Vai criar uma start-up fora das grandes cidades? Siga estas dicas

Instalar uma start-up fora dos denominados “grandes centros” urbanos como Lisboa ou Porto, e sem o apoio de um ecossistema adequado, pode ser uma dor de cabeça para quem se aventura no empreendedorismo.
Apesar dos eventuais benefícios financeiros de instalação poderem ser uma grande vantagem para quem está a montar uma start-up, optar por uma localização mais afastada dos grandes centros pode, no entanto, afastá-lo dos principais clientes. E afinal estes são as peças fundamentais para o negócio. Se for essa a sua opção, confira algumas sugestões para minimizar os “custos” de localização e conseguir ser bem-sucedido.
Use e abuse da internet
Pode ser uma excelente ferramenta para reduzir a distância física entre a empresa e os clientes e promover boas oportunidades de negócios ou de networking. Esteja atento a concursos e a eventos e aproveite para se promover e ter visibilidade.
Procure apoio das entidades locais
Mesmo que a start-up esteja instalada numa cidade pequena existem certamente entidades locais que lhe podem ser muito úteis e às quais pode solicitar apoio. Imagine que existe um polo empresarial, uma universidade… crie oportunidades de negócios e quem sabe consegue estabelecer parcerias.
Passe a mensagem
É provável que os conceitos de empreendedorismo e de start-ups não estejam tão disseminados numa cidade de interior como num centro urbano de maior dimensão.
Por isso, faz sentido que explique a sua proposta de inovação a quem o rodeia, aos seus pares, para atrair colaboradores, fornecedores e clientes na cidade e na região.
Um bom site
O site é o cartão-de-visita de qualquer empresa e, por isso, deve ser apelativo e com conteúdos informativos relevantes. Quando bem feito é uma excelente forma de divulgar a sua proposta inovadora e de apresentar os produtos e serviços que oferece ao mercado. Aproveite ferramentas como o Facebook, o YouTube ou o LinkedIn para mobilizar a comunidade empreendedora, criar network e aumentar as suas possibilidades de chegar a potenciais clientes.
Mantenha-se atualizado
O empreendedor precisa de manter-se atualizado relativamente ao que se passa na sua área de atuação. Mesmo estando instalado numa região do interior, faça cursos de formação online, por exemplo. Muitas vezes são gratuitos e apresentam-se igualmente como uma ótima oportunidade para estabelecer networking e trocar experiências com profissionais que trabalham na mesma área, e quem sabe com investidores, incubadoras ou aceleradoras.