A parceria formalizada pelo WhatsApp e pela Startup México inclui um programa de formação on-line, que visa ensinar os empreendedores mexicanos a usar o WhatsApp Business nos seus negócios e a melhorarem o seu serviço de atendimento ao cliente.

Já pensou no que precisa de fazer para ter mais clientes, para aumentar as vendas e para expandir os seus negócios? Lisseth Mondragón, diretora da Assertive Woman, um programa de aconselhamento e orientação para empreendedores mexicanos, referiu que, durante algum tempo, teve que distribuir planfletos nas ruas para divulgar o seu negócio, mas não obteve bons resultados.

Agora, Mondragón conta com 300 clientes do México, Estados Unidos, Colômbia, Peru e Espanha, graças ao WhatsApp Business, uma ferramenta que foi lançada em janeiro de 2018 e que tem como objetivo ajudar as empresas a melhorar a comunicação que têm com o seu público-alvo.

Mondragón não é a única empresária mexicana que beneficiou desta aplicação. César Ortega, proprietário do Latidos Café, um estabelecimento localizado na Cidade do México, decidiu recorrer ao WhatsApp para entrar em contato com os seus clientes e conseguiu aumentar as suas vendas em até 25%. O empresário garante que no refeitório o telefone não toca, pois quase todos os seus pedidos são feitos pelo WhatsApp Business, noticia o Entrepreneur.

Segundo Pablo Bello, diretor de Políticas Públicas para Mensagens do Facebook na América Latina, “os consumidores querem um serviço rápido e personalizado, com respostas e atenção imediata. E, neste sentido, o WhatsApp Business ajuda os empreendedores a tornar isso possível, pois permite que a empresa responda imediatamente mesmo após o horário comercial e é um aliado para melhorar a comunicação e o atendimento ao cliente”.

Além disso, acrescenta Bello, “as pessoas que recorrem a esta aplição  vendem mais, alcançam mais pessoas e, portanto, aumentam a sua base de clientes”.

É por esse motivo que o WhatsApp e a Startup Mexico, um dos principais atores do ecossistema empresarial do México, formalizaram uma parceria que consiste em dar formação on-line aos diretores das PME através de um programa que visa explicar como funcionam o WhatsApp Business e de que forma podem promover os seus negócios.

O programa já está disponível para os membros da Startup Mexico em todo o país, bem como os materiais de formação que podem ser acedidos através do site da Startup Mexico.

Marcus Dantus, CEO da Startup Mexico e “skark” no programa Shark Tank, diz que “esta aliança fornecerá aos empreendedores conhecimento sobre as diferentes ferramentas digitais que podem ajudá-los a crescer exponencialmente. À medida que os clientes hoje recorrem mais ao WhatsApp para comunicar de maneira rápida e confiável, os empresários que procuram aprofundar relacionamentos e expandir os seus negócios também devem fazê-lo.”

Esse projeto pode impactar positivamente e impulsionar o crescimento das 4,1 milhões de PME que atualmente existem no México, que geram 52% do Produto Interno Bruto, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística e Geografia (INEGI do México.

Dados do uso do WhatsApp pelas empresas mexicanas:

  • 82% das PME que usam o WhatsApp consideram que as ajuda a comunicar com os seus clientes.
  • 65% das PME acreditam que a ferramenta as ajuda a expandir os seus negócios.
  • 1 em cada 3 PME que usam o WhatsApp diz que desenvolveram os seus negócios na plataforma.
  • 48% das PME que usam esta aplicação contrataram mais funcionários, graças ao crescimento impulsionado pelo WhatsApp.
  • 57% das PME que usam o WhatsApp dizem que as suas vendas aumentaram.
  • 56% das PMEs que usam a ferramenta acreditam que a plataforma lhes permite vender os seus produtos ou serviços em outras cidades, estados ou países.

Mais de cinco milhões de PME em todo o mundo já usam o WhatsAp para comunicar com os seus clientes e para vender mais.

 

Comentários