Universidade de Columbia nomeia economista como primeira mulher presidente

Nemat Shafik será a vigésima presidente da Universidade de Columbia a partir do dia 1 de julho, substituindo Lee C. Bollinger, de 76 anos, que está no cargo desde 2002, informou a instituição de ensino norte-americana.

A Universidade de Columbia, em Nova Iorque, nomeou a ex-vice-presidente do Banco da Inglaterra e atual presidente da London School of Economics, Nemat “Minouche” Shafik, como sua presidente. É a primeira vez que uma mulher é nomeada para liderar a instituição de ensino norte-americana.

Shafik, economista cuja carreira está ligada às políticas públicas e à academia, será a vigésima presidente da Universidade de Columbia a partir do dia 1 de julho, noticia o The New York Times. A futura reitora assumirá a função em julho de 2023, substituindo Lee C. Bollinger, de 76 anos, que está no cargo desde 2002.

Shafik começou a sua carreira no Banco Mundial, tornando-se na vice-presidente mais jovem de todos os tempos, aos 36 anos. Mais tarde assumiu a função de vice-diretora administrativa do Fundo Monetário Internacional (FMI) e de alta funcionária do Departamento de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido.

A nomeação de Shafik surge depois de outras instituições de ensino também nomearem mulheres para chefiar as principais universidades, incluindo a Universidade de Harvard, que no mês passado nomeou Claudine Gay como a sua nova presidente. Gay tornou-se na primeira mulher negra a ocupar o cargo mais importante em Harvard.

Shafik nasceu em Alexandria, no Egito. Mudou-se para os Estados Unidos aos quatro anos devido à turbulência  económica e política do Egito na altura. Formou-se em Economia e Política na Universidade de Massachusetts-Amherst. Possui um Mestrado de Ciências em Economia pela London School of Economics and Political Science (LSE) e um Doutoramento em Filosofia Económica pela Universidade de Oxford.

Comentários

Artigos Relacionados