover o empreendedorismo em Portugal, através da criação e apoio ao desenvolvimento de novas start-ups relacionadas com o setor do turismo.
Finalistas:
- Foge Comigo por Portugal (Coimbra)
- To Guests (São Miguel)
- Natu(re) Generation (Beja)
- Let’s Go Baby (Setúbal)
- B-Learning Gastronomia Beirã (Viseu)
- Boser (Caldas da Rainha)
- TRASSI (Covilhã)
- Zoomguide (Aveiro)
- Flytrip (Faro)
- DragTaste (Lisboa)
- Box 2remember (Évora)
- Escape in Games (Porto)