Web Summit mobilizou milhares de participantes nos dois primeiros dias e centenas de eventos

Pelos dois primeiros dias de Web Summit passaram milhares de participantes e realizaram-se centenas de eventos paralelos. Houve espaço para revelações e para surpresas como a visita de primeira-dama da Ucrânia à cimeira.
Hoje cumpre-se o terceiro dia de Web Summit, depois de dois dias ( 1 e 2 de novembro) que mobilizaram milhares de participantes e foram palco de algumas novidades. A começar pela revelação feita pelo ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva, de que o Governo vai disponibilizar 90 milhões de euros para apoiar três mil start-ups nos próximos quatro anos. Trata-se de um pacote financeiro com fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PPR), que visa apoiar, através de “vouchers digitais e verdes”, start-ups com modelos de negócio digitais amigos do ambiente. Paralelamente será lançado também um pacote com a finalidade de apoiar os “custos operacionais” das incubadoras de empresas.
Daniela Braga, fundadora da Defined.ai, também passou pelo Web Summit e falou do projeto Accelerat.ai que tem a ambição de colmatar o atraso que a Europa tem face aos EUA no que toca à inteligência artificial (IA) e ao mesmo tempo colocar a IA portuguesa no mapa mundial. O projeto Accelerat.ai, que começa efetivamente agora, representa um investimento de 34,5 milhões de euros, dos quais 75% são cofinanciados pelo governo português.
No plano empresarial, Changpeng Zhao, CEO da Binance, plataforma de compra e venda de criptoativos, revelou a intenção de abrir um escritório na capital portuguesa e que as conversões com o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, estão em curso.
Olena Zelenska, mulher do presidente da Ucrânia foi a personalidade surpresa do dia de abertura do Web Summit. Ontem subiu ao palco Rania Al Abdullah, rainha da Jordânia.
Hoje no palco principal do Web Summit vai falar-se de metaverso, NTF, cibercrimes, Web3, liderança e blockchain, entre muitos outros temas relacionados com inovação. Destaque para as presenças de José Ramos Horta, presidente da República de Timor Leste, e de Mykhailo Fedorov, do Governo da Ucrânia.
Nesta que é a sétima edição da Web Summit estão envolvidos 71.033 participantes, de 160 países, 2.630 start-ups e empresas, 1.120 investidores e 1.040 oradores. O evento deverá manter-se em Lisboa até 2028. A cimeira termina amanhã, sexta-feira.