Estudo coloca Portugal no topo das preferências dos reformados estrangeiros
Portugal foi classificado como o melhor país para estrangeiros gozarem a reforma, de acordo com o relatório Moving to Spain. Custo de vida e cuidados de saúde são determinantes.
Fatores como o custo de vida, segurança, expetativa de vida, preços das casas, assistência médica ou acessibilidade de Visto, são alguns dos múltiplos fatores que fazem de Portugal um dos países europeus mais atrativos para os reformados estrangeiros viverem.
Curiosamente, esta classificação é da responsabilidade da empresa de relocalização Moving to Spain que fez uma compilação dos melhores países europeus para a reforma.
E é neste “ranking” que Portugal surge como um dos países europeus mais acessíveis devido ao seu baixo custo de vida. Em média, o custo de vida, excluindo o alojamento, é quase 29% menor do que nos EUA, segundo a SmartAsset .
Assim, segundo a Moving to Spain, os 10 melhores países da Europa para usufruir da reforma são Portugal, Espanha e Itália (ex-aequo), Grécia, Bulgária, França, Eslovénia, Croácia, Malta e Irlanda.
No caso de Espanha, o custo de vida, excluindo renda, é quase 34% inferior ao dos EUA. Mas o país oferece aos residentes acesso ao seu programa de saúde pública.
O relatório Moving to Spain explica ainda que a Itália tem uma percentagem mais elevada de pessoas com 65 anos, ou mais, do que qualquer outro país da Europa. O arrendamento no país é quase 55,3% mais baixo do que nos EUA e o custo de vida global, excluindo renda, é 14,7% mais baixo.