Union for the Mediterranean cria hub de apoio ao emprego e investimento

A UfM lançou um hub de emprego, comércio e investimento para apoiar iniciativas que fomentem o emprego na região. 11 milhões de euros é o orçamento previsto para o projeto.

Com um orçamento de 11 milhões de euros, o Centro de Emprego, Comércio e Investimento da UfM – Union for the Mediterranean promoverá oportunidades de emprego, contribuirá para a integração dos países do Sul do Mediterrâneo em cadeias de valor regionais para bens e serviços, bem como para a promoção do comércio e do investimento sustentáveis na região.

A iniciativa foi anunciada na 5.ª reunião ministerial da União para o Mediterrâneo (UfM), realizada em Marraquexe, durante a qual o Secretariado do ODM assinou uma Declaração Conjunta de Intenções com o Ministério Federal da Cooperação e Desenvolvimento Económico (BMZ) da Alemanha e o Ministério dos Negócios Estrangeiros, União Europeia e Cooperação de Espanha (MAEC), que aumentará significativamente o apoio de ambos os países à UfM e ao seu Secretariado.

A criação de um Hub UfM para o Emprego, Comércio e Investimento é uma das vertentes desse apoio. O projeto será gerido pelas agências alemãs e espanhola de Cooperação para o Desenvolvimento.

Apesar dos fortes laços e relações entre os países mediterrânicos, o desenvolvimento económico na região continua altamente fragmentado. Refira-se que, segundo os dados da UfM, um em cada três jovens do Sul do Mediterrâneo está desempregado, enquanto apenas uma em cada cinco mulheres nos países MENA (regiões do Médio Oriente e Norte da África) participa no mercado de trabalho.

Agora, o Hub para o Emprego, Comércio e Investimento, com os seus 11 milhões de euros, reforçará as plataformas de diálogo da UfM nos domínios do emprego e da integração económica regional, prestará assistência específica a cada Estado-membro da UfM e contribuirá para a promoção do comércio sul-sul e dos investimentos sustentáveis no Norte de África. Com este enfoque, a UfM criará mais edições regionais do “UfM Grant Scheme” para a promoção do emprego, com enfoque nos jovens e nas mulheres.

A primeira edição realizada no ano passado, com o objetivo de melhorar a situação de emprego da população mais vulnerável, financiou quatro projetos a nível regional que beneficiam 18 mil pessoas em sete Estados-membros da UfM, nomeadamente, Grécia, Itália, Jordânia, Líbano, Malta, Marrocos e Tunísia. Estes projetos abordaram os desafios laborais nos domínios do empreendedorismo, do empoderamento das mulheres, do turismo sustentável, bem como da educação e investigação, com um orçamento global de 1,13 milhões de euros.

A Union for the Mediterranean, recorde-se, é uma organização intergovernamental euro-mediterrânica que reúne os países da União Europeia e 15 países do Mediterrâneo Meridional e Oriental.

Comentários

Artigos Relacionados